2024

Psicoterapia Dinâmica com Adultos

Nome: Psicoterapia Dinâmica com Adultos
Cód.: PSI11130M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


- Promover a capacidade de refletir e pensar o funcionamento humano.


 - Promover conhecimentos sobre os objetivos da psicoterapia analítica;


 


-  Promover o conhecimento sobre a noção de mudança psíquica;


 


- Promover conhecimentos sobre os aspectos inconscientes do funcionamento mental;


 


-       Promover conhecimentos sobre os modelos de psicoterapia psicanalítica e a sua evolução;


-       Desenvolver conhecimentos sobre a intersubjetividade na relação entre o terapeuta e o paciente;


 


 


 


 


Conteúdos Programáticos


1. Breve resumo das teorias sobre a formação do mundo mental


            2. A mudança psíquica, e os objetivos da terapia nas diferentes perspetivas – TRO e Psicologia do Self, psicanalise intersubjetiva e psicanalise relacional;


            3. Insight e experiencias relacionais positivas, a importância do passado e do futuro na relação psicoterapêutica.


            4. Neutralidade e satisfação das necessidades do paciente nas diferentes perspectivas


            5. A perspetiva relacional da psicanalise e a psicoterapia psicanalítica


            8. Aspetos fundamentais dos diferentes funcionamentos mentais.


Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é expositiva mas com recurso à apresentação de casos práticos e com apresentação de videos de sessões de psicoterapia.

Avaliação


A avaliação pretende essencialmente verificar a competência de desenvolvimento do pensamento analítico, a capacidade de escuta e de empatia face às diferentes condições do desenvolvimento humano bem como os conhecimentos sobre as diferentes perspetivas psicanalíticas sobre o modelo mental e a aplicação destas teorias na pratica clinica e na intervenção comunitária.



Regime de avaliação contínua :


        


1- Apresentação de trabalho de grupo sobre o simbólico nos contos de fadas e a psicanálise relacional, apresentação na aula pratica e entrega de trabalho escrito (25%).


 


2- trabalho projeto, em grupo,  de intervenção na comunidade com base nas teorias analíticas(75%).


 


Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores, não podendo os alunos ter uma nota inferior a 7,5 em qualquer momentos de avaliação.


 


Regime de Exame (época normal e época de recurso) - O exame é composto por uma prova oral sobre todos os conteúdos desenvolvidos no programa da disciplina, considerando-se aprovados os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.


 


 


 



Bibliografia


Bion, W. R. (1962). A Theory of Thinking. Int. J. Psycho-Anal, 43, 306-310.


Coimbra de Matos, A. (2001). A Depressão. Lisboa: Climepsi Editora.


Coimbra de Matos, A. (2002). O Desespero. Lisboa: Climepsi Editora.


Golse, B. (2001). Insistir Existir do Ser à Pessoa. Lisboa: Climepsi Editores


 


Golse, B. (2005). O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança. Lisboa: Climepsi Editores.


 


Golse, B. (2006). O ser-bébe. Lisboa: Climepsi Editores.


 


Greenberg, J. & Mitchell, S. (2003). Relação de objecto na teoria psicanalítica. Lisboa: Climepsi Ed.


 


Fonagy, P.; Gergely, G.; Jurist, E. & Target, M. (2004). Affect Regulation, Mentalization, and the development of the Self. New York: Other     Press.


 


Waddell, M. (2003). Vida interior. Psicanálise e desenvolvimento da           realidade. Lisboa: Assírio e Alvim Editora


 


Winnicott., D.W. (1975). O Brincar e a Realidade. Imago Ed.


Winnicott., D.W. (1983). O Ambiente e os Processos De Maturação. Estudos        sobre teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed.


 


Winnicott., D.W. (2000). Da Pediatria à Psicanálise. Obras Escolhidas. Rio de     Janeiro: Imago Ed.


 


Mitchell, S. (1988). Relational Concepts in Psychoanalysis. Cambridge, M.A: Havard Univrsity Press.


 


Kernberg, O. (1994). Transtornos graves de personalidade. Estratégias     psicoterapêuticas. Porto Alegre: ArtMed.


 


Klein, M. (1978). Algumas conclusões teoricas sobre a vida emocional do bebé. In Os progressos da psicanálise (pp: 216-256). Rio de Janeiro: Zahar Ed.


KLEIN, M. (1946) Notes on some schizoid mechanisms Int. J. Psychoanal. 27:99-110


Kohut. H. (1988). A Restauração do Self. Rio de Janeiro: Imago Ed.


Kohut. H. (1988). Psicologia do Self e a cultura humana. Reflexões sobre uma nova abordagem psicanalítica. Porto Alegre: ArteMed


Kohut. H.( 1972). Thoughts on narcissism and narcissistic rage. Psychoanalytic study of the child, XXVII, 360-399.


Laplanche, J. & Pontalis, J. (1971), Vocabulário de Psicanálise. Lisboa: Morais


 


Zimerman, D. (1999). Fundamentos psicanalíticos. Teoria, técnica e clínica, uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed.


Zimerman, D. (2004). Manual de técnica psicanalítica. Uma re-visão. Porto Alegre:Artmed Ed.


Equipa Docente (2023/2024 )