2024

Delineamento e Análise Experimental em Ecologia

Nome: Delineamento e Análise Experimental em Ecologia
Cód.: BIO08100M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Biologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Componentes lógicas do processo de investigação em ecologia. Análise e interpretação de experiências em ecologia utilizando técnicas estatísticas univariadas e multivariadas. Delineamento experimental

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolvimento da capacidade de identificar as componentes lógicas no processo de investigação em biologia. Desenvolvimento da capacidade de delinear, analisar e interpretar experiências em Biologia utilizando técnicas de análise univariada e multivariada.Desenvolvimento de espírito crítico no sentido de discutir a adequação de uma experiência a um determinado problema biológico e a interpretação de resultados experimentais.Desenvolvimento da destreza linguística no inglês através da leitura de artigos científicos, da destreza informática na análise de dados, da destreza em tecnologias de informação e comunicação, e da capacidade de utilização da plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora.Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipa.

Conteúdos Programáticos

- Concepção lógica de experiências: das observações à interpretação de experiências.- Problemas em experiências mal delineadas: falta de replicação, falta de controlos, pseudo-replicação no espaço e no tempo, experiências confundidas, falta de independência. Estudos univariados

-Experiências controladas em laboratório; estudos manipulativos e não manipulativos no terreno que integram variabilidade espacial e temporal em diferentes escalas, utilizando análise de variância (ANOVA multifactorial com delineamentos ortogonais e/ou aninhados, e factores fixos e/ou aleatórios).

Estudos multivariados (ex.: padrões de estrutura de comunidades) utilizando:- técnicas de classificação e ordenação de dados biológicos e ambientais;- testes de hipóteses multivariadas; - relação entre padrões multivariados biológicos e ambientais. 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas seguidas de aulas práticas em que se faz a aplicação da matéria teórica a casos práticos, com utilização de software apropriado. Aulas práticas de discussão e apresentação de propostas de resolução de problemas biológicos através do delineamento de experiências (trabalho em grupo)Aulas práticas de análise e interpretação de resultados experimentais (com base em artigos científicos) (trabalho em grupo)Resolução individual de problemas de delineamento e interpretação de experiências (trabalho de casa) e interacção com o docente por via electrónica.

Avaliação

Participação em discussões; elaboração, apresentação e discussão de trabalhos. Trabalho individual de resolução de problemas através do delineamento de experiências e de análise e interpretação de resultados experimentais (trabalho de casa e testes de frequência)

Bibliografia

Clarke, K.R. & Warwick, R. M., 2001. Change in Marine Communities. An approach to statistical analysis and interpretation. National Environment Research Council, U. K., 144p.

Quinn, G. P. & Keough, M.J., 2002. Experimental design and data analysis for biologists. Cambridge University Press. 537pp.

Underwood, A.J., 1997. Experiments in ecology: their logical design and interpretation using analysis of variance. Cambridge University Press. 504pp.

Equipa Docente (2023/2024 )