2024

Economia Industrial

Nome: Economia Industrial
Cód.: ECN08404M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Economia Industrial estuda a estrutura, o funcionamento, a performance e a regulação dos mercados, a análise das indústrias e o comportamento das empresas em condições de concorrência imperfeita.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Economia Industrial tem por objetivo estudar a estrutura e o funcionamento dos mercados e das indústrias e o comportamento das empresas em condições de concorrência imperfeita. Procura analisar a existência de poder de mercado e a persistência desse poder de mercado ao longo do tempo e de que modo isso afeta a estrutura de mercado e o comportamento das empresas. Dá ênfase à vertente empírica da análise, afastando-se da simplicidade e rigor formal dos modelos microeconómicos, para ganhar em realismo com detalhes qualitativos, quantitativos e institucionais que permitem compreender em profundidade o comportamento das empresas e a organização e funcionamento dos mercados.


No final do curso os alunos devem ser capazes de:


- identificar as caraterísticas fundamentais das estruturas de mercado de concorrência imperfeita;


- identificar os fatores determinantes da estrutura dos mercados e compreender as suas implicações no comportamento das empresas;


- utilizar os principais conceitos e instrumentos na análise dos mercados e das indústrias;


- analisar criticamente a estrutura e funcionamento dos mercados, o comportamento das empresas, o papel do Estado e dos reguladores;

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


2. Objeto da Economia Industrial


3. O modelo ECP (estrutura-conduta-performance)


4. Empresas e organização industrial – conceito, objetivos, propriedade versus gestão, classificação das empresas. CAE (Classificação das Atividades Económicas); dinâmica empresarial em Portugal.


5. Mercados – conceito de mercado; estruturas de mercado básicas; mercado relevante; critérios para definir um mercado. Mercado versus indústria.


6. Concorrência, forças competitivas e poder de mercado.


7. Concentração de mercado – conceito, tipologia de concentração, medidas de concentração, fontes de concentração.


8. Barreiras à concorrência – barreiras à entrada e à saída. Economias de escala, vantagens absolutas e relativas nos custos, diferenciação do produto, barreiras institucionais, comportamentos estratégicos.


9. Diferenciação do produto: diferenciação do produto e concorrência monopolística, tipologia da diferenciação dos produtos, fontes de diferenciação do produto.


10. Fusões e aquisições (F&A) – noção de F&A, fusões horizontais, verticais e conglomerais; motivos das F&A; F&A e Lei da Concorrência.

Métodos de Ensino

Curso de e-learning

O método de ensino é não presencial, à distância, mediado por meios informáticos e de comunicação, a partir da plataforma de e-learning da Universidade de Évora. As tarefas de aprendizagem incluem:
- a abordagem teórica dos temas através de textos relevantes para cada ponto do programa e interação entre professor e alunos;
- a procura na Internet de documentos e informação relevantes para os temas em análise;
- a realização de questões práticas;
- a realização de trabalhos monográficos sobre mercados reais ao longo do semestre;
- contributos para o dicionário e fórum online e análise crítica de trabalhos dos pares.
A avaliação tem as seguintes componentes:
- Atividades on-line mais questões práticas (25%);
- Trabalho monográfico (45%);
- Teste escrito (30%).

Avaliação

A avaliação desta unidade curricular compreende os seguintes regimes de avaliação: 


 


















Regime de avaliação



Elementos de avaliação (ponderação na classificação final)



- Avaliação mista



- Participação nas atividades online (25%);


- Realização das questões práticas (30%);


- Trabalho monográfico (45%);



- Exame final



- Trabalho monográfico + apresentação via Skype (100%);



 


- A avaliação mista compreende a realização de várias atividades ao longo do semestre: - a valorização global da interação online através da contribuição com entradas para o dicionário online, a participação no fórum online, a análise crítica de trabalhos dos outros alunos; - haverá três questões práticas com casos concretos sobre a organização e funcionamento dos mercados para os alunos responderam de forma escrita em duas ou três páginas A4; - o trabalho monográfico individual será realizado ao longo do semestre em 3 módulos sobre temas específicos do programa, sendo o módulo 3 o trabalho final e será concluído até meados de junho de 2016.


- A avaliação por exame final corresponde a um exame de recurso para os alunos que não realizarem a unidade curricular através da avaliação mista, que consiste na realização de um trabalho monográfico e posterior apresentação e discussão via Skype com docente.

Bibliografia

Para além das referências bibliográficas seguintes, os alunos são incentivados a consultar outras publicações disponíveis em bibliotecas no seu local e na Internet. Ao longo do semestre serão fornecidos/indicados textos complementares ou sites na Internet para suporte de matérias específicas do programa.


 


Fundamental:


- Carlton, Dennis e Jeffrey M. Perloff (2004), Modern industrial organization, 4th Edition, Reading, MA: Addison-Wesley.


- Lipczynski, John, John O. S. Wilson e John Goddard (2009), Industrial Organization: Competition, Strategy, Policy, 3th edition, Essex, England: Financial Times/ Prentice Hall.


 


Complementar: 


- Belleflamme, Paul e Martin Peitz (2010), Industrial Organization: markets and strategies, Cambridge: Cambridge University Press. 


- Butler, Eamonn (2008), O melhor livro no mercado (sobre o mercado), 1ª edição, Lisboa: Editorial Bizâncio.


- Carvalho, Adão (2011), Economia industrial – Texto de apoio, Évora: Universidade de Évora (disponível on-line na plataforma Moodle).


- Church, Jeffrey e Roger Ware (2000), Industrial organization: a strategic approach, Boston: McGraw-Hill.


- Martin, Stephen (1993), Industrial economics: economic analysis and public policy”, 2ª Edição, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.


- Scherer, F. M. e David Ross (1990), Industrial market structure and economic performance”, 3ª Edição, Boston: Houghton Mifflin Company.


 

Equipa Docente (2023/2024 )