2024

Gestão e Conservação de Ecossistemas de Águas Interiores

Nome: Gestão e Conservação de Ecossistemas de Águas Interiores
Cód.: BIO08106M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Biologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os compartimentos abióticos e biológicos dos ecossistemas de águas interiores, e compreender as suas interacções. Saber descrever o funcionamento ecológico e predizer os processos ecológicos. Conhecer as principais alterações de origem humana, saber quais os seus efeitos e porquê, conhecer os principais meios de mitigar essas alterações, saber monitorizar a qualidade ecológica, saber realizar o restauro de sistemas fluviais.

Conteúdos Programáticos

Parte I - Cenário hidro-geomórfico e físico-químico. Mineralização e componentes maioritários. Estratificações. Gases dissolvidos. Capacidade tampão. Matéria orgânica. Nutrientes de proporcionalidade variável. Micro-componentes. Peixes portugueses. Espécies e ciclos de vida. Comunidades, tipologia e funcionamento de ecossistemas fluviais. Gradientes espaciais, temporais e tróficos.

Parte II - Qualidade da água. Formas de poluição. Regularização, alterações do regime de caudais e extracção de água. Caudais ecológicos. Situação em Portugal e formas de implementação de caudais de manutenção ecológica. Passagens para peixes. Fundamentos, tipos, casos de estudo. Papel e valor da mata ripária. Estrutura e ecologia ripárias. Restauro da vegetação ripária. Alterações morfológicas do canal. Extracção de inertes. Efeitos. Formas de mitigar. Avaliação da qualidade da água, ecológica e piscícola. Restauro de habitats, de troços e de segmentos fluviais. Restauro de albufeiras.

Métodos de Ensino

A disciplina é avaliada em contínuo por dois testes teóricos, um da primeira e outro da segunda parte da matéria, correspondendo a cerca de 60 % da nota final. Três a quatro relatórios práticos complementam a nota, sobre temas de aplicação, por exemplo, calcular um regime de caudais ecológicos, analisar características químicas de águas naturais, calcular curvas de uso de habitat, aplicar um índice de qualidade ecológica, avaliar a qualidade da mata ripária, aplicar a metodologia de amostragem de pesca eléctrica. Os alunos trabalham para estes em grupos de 2-3.
Caso a nota final seja superior a 9,5, os alunos estão dispensados de exame. O exame tem duas chamadas e é feito após o período de aulas.

Bibliografia

Apresentações relativas a cada aula, teórica ou prática, disponibilizadas no site da disciplina.
Textos relativos ao desenvolvimento dos trabalhos práticos.
Livros de texto, disponibilizados em pdf, variando anualmente. No ano lectivo 2012/2013, foram disponibilizados:
Allan, JD & MM Castillo (2007) Stream Ecology, Structure and Functioning of Freshwaters. Springer. London
Roni, P and T. Beechie (2013) Stream and Watershed Restoration, a Guide to Restoring Riverine Processes and Habitats. John Wiley and Sons, New York

Equipa Docente (2023/2024 )

  • [responsável]