2023
Desafios do Mundo Contemporâneo
Nome: Desafios do Mundo Contemporâneo
Cód.: GEO13353L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Geografia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A Geografia é uma disciplina dinâmica, que adapta a sua orientação e preocupações, em resposta a pressões existentes no mundo real e aos debates internos à disciplina. Pretende-se levar o aluno a entender as mudanças profundas em curso no mundo contemporâneo e os debates que estas mudanças originam. E entender as grandes questões que se colocam à Geografia, e as razões pelas quais diferentes abordagens geográficas são necessárias e complementares. Numa perspectiva geográfica, analisam-se os processos de mudança à escala global, a sua interligação e de que forma determinam as mudanças a que assistimos e que nos afectam, à escala regional e local.
Com esta UC, o aluno deverá ficar a conhecer e compreender
1. Os grandes fenómenos de mudança à escala global
2. As ligações e relações de causa e efeito entre eles
3. A dimensão dinâmica destes processos
4. A importância que estes processos têm para a mudança registada à escala regional e local
5. O olhar geográfico sobre
Com esta UC, o aluno deverá ficar a conhecer e compreender
1. Os grandes fenómenos de mudança à escala global
2. As ligações e relações de causa e efeito entre eles
3. A dimensão dinâmica destes processos
4. A importância que estes processos têm para a mudança registada à escala regional e local
5. O olhar geográfico sobre
Conteúdos Programáticos
O funcionamento global e as ligações entre o global e o local. O olhar geográfico sobre a relação local-global e as mudanças em curso. A Geografia como integradora entre a componente física e ecológica e a social e económica.
A população: demografia e migrações, desequilíbrios e tensões; possibilidade e níveis de intervenção pública
A concentração urbana e as redes urbano-rural: espaços de interligação e interpenetração, modelos de vida e novas relações
Desigualdades económicas e limites do capitalismo enquanto modelo de organização da sociedade
A mobilidade e os transportes: um olhar para o futuro, desafios territoriais de um mundo cada vez mais pequeno.
O limite dos recursos naturais, a degradação e a recuperação ambiental: solos, água
As mudanças climáticas: cenários conhecidos de alterações e impactos previstos; adaptação e mitigação
A sustentabilidade da alimentação e segurança alimentar
Sustentabilidade para o século 21 e mais adiante
A população: demografia e migrações, desequilíbrios e tensões; possibilidade e níveis de intervenção pública
A concentração urbana e as redes urbano-rural: espaços de interligação e interpenetração, modelos de vida e novas relações
Desigualdades económicas e limites do capitalismo enquanto modelo de organização da sociedade
A mobilidade e os transportes: um olhar para o futuro, desafios territoriais de um mundo cada vez mais pequeno.
O limite dos recursos naturais, a degradação e a recuperação ambiental: solos, água
As mudanças climáticas: cenários conhecidos de alterações e impactos previstos; adaptação e mitigação
A sustentabilidade da alimentação e segurança alimentar
Sustentabilidade para o século 21 e mais adiante
Métodos de Ensino
Coordenação por um pequeno grupo de docentes com formação em Geografia, que asseguram a coerência dos temas lecionados e a visão geográfica sobre os mesmos. Os docentes apresentam o conhecimento científico sobre o tema e a análise actualizada do mesmo. Para cada tema, convidados selecionados da academia e do sector empresarial ou associativo trazem à discussão a forma como as alterações globais em curso são sentidas, registadas, e tomadas em consideração na estratégia da empresa e / ou sector e / ou associação.
Os alunos devem participar nas aulas. Para cada tema, desenvolvem pesquisa documental e apresentam a sua análise das questões discutidas, e de como elas afectam a dinâmica dos territórios, populações se actividades económicas, na região em que vivem ou que melhor conhecem.
Os alunos desenvolvem trabalho de grupo e individual.
A participação em conferências ou debates públicos, e a revisão das notícias sobre os temas do programa ou do tema selecionado em cada ano, é incentivada
Os alunos devem participar nas aulas. Para cada tema, desenvolvem pesquisa documental e apresentam a sua análise das questões discutidas, e de como elas afectam a dinâmica dos territórios, populações se actividades económicas, na região em que vivem ou que melhor conhecem.
Os alunos desenvolvem trabalho de grupo e individual.
A participação em conferências ou debates públicos, e a revisão das notícias sobre os temas do programa ou do tema selecionado em cada ano, é incentivada
Bibliografia
Araújo M. (Coord) 2012. Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica. Ministério da Agricultura, do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território, , Ministerio de Agricultura, Alimentation, y medio Ambiente, Lisboa e Madrid, 656 pp
Pereira M., Doingos T., Vicente L. e Proença V., 2009. Ecosistemas e Bem Estar Humano. Avaliação para Portugal do Millenium Ecosystems Assessment, Escolar Editora, 730 pp.
Pinto-Correia T., Primdahl J., Pedroli B., 2018. European Landscapes in Transition Implications for Policy and Practice. Studies in Landscape Ecology. Cambridge University Press, Cambridge, 286 pp.
Pereira M., Doingos T., Vicente L. e Proença V., 2009. Ecosistemas e Bem Estar Humano. Avaliação para Portugal do Millenium Ecosystems Assessment, Escolar Editora, 730 pp.
Pinto-Correia T., Primdahl J., Pedroli B., 2018. European Landscapes in Transition Implications for Policy and Practice. Studies in Landscape Ecology. Cambridge University Press, Cambridge, 286 pp.