2024

Modelos Experimentais em Biomedicina

Nome: Modelos Experimentais em Biomedicina
Cód.: CMS14314L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biomédicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudo dos modelos experimentais utilizados em biomedicina, suas vantagens e limitações; e legislação que regula a utilização de animais de experimentação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com base na regra dos 3 Rs os objetivos desta UC estruturam-se em torno do aprofundamento do conhecimento relativamente a cada um deles:
-Replacement: que modelos alternativos aos animais podem ser usados em biomedicina?
-Reduction: na necessidade de usar animais, como reduzir o seu número?
-Refinement: como reduzir o grau de severidade e dor infligida aos animais em experimentação? No final, o aluno deverá ser capaz de, no âmbito da investigação biomédica:
- Reconhecer a importância de recorrer a modelos experimentais;
- Identificar diversos tipos de modelos experimentais;
- Enumerar vantagens e desvantagens na utilização dos diferentes modelos experimentais;
- Tomar decisões informadas relativamente à escolha de um determinado modelo com base no objetivo específico de cada projeto de investigação e tendo em conta a legislação vigente;
- Elaborar um desenho de estudo propondo um modelo experimental, com base numa questão de investigação científica.

Conteúdos Programáticos

- Modelos experimentais em biomedicina - vantagens e limitações.
- A regra dos 3Rs na utilização de modelos biológicos em biomedicina – âmbito de aplicação.
- Replacement – modelos alternativos aos animais - Modelos “in silico”; modelos “in vitro”; modelos celulares (linhas celulares; organoides; xenotransplantes); modelos “ex vivo”.
- Reduction – estratégias de redução do número de animais em experimentação – pesquisa bibliográfica; relevância da publicação de resultados; critérios de escolha de um determinado modelo experimental animal; design experimental; análise estatística. Alguns exemplos.
- Refinement – o objeto da ciência de animais de laboratório; relevância da melhoria das condições de acondicionamento dos animais; anestesia e analgesia em experimentação; definição de end points.
- Legislação que regula a utilização de animais de experimentação.

Métodos de Ensino

Exposição teórica (T-12h); Seminários desenvolvidos como sessões de debate sobre determinados pontos programáticos (S-4h); Elaboração, em grupo, de um trabalho apresentando um desenho de estudo com a proposta de um modelo experimental, com base numa questão de investigação biomédica (TP-12h).
Avaliação contínua:
A nota final será calculada tendo em conta a média ponderada das classificações obtidas na avaliação contínua da participação nos seminários (20%), no trabalho escrito (40%) e na apresentação oral da mesma (20%) e no exame escrito final (20%).
Avaliação por Exame:
A avaliação por exame consistirá num teste escrito a realizar na época de exame prevista no calendário escolar e incidirá sobre toda a matéria lecionada. A nota final será calculada tendo em conta a média ponderada das classificações obtidas no exame escrito (40%) e da classificação obtida por avaliação contínua na componente teórico-prática, correspondente ao trabalho escrito (40%) e sua apresentação (20%).

Bibliografia

(1) Russell, W.M.S. and Burch, R.L., (1959). The Principles of Humane Experimental Technique, Methuen, London. ISBN 0900767782
(2) Tarik F. Massoud, George J. Hademenos, William l. Young, Herzhen Gao, John Pile-Spellman and Fernando Vinuela; Principles and philosophy of modeling in biomedical research, FASEB J. 12: 275-285, 1998
(3) Van Zutphen, L.F.M.; Baumans, V., Beynen, A.C., (1993) Principles of Laboratory Animal Science – A contribution to the humane use and care of animals and to the quality of experimental results, Elsevier, Amsterdam, The Netherlands.
(4) Doyle, A., Griffiths, J.B., and Newell, D.G. ed. (1998). Cell and tissue culture: Laboratory procedures. John Wiley and Sons. Salbury, UK.
(5) Davis, J.M. ed. (1996). Basic cell culture: A practical approach. PAS.
(6) Boulton, A.A., Baker, G.B. and Walz, W. (1992). Practical cell culture techniques. Humana Press, New Jersey, USA.