2024

Parcerias e Redes de Cooperação

Nome: Parcerias e Redes de Cooperação
Cód.: ECN13499M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O potencial da cooperação entre entidades privadas e/ou públicas é hoje reconhecido pelas empresas, pela academia e nas políticas públicas, sendo motivada por questões económicas, tecnológicas e/ou estratégica dos parceiros, e usada para promover a produção e disseminação do conhecimento e da inovação. Esta UC centra a análise na cooperação entre diferentes agentes económicos, públicos e privados, motivada pelo valor económico que potenciam aos parceiros, nomeadamente em termos competitivos, de crescimento ou de desenvolvimento.
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- Entender a diversidade das formas de cooperação entre agentes privados e/ou públicos;
- Identificar as vantagens das parcerias na implementação de projetos;
- Justificar a motivação e a relevância das políticas públicas de apoio à cooperação, nomeadamente nas áreas da ciência, tecnologia e inovação;
- Identificar os riscos e exigências associados a projetos em parceria.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
2. Economia, mercados e cooperação
3. Políticas públicas e cooperação
4. Cooperação empresarial
5. Cooperação universidade-empresa e parcerias de investigação
6. Parcerias público-privadas

Métodos de Ensino

As sessões presenciais são teórico-práticas pois combinam a exposição teórica dos temas com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem a discussão de casos práticos e a realização e apresentação de um trabalho de grupo no final do semestre. O método de ensino e aprendizagem inclui:
- exposição teórica em sala de aula com projeção de slides em Power Point;
- uso da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes;
- análise e discussão de casos empíricos a partir de notícias, artigos, relatórios e documentos;
- realização, apresentação e discussão de trabalhos individuais/grupo por parte dos alunos;
- realização individual de questões práticas que ficam disponíveis na plataforma Moodle.

A avaliação tem as seguintes componentes:
- Questões práticas (15%);
- Trabalho monográfico (50%);
- Teste escrito (35%);
Ou,
- Exame final (100%);

Bibliografia

Carvalho, A. (2002), Technology alliances and firm performance: Portuguese SMEs in an EU-sponsored research setting, U. of Sussex.
Carvalho, R.M. (2009), Parcerias – Como Criar Valor com a Internacionalização, bnomics.
CE (2004), Green paper on PPP and Community Law on Public Contracts and Concessions.
CE (2013), EU Competition Law - Rules Applicable to Antitrust Enforcement.
Cruz, C.O.; Sarmento, J.M. (2019), Manual de Parcerias Público-Privadas e Concessões. Lisboa: Sílabo.
Dussauge, P.; B. Garrette (1999), Cooperative strategies: competing successfully through strategic alliances, Wiley.
EC (2018), The state of university-business cooperation in Europe, European Union.
Gomes, C.; et al (2007), Parcerias Público-Privadas e Justiça – Uma Análise Comparada de Diferentes Experiências, OPJP.
Link, A.N. (2006), Public/Private Partnerships: Innovation Strategies and Policy Alternatives, Springer.
Marshall, R.C. (ed.) (2010), Cooperation in social and economic life, Altamira Press.

Equipa Docente (2023/2024 )