2024

Aconselhamento Psicológico em Contextos Escolares

Nome: Aconselhamento Psicológico em Contextos Escolares
Cód.: PSI13143M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer e analisar de modo crítico a intervenção psicológica em contextos escolares, tendo em conta os modelos teóricos da Psicologia Escolar e da Educação, a investigação e questões éticas.
- Conhecer modelos multinível de intervenção em psicologia escolar.
- Conhecer modelos de aconselhamento psicológico e psicopedagógico.
- Desenvolver competências de aconselhamento psicológico em contexto escolar.
- Desenvolver competências de conceptualização de casos.
- Analisar criticamente relatórios psicológicos e situações de intervenção psicológica, com base em modelos teóricos de intervenção psicológica e nos princípios éticos da profissão.
- Desenvolver competências para elaborar estratégias de intervenção que promovam o funcionamento sócio-emocional e a saúde mental.
- Desenvolver competências de intervenção psicológica baseada em evidências.
- Desenvolver competências relacionais, comunicativas, colaborativas, éticas e de respeito pela(s) diversidade(s).

Conteúdos Programáticos

1. Intervenção psicológica em contextos escolares
- Modelos teóricos e práticas profissionais
- Modelos multinível de intervenção psicológica
- Funções, papéis e práticas profissionais da/o psicóloga/o da escolar e da educação
- Questões éticas e deontológicas na intervenção psicológica em contextos escolares
- Investigação e intervenção psicológica em contextos escolares
2. Aconselhamento a apoio psicológico e psicopedagógico
- Modelos de aconselhamento psicológico
- Aconselhamento psicológico e consultadoria em contextos escolares
- Conceptualização de casos e elaboração de relatórios psicológicos
3. Aconselhamento psicológico e promoção do desenvolvimento e da saúde mental
- O modelo ecológico-desenvolvimental de intervenção psicológica
- Perspetivas para uma intervenção psicológica em contexto na prevenção e resolução de problemas

Métodos de Ensino

Na abordagem aos conteúdos programáticos procurar-se-á uma permanente articulação entre as fundamentações teóricas, a investigação e as práticas psicológicas.
Aulas teóricas: exposição dos conteúdos programáticos e sua relação com uma intervenção psicológica promotora do desenvolvimento e bem-estar dos intervenientes nos diferentes contextos educativos. Aulas práticas: análise, discussão e reflexão de situações práticas; análise de questões éticas; treino de competências de aconselhamento psicológico. Orientação tutorial: acompanhamento e apoio aos trabalhos.
Avaliação contínua: a) trabalho escrito individual, de conceptualização de um caso ou análise de relatório psicológico com elaboração de propostas de intervenção (65%); b) trabalho de grupo sobre análise de casos de aconselhamento e intervenção psicológica (35%). Exame: prova escrita (70%); b) trabalho (30%).
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).

Bibliografia

Blatchford, O., Pellegrini, A. D. & Baines, E. (2016). The child at school. Interaction with peers and teachers. London: Routledge.
Cole, E., & Siegel, J. (2003). Effective consultation in school psychology. Gottingen: Hogrefe & Huber.
Coleman, H. L. K., & Yeh, C. (Eds.) (2011). Handbook of school counseling. New York, NY: Routledge.
García-Vázquez, E., Crespi, T. D. & Riccio, C. A. (Eds.) (2010). Handbook of education, training, and supervision of school psychologists in school and community (Vol. 1). New York: Routledge
Gutkin, T. & Reynolds, C. (eds.) (2009). The handbook of school psychology (4ª ed.). New York: John Wiley & Sons
Nastasi, B. K., Moore, R. B., & Varjas, K. M. (2004). School-based mental health services: Creating comprehensive and culturally specific programs. Washington, DC: APA
Skalski, A. K., Minke, K., Rossen, E., Cowan, K. C., Kelly, J., Armistead, R., & Smith, A. (2015). NASP Practice model implementation guide. Bethesda, MD: NASP.

Equipa Docente (2023/2024 )