2024

Tecnologias de Informação e Comunicação

Nome: Tecnologias de Informação e Comunicação
Cód.: PED11187M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Reconhecer a importância de sustentar cientificamente o uso das TIC em Educação Desenvolver
competências básicas no domínio da literacia digital, através de um processo de trabalho desde a recolha
da informação à construção do conhecimento.
Explicar os fundamentos da aprendizagem multimédia
Elaborar um projecto educativo multimédia.
Saber enunciar os fundamentos do pensamento computacional
Usar, modificar e criar programas de computador com recurso a micromundos computacionais adequados
a crianças e jovens: Scracth/Kodu
Explicar o papel das redes sociais e das comunidades de aprendizagem na configuração de novas
sociabilidades
Conhecer os pressupostos e as medidas adequadas à segurança e proteção das crianças e jovens no uso
das tecnologias, em especial a internet
Planear o uso da tecnologia para apoiar processos de ensino e aprendizagem Avaliar as especificidades
decorrentes da adaptação de tecnologias a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos científicos do uso das tecnologias em Educação
2. As tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos
3. Multimédia em educação: Fundamentos e princípios da aprendizagem multimédia
4. Pensamento computacional: Micromundos computacionais de aprendizagem: Scratch/Kodu
5. Redes sociais e comunidades de aprendizagem: as novas sociabilidades.
6. Segurança, ética e proteção das crianças e jovens no uso das TIC
7. Concepção, planeamento e avaliação de projetos curriculares com recurso às TIC
8. Necessidades educativas especiais e TIC (recursos, materiais pedagógicos de apoio e ajudas técnicas).

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular irá proporcionar contextos de aprendizagem de natureza teórico-prática, prevendo-se que os métodos de ensino possam juntar a exposição dos temas teóricos e atividades práticas, tanto de consolidação (como através da leitura de textos e discussão oral ou em com recurso a ambiente virtual) como a criação de conteúdos que demonstrem a exploração e apropriação pedagógica dos ambientes e ferramentas propostos. Tais criações culminarão com a conceção e apresentação de projetos curriculares a implementar em contextos escolares.

Avaliação

I - Avaliação contínua: Participação (cumprimento das tarefas e atividades 40%); Produto Final – Projeto Educativo (40%); Reflexão crítica final individual (20%).

II- Avaliação final: Redação de um projeto, construção dos respetivos recursos digitais de apoio, sua apresentação e discussão, que deverá demonstrar todas as competências pedagógicas e tecnológicas desenvolvidas no âmbito da unidade curricular, constituindo-se como 100% da avaliação da UC.

Bibliografia

Bates, A. W. T. (2019) (2aEd.). Teaching in a digital age - Guidelines for designing teaching and learning.
Lucas, M. & Moreira, A. (2018) DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Paniagua, A. & Istance, D. (2018). Teachers as Designers of Learning Environments: The importance of Innovative Pedagogies. Educational Research and Innovation, OECD Publishing, Paris.
Papert, S. (1996): A Família em rede - ultrapassando a barreira digital entre gerações. Relógio d'Água. Lisboa.
Peterson, A., et al. (2018), Understanding innovative pedagogies: Key themes to analyse new approaches to teaching and learning, OECD Education Working Papers, No. 172, OECD Publishing, Paris.
Ramos, J.L (2005): Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação. Experiências Educativas Enriquecedoras. Em Silva, R. & Silva, A. (Coord.) Tecnologias e Aprendizagens. Edições Sílabo.