2023

Instrumentos de Apoio à Decisão

Nome: Instrumentos de Apoio à Decisão
Cód.: ECN13500M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem como principais objetivos:

• (o1) a análise do processo de tomada de decisão perante as situações consideradas de maior interesse (prático), nomeadamente nas situações de certeza, risco e de incerteza;
• (o2) o fornecimento de técnicas ou metodologias particularmente adequadas no suporte à decisão perante políticas públicas e projetos.

Pretende-se que os mestrandos adquiram competências ao nível:

• (c1) da capacidade de tomada de decisão (ótima) em diversas situações;
• (c2) da utilização das técnicas/metodologias mais adequadas no apoio às decisões mais associadas aos projetos/políticas empresariais/públicas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução

2. Análise de Decisão

2.1. Situação de certeza
2.2. Situação de risco
2.3. Situação de incerteza

3. Metodologias de Apoio à Decisão

3.1. Análise custo-benefício
3.2. Análise multi-critérios

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se na exposição oral por parte do docente da matéria teórica estritamente necessária à sua aplicação a casos práticos (reais ou simulados), preferencialmente sugeridos pelos alunos, em que a aplicação de instrumento(s) de apoio à decisão seja ilustrada. Esta abordagem (de natureza instrumental) reflete-se na bibliografia utilizada ao longo da unidade curricular, a qual, sobretudo na que diz respeito às metodologias de apoio à decisão, é proposta por várias instituições (nacionais e internacionais) associadas às políticas públicas.
De acordo com os objectivos essenciais da unidade curricular, a avaliação da aquisição das competências, no regime de avaliação contínua, é feita com base na elaboração de um caso prático (real ou simulado) enquanto exemplo de aplicação de um (ou vários) instrumento(s) de apoio à decisão, valendo 100% da nota final. Em termos do regime de avaliação por exame, os alunos realizam um teste escrito valendo 100%.

Bibliografia

Dodgson, J.S.; Spackman, M.; Pearman, A.; Phillips, L.D. (2009). Multi-criteria analysis: a manual. London: Department for Communities and Local Government. https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/191506/Mult-crisis_analysis_a_manual.pdf; acedido em Abril 05, 2019.

European Commission (2014). Guide to Cost-Benefit Analysis of Investment Projects – Economic appraisal tool for Cohesion Policy 2014-2020. https://ec.europa.eu/regional_policy/sources/docgener/studies/pdf/cba_guide.pdf; acedido em Março 02, 2019.

European Commission (2017). Better Regulation Toolbox, (Capítulo VIII). https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/better-regulation-toolbox_2.pdf; acedido em Junho 12, 2019.

The Treasury, (2017). Guide to Cabinet’s Impact Analysis Requirements, Wellington: New Zealand Government. http://www.treasury.govt.nz/regulation/impact-analysis/cabinet-requirements-guide; acedido em Janeiro 26, 2019.

Equipa Docente