2023

Técnicas de Ilustração Informática Aplicadas à Arqueologia

Nome: Técnicas de Ilustração Informática Aplicadas à Arqueologia
Cód.: HIS14762M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina pretende que os alunos dominem um conjunto de novas tecnologias informáticas aplicadas ao tratamento de imagens arqueológicas, e que sejam capazes de os aplicar em situações concretas de práticas de trabalhos arqueológicos - desenho de materiais arqueológicos; desenho de plantas, perfis, alçados, etc; desenho de plantas topográficas.

Competências: capacidade de utilizar as tecnologias da informação e de meios informáticos; capacidade de apresentação de trabalhos sob formato digital. Devem também ser capazes de desenvolver espírito crítico na avaliação das potencialidades e limitações inerentes à informação de base, ao desenho arqueológico e de cartografia digital.

Conteúdos Programáticos

1: Introdução à Informática aplicada à Arqueologia. As novas tecnologias
2: Componentes e funcionalidades dos diferentes tipos de programas;
2.1. Adobe - Photoshop CS;
2.2. Adobe - Ilustrator CS;
2.3. Corel
2.4. Programas de modelação de superfície: Surfer
2.5. Técnicas de fotografia de monumentos, sítios e objectos arqueológicos
3. Fotografia de materiais arqueológicos
4. Fotogrametria e modelação 3D

Métodos de Ensino

Transmissão oral de conhecimentos com apoio de métodos audio-visuais e técnicos. Utilização de softwares para apoio às aulas práticas. Debates com os discentes. Sessões individuais e colectivas de apoio à realização dos trabalhos práticos.

Avaliação

Avaliação: Trabalho(s) prático(s), obrigatório, de aplicação dos programas (100% da nota final). A avaliação final é feita na forma de exame final e poderá ser efetuada em qualquer das épocas de exame previstas.

Bibliografia

ADKINS, L. e R. (1989) – Archaeological illustration. Cambridge University Press.
ALBUQUERQUE, J.P.M. (1982) – Atlas do Ambiente. Secretaria de Estado do Ambiente e Recursos Naturais.
BANNING, E. B. (2020). Archaeological Illustration and Publication. In The Archaeologist's Laboratory. Springer, Cham.
MADEIRA, J. L. (2002) – O desenho na arqueologia. Coimbra: Instituto de Arqueologia.
SOUSA, F. (1999) – Introdução ao Desenho Arqueológico. Almada: Câmara Municipal de Almada.
WILSON, D.R. (1982) – Air photo interpretation for archeologists. London.
CERRILLO-CUENCA, E; BUENO-RAMÍREZ, P; BALBÍN-BEHRMANN, R. (2019) - “3DMeshTracings”: A protocol for the digital recording of prehistoric art. Its application at Almendres cromlech (Évora, Portugal). Journal of Archaeological Science: Reports, 25 (2019), 171-183.
ROCHA, L. (2020) - Ilustração em Arqueologia: Tipos, Normas e Conceitos. Évora: Imprensa da Universidade de Évora