2023

Prática de ensino Supervisionada (EMAT)

Nome: Prática de ensino Supervisionada (EMAT)
Cód.: PED11207M
48 ECTS
Duração: 30 semanas/1248 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1- Desenvolver a integração dos diversos saberes disciplinares, em especial da Matemática, da Didáctica da Matemática e da Educação, na prática profissional
O2- Contactar directamente com a prática real de ensino da Matemática no 3º ciclo e ensino secundário, incluindo a oportunidade de leccionação de sequências dos programas de Matemática do 3º ciclo e do ensino secundário
O3- Desenvolver a capacidade de identificar e analisar as aprendizagens matemáticas reveladas pelos alunos, reconhecer os seus problemas e dificuldades mais comuns, e perspectivar formas de contribuir para a sua superação
O4- Desenvolver a capacidade de reflectir criticamente e de forma fundamentada sobre a prática de ensino da Matemática, com vista à regulação da própria prática
O5- Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração com os pares
O6- Desenvolver uma atitude de auto-questionamento e de desenvolvimento profissional.

Conteúdos Programáticos

C1- Dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
C2-Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade
C3- Dimensão profissional, social e ética
C4- Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida

Métodos de Ensino

Esta UC é anual sendo que no 1º semestre tem 145h de contacto e no 2º semestre 240h. O 1º semestre é de observação participante, no sentido de uma compreensão aprofundada do contexto onde irá ocorrer a intervenção. O 2º semestre consiste na leccionação de sequências de aulas em turmas do 3º ciclo e do secundário.
As actividades da PES envolvem a prática pedagógica, a aprendizagem profissional em articulação com os temas a trabalhar no desenvolvimento do currículo, o estudo autónomo e a prática reflexiva a partir de notas de campo ou diários e de discussão participada entre pares.
A avaliação formativa é preferencial, sendo participada por alunos e orientadores em momentos de supervisão cooperada, culminando com elaboração do relatório da PES, apoiado pelo Guião de Avaliação da PES.
A avaliação sumativa tem duas componentes: Classif do desempenho da PES desenvolvida nas escolas-65%; Classif que resulta da apreciação pelo Júri do Relatório da PES e da sua discussão pública–35%

Bibliografia

Abrantes, P.; Leal, L.; Teixeira, P. & Veloso, E. (1994). Mat789. Inovação curricular em Matemática. Lisboa: Glubenkian.

Bishop, A. J., & Goffree, F. (1986). Classroom organization and dynamics. In B. Christiansen, A. G. Howson, & M. Otte (Eds.), Perspectives on mathematics education (pp. 309-365). Dordrecht: Reidel.

Canavarro, A. P. (2003). Práticas de ensino da Matemática: Duas professoras, dois currículos (Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM.

Franke, K. L., Kazemi, E., & Battey, D. (2007). Mathematics teaching and classroom practice. In F. K. Lester (Ed.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 225-356). Charlotte, NC: Information Age Publishing.

Stein, M. K., & Smith, M. S. (1998). Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, 3(4), 268-275.

Equipa Docente