2024

Políticas e Mercados Internacionais

Nome: Políticas e Mercados Internacionais
Cód.: ECN13502M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de “Políticas e Mercados Internacionais” tem como objetivo principal contribuir para um conhecimento aprofundado da organização, funcionamento e interligação das diferentes economias no contexto atual de intensa globalização. Pretende-se igualmente avaliar a importância da geografia nas relações económicas internacionais e compreender a existência de diferentes práticas em diferentes economias.
Esta unidade curricular pretende assegurar as seguintes principais competências: i) compreender a importância de estabelecer relações internacionais; ii) Conhecer os diferentes fatores que condicionam os mercados internacionais; iii) identificar as estratégias mais adequadas para os diferentes mercados e para as diferentes relações.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
- Natureza das relações económicas internacionais
- Evolução dos fluxos de bens, serviços e fatores produtivos
2. A importância das diferenças nacionais
- Diferenças dos sistemas económico, político e legal
- Diferenças no desenvolvimento Económico
- Diferenças na culturais, ética e na sustentabilidade
3. O ambiente global de comércio e investimento
- Origem da vantagem comparativa no comércio internacional
- Política pública e o comércio internacional
- Investimento direto estrangeiro
- Integração Económica Regional e o papel das instituições internacionais
4. A estratégia e a estrutura dos negócios internacionais
- Estratégia dos negócios internacionais
- Organização dos negócios internacionais
- Competitividade internacional e planificação estratégica
- Práticas de exportação e importação
- Produção Global e gestão das cadeias de valor
5. Políticas públicas para incentivar as exportações.
6. Instrumentos básicos para o desenvolvimento da exportação/importação.

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular são lecionadas de modo a garantir uma forte articulação entre os conhecimentos teóricos transmitidos e a demonstração da sua aplicabilidade em diferentes estudos de caso. Com este objetivo, é desenvolvido, ao longo da unidade curricular, pelos alunos, um trabalho prático que consiste num artigo científico. Neste artigo científico deverão ser aplicados os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos adquiridos na unidade curricular.
Avaliação:
a) Em Regime de Avaliação Contínua: Uma prova escrita com peso de 50% e um trabalho prático com peso de 50% na nota final da unidade curricular. O regime de avaliação contínua está organizado para que todo o processo de elaboração do trabalho prático a desenvolver pelos alunos e as demais aulas presenciais, bem como o ensino em formato e-learning, possibilite um processo contínuo de avaliação;
b) Em Regime de Exame: Uma prova escrita (Exame) com peso de 100% na nota final da unidade curricular.

Bibliografia

BALL, DONALD, J. GERINGER and M. MINOR, J. MCNETT (2015), “International Business: The Challenge of Global Competition “, McGraw-Hill, 13th Edition.
FONTANEL, J. (2007), “A Globalização em ‘Análise’: Geoeconomia e Estratégia dos Actores”, Instituto Piaget, Lisboa.
HILL, CHARLES and T. HULT (2019), “International Business: competing in the global marketplace”, McGraw-Hill, 12th Edition.
MARTINS, JOSÉ M. (2011), “Internacionalização e Globalização de Empresas”, Edições Silabo, Lisboa.
PORTER, MICHAEL (1990), “The Competitive Advantage of Nations”, Free Press.
SEYOUM, BELAY (2014), “Export-Import theory, Practices, and Procedures”, 3rd Edition, Routledge.
SWEO, ROBERT and S. PATE (2014), “International Business: A Practical Approach”, 2nd Edition CreateSpace Independent Publishing Platform.

Equipa Docente (2023/2024 )