2023

Didática da Matemática

Nome: Didática da Matemática
Cód.: PED11195M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1-Aprofundar conhecimentos sobre as orientações programáticas da Matemática no ensino básico e no secundário
O2-Conhecer aspetos fundamentais do ensino dos temas matemáticos, bem como dos processos matemáticos transversais, incluindo recursos diversos
O3-Conhecer tarefas adequadas para o ensino da Matemática e ser capaz de adaptar/conceber diferentes tipos de tarefas
O4-Conhecer potencialidades das tecnologias digitais como recursos para a aprendizagem da Matemática e ser capaz de as usar efetivamente no ensino
O5-Conhecer metodologias para a organização da sala de aula e perspetivá-las de forma articulada com a abordagem dos conteúdos
O6-Conhecer modelos de ensino da Matemática e desenvolver a capacidade de perspetivar as suas implicações para a aprendizagem da Matemática pelos alunos
O7-Desenvolver a capacidade de problematizar desafios do ensino da Matemática no 3º ciclo do ensino básico e secundário, e de valorizar a investigação como recurso para o desenvolvimento profissional

Conteúdos Programáticos

C1- Os programas de Matemática do 3º ciclo do ensino Básico e do ensino secundário
C2- Temas matemáticos no ensino da Matemática e sua abordagem (Números, Funções, Estatística e Probabilidades, Álgebra, Geometria).
C3- Capacidades transversais no ensino da Matemática (resolução de problemas, raciocínio matemático, comunicação matemática, representações e conexões)
C4- Tarefas matemáticas como suporte para a aprendizagem da Matemática (resolução de problemas, investigações, modelação, exercícios, projetos, jogos)
C5- Materiais manipuláveis para a aprendizagem da Matemática (materiais estruturados e não estruturados)
C6- Tecnologia digital como recurso para a aprendizagem da Matemática (Softwares, calculadoras e QI)
C7- Metodologias de trabalho para a sala de aula (trabalho de grupo, individual, com coletivo da turma)
C8- Modelos de desenvolvimento do currículo de Matemática (do ensino expositivo ao ensino exploratório da Matemática)

Métodos de Ensino

As actividades serão diversificadas, combinando momentos da responsabilidade do docente e outros da responsabilidade dos alunos. Para além da exposição e promoção da discussão dirigida pelo docente, existirão apresentações e discussões promovidas pelos alunos. Estas exigem investimento pessoal mas são apoiadas por guião orientador e recursos recomendados pelo docente. É usado o site do projeto P3M, Práticas Profissionais de Professores de Matemática, que permite abordagem inovadora baseada em casos multimédia a muitos do temas. É explorado software específico que os alunos aprendem a usar a partir de trabalho nos computadores. A avaliação do trabalho dos alunos é baseada na sua participação (P) nas aulas e em três outras componentes. O trabalho de grupo (TG) inclui apresentação em aula; os trabalhos individuais correspondem a um ensaio escrito final (RC) e a um conjunto de pequenas tarefas diversas pedidas entre aulas (TA).
Classif Final: RC- 40%; TG- 30%; TA- 20%; P- 10%.

Bibliografia

- Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC
- Borralho, A., Vale, I., Pimentel, T., Cabrita, I., Barbosa, A.,Fonseca, L e Barbosa, E. (2011). Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática. Lisboa: Texto Editora
- Clements, M.A., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J., Leung, F.K.-S. (Eds.) (2013). Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer
- Canavarro, A. P., Moreira, D., Rocha, M. I. (Eds.) (2008). Tecnologias e Educação Matemática. Vieira de Leiria: SEM/SPCE
- NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Tradução portuguesa dos "Principles and Standards for School Mathematics". Lisboa: APM
- Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.

Equipa Docente (2022/2023 )