2024

Psicologia Educacional

Nome: Psicologia Educacional
Cód.: PSI11440M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento psicológico em contexto, processos de aprendizagem e relações educativas.
- Conhecer e compreender relações entre desenvolvimento, aprendizagem e dinâmicas da relação educativa.
- Conhecer e analisar de modo crítico processos de aprendizagem em contexto educativo.
- Descrever e analisar fenómenos psicológicos subjacentes aos processos educativos, nas suas dimensões pessoais, relacionais e contextuais.
- Aprofundar conhecimentos sobre dinâmicas da relação educativa (processos de ensino, expectativas, interações, gestão da sala de aula e resolução de conflitos).
- Conhecer investigação psicológica no campo da Psicologia da Educação e sua aplicação aos contextos educativos.
- Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas exploradas.

Conteúdos Programáticos

1. Desenvolvimento e Aprendizagem em Contextos Educativos
1.1. Teorias sobre o desenvolvimento humano; o desenvolvimento humano em contexto;
1.2. Perspetivas sobre aprendizagem em contextos educativos: perspetivas comportamentais, cognitivas, sociocognitivas, construtivistas, socioconstrutivistas e ecológicas.
1.3. Metacognição e autorregulação da aprendizagem
2. Fatores pessoais, socioemocionais e relacionais nos processos educativos:
2.1. Autoconceito e autoestima
2.2. Processos motivacionais
3. Dinâmicas interpessoais e contextuais nos processos e contextos educativos.
3.1. Representações e expectativas na relação educativa
3.2. Diversidade(s) em contextos educativos
3.3. Relação educativa e gestão de sala de aula
3.4. Clima de escola e envolvimento do/a aluno/a na escola

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de interpretação das perspetivas psicológicas de desenvolvimento, aprendizagem e educação, procurando-se uma articulação entre as fundamentações da Psicologia e seu enquadramento na formação de docentes. As aulas são desenvolvidas através de: a) aulas de exposição dos conteúdos programáticos, procurando-se uma intervenção ativa dos/as estudantes; b) aulas de cariz teórico-prático com a análise, discussão e reflexão de situações práticas, relacionando a Psicologia da Educação com a intervenção em situações educativas.
Será dado particular relevo à articulação entre os conteúdos programáticos e a investigação que se realização no campo da Psicologia da Educação, fomentando-se o conhecimento da pesquisa científica e sua aplicação a situações educativas,




Avaliação

A avaliação continua consiste na realização de uma prova escrita sobre os conteúdos (peso de 65%) e um trabalho de grupo de aprofundamento de um tópico (35%), com apresentação nas aulas. A prova escrita poderá ser realizada fora do contexto da sala de aula, sendo o enunciado entregue previamente aos/às estudantes e estipulando um período para a preparação das respostas. A avaliação contínua implica a obrigatoriedade de presença em 75% das aulas.
A avaliação final consiste na realização de uma prova escrita sobre os conteúdos (peso de 50%) e um trabalho individual de aprofundamento de um tópico (50%).

Bibliografia

Duchesne, S. & McMaugh (2019). Educational psychology for learning and teaching (6th ed.). Cengage Learning Australia.
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine (2018). How people learn II. Learners, contexts, and cultures. The National Academies Press.
Schunk, D. H. (2020). Learning theories: an educational perspective (8th Ed.). Pearson.
Melo, M. & Veiga, F. H. (2013). Aprendizagem: Perspetivas Sócio-construtivistas. In F.H. Veiga, (coord.). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Climepsi.
Veiga, F. H., Caldeira, S., & Melo, M. (2013). Gestão da sala de aula: Perspetiva Psicoeducacional. In F.H. Veiga, (coord.). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Climepsi.
Wentzel, K. R. & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts: social-emotional, motivation, and cognitive outcomes. Routledge.
Woolfolk, A. (2021) Educational psychology (14th Ed.; Global Edition). Pearson

Equipa Docente (2022/2023 )