2023
Ambientes do Quaternário
Nome: Ambientes do Quaternário
Cód.: GEO13352L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geografia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos:
-adquiram conhecimentos sobre os parâmetros orbitais da Terra e sua influência no ritmo climático do Quaternário;
-relacionem a expansão e retração das calotes de gelo do Plistocénico e a natureza dos processos geomorfológicos, as variações eustáticas do nível do mar e os ambientes das comunidades humanas do Paleolítico;
-identifiquem elementos geomorfológicos gerados durante os períodos glaciários e interglaciários em diferentes sistemas físicos da Terra;
-conheçam os principais métodos de datação aplicados à geocronologia do Quaternário e as suas limitações;
-desenvolvam competências na determinação de movimentos crustais com base em marcadores geomorfológicos (fluviais e marinhos);
-adquiram conhecimentos e técnicas para: 1) compreenderem a formação e evolução dos ambientes sedimentares de transição, 2) caracterizar a sedimentação e evolução das formas de relevo no Quaternário, 3) desenvolver aptidões na elaboração de planos de Ordenamento do Território.
-adquiram conhecimentos sobre os parâmetros orbitais da Terra e sua influência no ritmo climático do Quaternário;
-relacionem a expansão e retração das calotes de gelo do Plistocénico e a natureza dos processos geomorfológicos, as variações eustáticas do nível do mar e os ambientes das comunidades humanas do Paleolítico;
-identifiquem elementos geomorfológicos gerados durante os períodos glaciários e interglaciários em diferentes sistemas físicos da Terra;
-conheçam os principais métodos de datação aplicados à geocronologia do Quaternário e as suas limitações;
-desenvolvam competências na determinação de movimentos crustais com base em marcadores geomorfológicos (fluviais e marinhos);
-adquiram conhecimentos e técnicas para: 1) compreenderem a formação e evolução dos ambientes sedimentares de transição, 2) caracterizar a sedimentação e evolução das formas de relevo no Quaternário, 3) desenvolver aptidões na elaboração de planos de Ordenamento do Território.
Conteúdos Programáticos
1- O conceito do Quaternário, duração na escala geológica. Subdivisões convencionais. A estratigrafia do Europa do Norte, Paises Baixos, Ilhas Britânicas, Russia Europeia e América do Norte.
2- Causas astronómicas da variabilidade climática.
3- Expansão e retração das calotes de gelo, do nível do mar. Isostasia.
4- Principais elementos geomorfológicos (erosivos e de acumulação) gerados durante os períodos glaciários e interglaciários nos diferentes sistemas físicos da Terra.
5 Estratigrafia baseada nos isótopos do oxigénio 18O/16O dos foraminíferos: sondagens das calotes da Gronelândia (GRIP) e da Antártida (Vostok).
6 Diagramas polínicos e interpretações paleoambientais: correspondência com registos marinhos equivalentes.
7 Principais métodos de datação utilizados em sedimentos Quaternários.
8- Estudo dos factores alocíclicos e autocíclicos dos principais ambientes sedimentares de transição. Importância no Ordenamento do Território, a avaliação de riscos naturais.
2- Causas astronómicas da variabilidade climática.
3- Expansão e retração das calotes de gelo, do nível do mar. Isostasia.
4- Principais elementos geomorfológicos (erosivos e de acumulação) gerados durante os períodos glaciários e interglaciários nos diferentes sistemas físicos da Terra.
5 Estratigrafia baseada nos isótopos do oxigénio 18O/16O dos foraminíferos: sondagens das calotes da Gronelândia (GRIP) e da Antártida (Vostok).
6 Diagramas polínicos e interpretações paleoambientais: correspondência com registos marinhos equivalentes.
7 Principais métodos de datação utilizados em sedimentos Quaternários.
8- Estudo dos factores alocíclicos e autocíclicos dos principais ambientes sedimentares de transição. Importância no Ordenamento do Território, a avaliação de riscos naturais.
Métodos de Ensino
Aulas presenciais teórico-práticas com leitura e interpretação de mapas, figuras, diagramas, tabelas sobre os temas dos diferentes conteúdos programáticos.
Duas visitas de campo para reconhecimento de formas e depósitos relacionados de sistemas fluviais, eólicos e marinhos gerados durante o período Quaternário.
Avaliação por exame teórico-prático (50%) e trabalho individual (50%) sobre o trabalho realizado nas visitas de estudo.
Duas visitas de campo para reconhecimento de formas e depósitos relacionados de sistemas fluviais, eólicos e marinhos gerados durante o período Quaternário.
Avaliação por exame teórico-prático (50%) e trabalho individual (50%) sobre o trabalho realizado nas visitas de estudo.
Bibliografia
Barron, E.J.1996 Climate variation in the Earth History,25p.
Dutton A., A. E. Carlson, A. J. Long, G. A. Milne, P. U. Clark, R. De Conto, B. P. Horton, S. Rahmstorf, M.E. Raymo,2015.Sea-level rise due to polar ice-sheet mass loss during past warm periods , Science, vol.349,7p.
L de Abreu,NJ Shackleton,J Schönfeld,M.Hall.2003. Millennial-scale oceanic climate variability off the Western Iberian margin during the last two glacial periods. Marine Geology,196,1-20.
Lowe,J.J.,Walker, M.2014 Reconstruction Quaternary Environments,446p.
Masselink,G., 2003.Introduction to coastal processes and geomorphology. Ed.Arnold.354p.
Siddall M.,J.Chappell, E.K.Potter,2007.Eustatic sea level during past interglacials.Developments in Quaternary Sciences,vol.7,75-92.
Walker, M.J.C.;S. Björck, J.J. Lowe, L.C. Cwynar, S. Johnsen, K.-L. Knudsen, B. Wohlfarth 1999. Isotopic events in the GRIP ice core: a stratotype for the Late Pleistocene. Quaternary Science Reviews. Volume 18, Issues 10-11,1143-1150
Dutton A., A. E. Carlson, A. J. Long, G. A. Milne, P. U. Clark, R. De Conto, B. P. Horton, S. Rahmstorf, M.E. Raymo,2015.Sea-level rise due to polar ice-sheet mass loss during past warm periods , Science, vol.349,7p.
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