2024

Biotecnologia Aplicada ao Património

Nome: Biotecnologia Aplicada ao Património
Cód.: QUI13569M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A necessidade de transmissão do património cultural para as gerações futuras, passa por prevenir e/ou impedir a sua deterioração.
Nesta unidade curricular pretende-se sensibilizar os alunos para o estudo e conservação do património cultural dotando-os de competências no que respeita à deteção das principais causas de biodeterioração e ao papel da bioquímica nas estratégias de deteção e mitigação de agentes biodeteriogénicos.
Esta UC deverá estimular no aluno uma nova consciência sobre a Bioquímica aplicada ao património, desenvolver novas metodologias de trabalho e capacidade de avaliação e resolução de situações na valorização dos bens patrimoniais.
Pretende-se também desenvolver um conjunto de competências para recolher, selecionar e interpretar informação científica relevante, discutir sobre as suas implicações e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos

A biodeterioração do património: diferentes nichos ecológicos, características dos materiais, monumentos e artefactos culturais. Danos estéticos e/ou danos estruturais causados nas obras de arte.
Microrganismos colonizadores de obras: os principais agentes colonizadores envolvidos e as diversas patologias. Processos de deteção da sua atividade metabólica.
Esquemas metodológicos aplicados ao estudo de obras de arte: metodologias de microanálise sensíveis, aliadas a ferramentas moleculares.
Hibridação in situ fluorescente (FISH). Sondas Fluorescentes e fluorocromos mais utilizados. Deteção simultânea de dois ou mais alvos; Análise por Microscopía de epifluorescência; Análise por citometría de fluxo.
Dinâmica de comunidades microbianas: métodos não dependentes de cultura; extração de DNA metagenómico e sequenciação massiva de nova geração (NGS).
Novas abordagens biotecnológicas aplicadas a obras de arte: o papel da Bioquímica/ biotecnologia na procura de soluções inovadoras.

Métodos de Ensino

O ensino assenta em aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais e orientações tutoriais. As aulas práticas laboratoriais constituem a maior percentagem de tempo presencial da UC e funcionam de uma forma articulada e complementar às aulas teóricas e às aulas tutoriais, aplicando-se a situações práticas concretas. As aulas teóricas pretendem dar um contributo para a introdução e enquadramento dos temas de estudo e as orientações tutoriais servirão para apoio e acompanhamento científico-pedagógico dos alunos, nomeadamente na execução de um trabalho complementar integrador proposto.
A avaliação é baseada na apreciação dos conceitos adquiridos e na capacidade de os utilizar em situações concretas. Consistirá na apresentação de um relatório de análise crítica dos resultados obtidos (75%) e na sua apresentação e discussão oral (25%).

Bibliografia

Baseada em artigos científicos. Pesquisa autónoma na B-on, entre outras.