2024

Ecoturismo e Valorização de Recursos Naturais

Nome: Ecoturismo e Valorização de Recursos Naturais
Cód.: BIO08105M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Ciências Económicas e Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes adquiram:
- Uma compreensão do ecoturismo como actividade económica e a capacidade de discutir criticamente as potencialidades do ecoturismo para a conservação e valorização dos recursos naturais e o desenvolvimento local, em diferentes contextos sócio-ecológicos.
- As principais noções, conceitos e técnicas necessárias à análise, implementação e gestão de actividades de ecoturismo, quer no domínio público quer no domínio privado.

Conteúdos Programáticos

1. Critérios e contexto do ecoturismo: Emergência do ecoturismo; Definições e critérios; Ecoturismo face a outros tipos de turismo.
2. O consumidor de ecoturismo: Emergência de um novo paradigma ambiental. Os ecoturistas: critérios socio-demográficos; motivações e actividades; atitudes e comportamentos. O mercado do ecoturimo.
3. Os espaços do ecoturismo e a conservação da Natureza: Áreas protegidas públicas e privadas e sistemas de classificação; Espaços muito modificados: terras agrícolas, espaços urbanos, ...
4. Impactes ecológicos e estratégias de gestão de impactes do ecoturismo: Impactes positivos e negativos; Estratégias de gestão de impactes; Conflito e cooperação na gestão dos recursos naturais.
5. Impactes sócio-económicos e culturais do ecoturismo: Impactes positivos e negativos; Ecoturismo de base comunitária e no contexto do rural europeu.
6. O ecoturismo como negócio: Sistema de distribuição do turismo; Planeamento e análise económica de um negócio. Controlo de qualidade.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino desta UC compreendem:
Aulas teórico-práticas, onde são apresentadas e exemplificadas as noções e conceitos considerados fundamentais e propostos exercícios de aplicação.
Aulas em que personalidades com diversas experiências profissionais e institucionais apresentam uma comunicação temática e incentivam o debate ou em que alunos finalistas apresentam os principais resultados das suas teses de mestrado.
A realização de um trabalho de grupo, na forma de ensaio, recensão crítica, avaliação de uma ideia de negócio, acompanhado em aula e apresentado e discutido em seminário nas últimas aulas.
Realização de uma visita de estudo a uma área protegida ou a uma organização com trabalho desenvolvido nas áreas de conservação dos recursos naturais, educação ambiental e turismo de natureza.
Os alunos são avaliados com base em dois testes escritos, na apresentação escrita e oral do trabalho de grupo e no desempenho e atitude participativa do aluno no decorrer das aulas.

Bibliografia

Beaumont, Narelle (2011), The third criterion of ecotourism: are ecotourists more concerned about sustainability than other tourists? Journal of Ecotourism, 10 (2): 135-148.
Higham, James (2007), Critical issues in ecotourism: understanding a complex tourism phenomenon, Oxford, Elsevier.
Mehmetoglu, M. (2007), Typologising nature-based tourists by activity: theoretical and practical implications, Tourism Management 28: 651-660.
Nigel Dudley (Editor) (2008) Guidelines for Applying Protected Area Management Categories. Gland, Switzerland, IUCN. http://data.iucn.org/dbtw-wpd/edocs/PAPS-016.pdf
Patterson, Carol (2007), The business of ecotourism, Victoria (Canada), Trafford Publishing (3ª edição).
Weaver, David (2008), Ecoturism, Milton Qld (Austrália), Wiley (2ª edição) (manual de apoio/handbook)).
Wurzinger, S. e Johansson, M. (2006), Environmental concern and knowledge of ecotourism among three groups of Swedish tourists, Journal of Travel Research 45: 217-226.

Equipa Docente (2023/2024 )

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