Marketing Agroalimentar
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os conceitos, os instrumentos e as aplicações do Marketing.
Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular serão:
- Domínio dos conceitos de marketing aplicados ao sector agroalimentar.
- Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas de marketing agroalimentar;
- Capacidade para definir políticas de marketing em empresas agro-alimentares;
- Capacidade de trabalho em equipa, de transmissão de ideias e informações orais e escritas e de raciocínio interdisciplinar integrado;
- Capacidade de relacionar conceitos de forma integrada e de interpretar a informação.
Conteúdos Programáticos
1.1 – O conceito de marketing e a sua evolução
1.2 – Evolução do papel do marketing nas organizações
1.3 – O marketing na empresa agroalimentar
1.4 – O sistema de marketing agroalimentar
2 – Compreender os Consumidores e os Mercados
2.1 - O processo de tomada de decisão de compra e de consumo
2.2 - As influências ao processo de tomada de decisão
2.3 - Análise do meio envolvente, do mercado e da concorrência
2.4 - Segmentação de mercados
3 – Gestão de Marketing: Criação, Atribuição, Comunicação e Distribuição de Valor
3.1 – Elaboração da estratégia de marketing
3.2 – Gerir o produto alimentar
3.3 – Comunicar os produtos agroalimentares
3.4 – Distribuir os produtos agroalimentares
3.5 – Definir o preço os produtos agroalimentares
4 – Compreender as Dinâmicas e os Desafios do Marketing Agroalimentar
4.1 – O papel e as políticas de marca no sector agroalimentar
4.2 – A inovação e internacionalização no sector agroalimentar
4.3 – A utilização dos novos media na comunicação e criação de valor no sector agroalimentar
4.4 – O associativismo na comercialização e no marketing agroalimentar
Métodos de Ensino
Divulgação antes das aulas dos conteúdos da aula e da bibliografia através do moodle.
Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.
Em regime de avaliação contínua, a avaliação inclui a resposta a 4 grupos de questões (50%) e a elaboração e apresentação, em grupo, de um trabalho sobre tópico enquadrado no tema as Dinâmicas e os Desafios do Marketing Agroalimentar (50%).
Em regime de exame a avaliação inclui a resolução individual de um estudo de caso (40%) e uma prova escrita que incide sobre toda a matéria (60%)
O aluno é aprovado se a nota final for igual ou superior a dez valores, desde que em nenhuma das provas seja inferior a 7 valores
Avaliação
O processo de avaliação da disciplina inclui a elaboração de um trabalho em grupo (TG), apresentação e discussão oral do trabalho, a resolução individual de uma prova intercalar (PI) e o Exame final (EF). A nota final corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação:
NF = 0,30TG + 0,20 PI + 0,50 EF
Bibliografia
- Aurier, Philippe, Sirieux, Lucie (2004), Le marketing des produits agro alimentaires, 1ª edição, Dunod/LSA, Paris.
- Kerin, R.A; Hartley, S.W:; Berkowitz, E.N:; Rudelius, W. (2008 ) “Marketing”. Tradução da 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill – Interamericana do Brasil.
- Kotler, Philip. “Administração de Marketing. Análise, Planejamento, implementação e controle”. Prentice-Hall, 2006, 12ª Edição.
- Lambin, J.C. (2002), Marketing stratégique et opérationnel, Dunod.
- Lindon, Denis, Jacques Lendrevie, Pedro Dionísio e Vicente Rodrigues (1999), Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Ed. D. Quixote, Lisboa.
- Mello; Leonor Q.; Marreiros, Cristina (2009). “Marketing de Produtos Agrícolas”. Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola, Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto. AJAP, Lisboa.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Cristina Isabel Galamba Oliveira Costa Marreiros [responsável]