Economia Industrial
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A Economia Industrial tem por objetivo estudar a estrutura e o funcionamento dos mercados e das indústrias e o comportamento das empresas em condições de concorrência imperfeita. Procura analisar a existência de poder de mercado e a persistência desse poder de mercado ao longo do tempo e de que modo isso afeta a estrutura de mercado e o comportamento das empresas. Dá ênfase à vertente empírica da análise, afastando-se da simplicidade e rigor formal dos modelos microeconómicos, para ganhar em realismo com detalhes qualitativos, quantitativos e institucionais que permitem compreender em profundidade o comportamento das empresas e a organização e funcionamento dos mercados.
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- identificar as caraterísticas fundamentais das estruturas de mercado de concorrência imperfeita;
- identificar os fatores determinantes da estrutura dos mercados e compreender as suas implicações no comportamento das empresas;
- utilizar os principais conceitos e instrumentos na análise dos mercados e das indústrias;
- analisar criticamente a estrutura e funcionamento dos mercados, o comportamento das empresas, o papel do Estado e dos reguladores;
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
2. Objeto da Economia Industrial
3. O modelo ECP (estrutura-conduta-performance)
4. Empresas e organização industrial – conceito, objetivos, propriedade versus gestão, classificação das empresas. CAE (Classificação das Atividades Económicas); dinâmica empresarial em Portugal.
5. Mercados – conceito de mercado; estruturas de mercado básicas; mercado relevante; critérios para definir um mercado. Mercado versus indústria.
6. Concorrência, forças competitivas e poder de mercado.
7. Concentração de mercado – conceito, tipologia de concentração, medidas de concentração, fontes de concentração.
8. Barreiras à concorrência – barreiras à entrada e à saída. Economias de escala, vantagens absolutas e relativas nos custos, diferenciação do produto, barreiras institucionais, comportamentos estratégicos.
9. Diferenciação do produto: diferenciação do produto e concorrência monopolística, tipologia da diferenciação dos produtos, fontes de diferenciação do produto.
10. Fusões e aquisições (F&A) – noção de F&A, fusões horizontais, verticais e conglomerais; motivos das F&A; F&A e Lei da Concorrência.
Métodos de Ensino
O método de ensino é não presencial, à distância, mediado por meios informáticos e de comunicação, a partir da plataforma de e-learning da Universidade de Évora. As tarefas de aprendizagem incluem:
- a abordagem teórica dos temas através de textos relevantes para cada ponto do programa e interação entre professor e alunos;
- a procura na Internet de documentos e informação relevantes para os temas em análise;
- a realização de questões práticas;
- a realização de trabalhos monográficos sobre mercados reais ao longo do semestre;
- contributos para o dicionário e fórum online e análise crítica de trabalhos dos pares.
A avaliação tem as seguintes componentes:
- Atividades on-line mais questões práticas (25%);
- Trabalho monográfico (45%);
- Teste escrito (30%).
Avaliação
A avaliação desta unidade curricular compreende os seguintes regimes de avaliação:
Regime de avaliação | Elementos de avaliação (ponderação na classificação final) |
- Avaliação mista | - Participação nas atividades online (25%); - Realização das questões práticas (30%); - Trabalho monográfico (45%); |
- Exame final | - Trabalho monográfico + apresentação via Skype (100%); |
- A avaliação mista compreende a realização de várias atividades ao longo do semestre: - a valorização global da interação online através da contribuição com entradas para o dicionário online, a participação no fórum online, a análise crítica de trabalhos dos outros alunos; - haverá três questões práticas com casos concretos sobre a organização e funcionamento dos mercados para os alunos responderam de forma escrita em duas ou três páginas A4; - o trabalho monográfico individual será realizado ao longo do semestre em 3 módulos sobre temas específicos do programa, sendo o módulo 3 o trabalho final e será concluído até meados de junho de 2016.
- A avaliação por exame final corresponde a um exame de recurso para os alunos que não realizarem a unidade curricular através da avaliação mista, que consiste na realização de um trabalho monográfico e posterior apresentação e discussão via Skype com docente.
Bibliografia
Para além das referências bibliográficas seguintes, os alunos são incentivados a consultar outras publicações disponíveis em bibliotecas no seu local e na Internet. Ao longo do semestre serão fornecidos/indicados textos complementares ou sites na Internet para suporte de matérias específicas do programa.
Fundamental:
- Carlton, Dennis e Jeffrey M. Perloff (2004), Modern industrial organization, 4th Edition, Reading, MA: Addison-Wesley.
- Lipczynski, John, John O. S. Wilson e John Goddard (2009), Industrial Organization: Competition, Strategy, Policy, 3th edition, Essex, England: Financial Times/ Prentice Hall.
Complementar:
- Belleflamme, Paul e Martin Peitz (2010), Industrial Organization: markets and strategies, Cambridge: Cambridge University Press.
- Butler, Eamonn (2008), O melhor livro no mercado (sobre o mercado), 1ª edição, Lisboa: Editorial Bizâncio.
- Carvalho, Adão (2011), Economia industrial – Texto de apoio, Évora: Universidade de Évora (disponível on-line na plataforma Moodle).
- Church, Jeffrey e Roger Ware (2000), Industrial organization: a strategic approach, Boston: McGraw-Hill.
- Martin, Stephen (1993), Industrial economics: economic analysis and public policy”, 2ª Edição, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
- Scherer, F. M. e David Ross (1990), Industrial market structure and economic performance”, 3ª Edição, Boston: Houghton Mifflin Company.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Adão António Nunes de Carvalho [responsável]