2024

Ordenamento da Paisagem II

Nome: Ordenamento da Paisagem II
Cód.: PAO13833M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura Paisagista, Economia, Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Ao nível dos conhecimentos: Aprofundar os conhecimentos adquiridos na UC de OP I, nomeadamente com a inclusão da área científica do turismo e com a temática da economia dos recursos naturais, as políticas urbanas, mas também as dinâmicas associadas ao espaço rural. Passar da análise e interpretação para a proposta através do desenho de planos a várias escalas de intervenção.
Ao nível das competências: Capacitar os estudantes para a apresentação de propostas em equipas transdisciplinares. Estas propostas concretizam-se em documentos escritos e desenhados, a vários níveis, nomeadamente do plano de paisagem e/ou do planeamento urbano. Pretende-se também capacitar os estudantes para a apresentação, defesa e argumentação das suas propostas.

Conteúdos Programáticos

Tendo como base a análise e interpretação efetuadas em OP I, os conhecimentos a transmitir vão no sentido da apresentação de propostas escritas e desenhadas, a várias escalas do ordenamento, desde os planos de paisagem até ao planeamento urbano, com a inclusão das temáticas do turismo, da economia, dos recursos naturais e das políticas urbanas.
Mod I Paisagem turística rural e urbana. Paisagem como recurso turístico. Paisagens artificiais criadas pelo turismo. Turismo, imagem e paisagem. Olhar do turista e consumo visual da paisagem.
Mod II Agentes e dinâmicas de transformação urbana. Sistema urbano nacional. Dinâmicas territoriais. Regulação urbanística e políticas urbanas no Portugal recente e perspetivas para o futuro.
Mod III Lugar dos recursos naturais nas diferentes perspetivas socioeconómicas. Utilidades individuais e economia do bem-estar. Perspetivas tradicionais e não tradicionais da evolução. Desenvolvimento económico sustentável e integrado com a problemática ambiental.

Métodos de Ensino

Exposição oral com meios audiovisuais. Visitas de estudo. Conferências.
Realização de trabalho prático, em grupos de estudantes de várias formações de base. É uma proposta de plano de paisagem e/ou planeamento urbano, escrita, desenhada, apresentada e defendida oralmente. Por incidir numa área real, é desenvolvida em conjunto com as instituições e comunidades locais. Assim, realiza-se uma viagem ao local por 2 ou 3 dias. Este exercício opõe-se a uma visão exclusivamente técnica e sectorial do conhecimento, incompatível com o ordenamento da paisagem.
As propostas serão apresentadas oralmente e discutidas por todos, com comentários e avaliação por parte dos vários docentes.
A avaliação é baseada na apresentação e discussão oral do trabalho, no relatório escrito e peças desenhadas.
As competências a desenvolver pelo estudante não podem ser avaliadas através de regime de avaliação final.
Cada módulo é avaliado independentemente, com peso proporcional aos ECTS: 2x Síntese + Mod. I+ Mod. II

Bibliografia

Cancela d’Abreu A., Pinto Correia T., & Oliveira R. (2004). Contributos para a identificação e caracterização da paisagem em Portugal Continental (Vol. 1). Lisboa: DGOTDU.
Fadigas, L. (2010), Urbanismo e Natureza. Lisboa: Ed. Sílabo.
Fadigas, L. (2015), Urbanismo e Território. As Políticas Públicas. Lisboa: Ed. Sílabo.
Fadigas, L. (2020), Urbanização, Espaços Verdes e Sustentabilidade. Do Jardim à agricultura urbana. Lisboa: Ed. Sílabo.
Magalhães, M. (Coord.). (2007). Estrutura ecológica da paisagem. Conceitos e delimitação – escalas regional e municipal. Lisboa: Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista – “Prof. Caldeira Cabral”. Lisboa:ISA/UTL/ISAPress.
Nogué, J. (1992). Turismo, percepción del paisaje y planificación del territorio, in: Estudios Turísticos, 115.
Oates, W. (1995). Principles of environmental and resource economics. Edward Elgar.
Ringer, G. (2003). Destinations: Cultural Landscapes of Tourism. Routledge.
Waldheim, C. (2006). The Landscape Urbanism Reader. NY: PAP.