2024

Avaliação Psicológica em Contextos Educativos

Nome: Avaliação Psicológica em Contextos Educativos
Cód.: PSI13145M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Conhecer e aplicar modelos avançados de Avaliação Psicológica direcionados para a Educação.
2- Compreender a complexidade da arquitectura da avaliação psicológica em função das diferentes etapas do processo de avaliação.
3- Demonstrar o entendimento necessário a um estudo aprofundado e crítico das práticas e dos instrumentos de avaliação psicológica em diferentes contextos de aplicação no Âmbito educativo.
4- Demonstrar competências práticas de avaliação psicológica
5- Adquirir noções interpretativas e de conceptualização em avaliação psicológica e competências de tomada de decisão em avaliação psicológica.
6- Elaborar, redigir e comunicar relatórios de avaliação.
7- Compreender as questões éticas e deontológicas dos processos de avaliação psicológica
8 - Desenvolver competências de pesquisa
9 - Desenvolver competências éticas e de respeito pela diversidade.
10 - Desenvolver capacidade reflexiva, crítica, de avaliação do seu próprio trabalho e de autonomia.

Conteúdos Programáticos

1. Conceptualização e usos da Avaliação Psicológica em contextos de Educação.
1.1 Modelos de avaliação psicológica
1.2 A Validade dos processos de avaliação psicológica
1.3 Avaliação psicológica como processo sustentado por evidências múltiplas versus avaliação como aplicação de testes psicométricos
2 Estudo aprofundado e crítico de métodos e técnicas de avaliação psicológica
2.1 A arquitetura das provas psicológicas
2.2 Grelhas de observação em educação
3 Avaliação de áreas relevantes em Educação.
3.1 Avaliação da inteligência
3.2 Avaliação da personalidade, auto-estima e auto-conceito
3.3. Avaliação de comportamentos
4. Elaboração de relatórios de avaliação psicológica

Métodos de Ensino

As aulas serão organizadas em sessões teórico-práticas e práticas laboratoriais. Privilegiam-se múltiplos métodos: o expositivo seguido de debate e metodologias ativas que envolvem trabalhos de campo (observações), pesquisa, role-play, debates e discussão de trabalhos. Existirão trabalhos práticos a serem realizados individualmente e em grupo.
A avaliação contínua e por exame incluirá a realização de um trabalho prático de grupo com reflexão individual (que inclui a aplicação de provas psicológicas, pesquisa atualizada sobre as provas, sua aplicação, cotação, redação de relatório e comunicação de resultados) e um trabalho teórico-prático sobre um tema, e um teste sobre toda a matéria. Os trabalhos prático e teórico-prático são valorados em 35% cada e o teste em 30%, da nota final, quer na avaliação contínua quer no regime de exame. No regime de exame o trabalho prático pode ser substituído por um exame prático que contribui para 70% da nota final, sendo o teste valorado em 30%.

Avaliação


A avaliação contínua e por exame incluirá a realização de um trabalho prático de grupo com reflexão individual (que inclui a aplicação de provas psicológicas, pesquisa atualizada sobre as provas, sua aplicação, cotação, redação de relatório e comunicação de resultados) e um trabalho teórico-prático sobre um tema, e um teste sobre toda a matéria. Os trabalhos prático e teórico-prático são valorados em 35% cada e o teste em 30%, da nota final, quer na avaliação contínua quer no regime de exame. No regime de exame o trabalho prático pode ser substituído por um exame prático que contribui para 70% da nota final, sendo o teste valorado em 30%.

Bibliografia

Andrews, J., Saklofske, D. & Janzen, H. (2001). Handbook of Psychoeducational Assessment - 1st Edition, London: Academic Press.
Bray, M.A. & Kehle, T.J. (Eds), (2011). The Oxford Handbook of School Psychology New York: Oxford University Press.
D'Amato, R., Dean, R. (Eds.). (2017). The School Psychologist in Nontraditional Settings. London: Routledge.
Durlak, J., Domitrovich, C., Weissberg, R., & Gullotta, T. (Eds.), (2015). Handbook of social and emotional learning: Research and practice. N.Y.: Guilford Press.
Gutkin, T. B. & Reynolds, C. R. (2009), The Handbook of Scholl Psychology. Danvers, MA: John Wiley & Sons
Groth-Marnat, G. & Wright, A. (2016). Handbook of Psychological Assessment, 6th Edition. New Jersey: Wiley

Equipa Docente (2023/2024 )