2024

Sociologia da Cultura

Nome: Sociologia da Cultura
Cód.: SOC02420L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos 


1- Oferecer uma perspectiva actualizada do que pode ser uma Sociologia da Cultura na Contemporaneidade, abarcando a generalidade dos fenómenos fulcrais que afectam a sociedade e o mundo, alterando a morfologia do conceito e da própria materialidade dos ojectos que formam o que é definido como "cultura" 


2- Oferecer ao aluno a generalidade das vias de acesso metodológicas e epistemológicas no sentido de o capacitar para a análise abrangente dos fenómenos culturais.

Conteúdos Programáticos

I- A Cultura como problema-Considerações preliminares: «Da prioridade da Experiência»1.1. Introdução: Problematizar a Cultura1.2. A modernidade como horizonte da crítica da Cultura1.3. A analítica da actualidade como crítica da cultura1.4. Conclusão: da impossível representação da totalidade da experiênciaII. A Invenção da CulturaConsiderações preliminares: «A cultura corno construção histórica»2.1. Introdução: A cultura enquanto efeito da modernidade2.2. A matriz iluminista e o surgimento do Processo Civilizacional2.3. 0 romantismo como compensação do universalismo da Civilização 2.4. A querela entre civilização e cultura no século XIX 2.5. 0 império da cultura no Século XX2.6. Conclusão: da esteticização como lógica da culturaIII - Genealogia da Esteticização ContemporâneaConsiderações preliminares: «Algumas questões sobre a esteticização moderna»3.1. Introdução:3.2. Genealogia da esteticização moderna3.2.1. Da aparência 3.2.2. Da expressão 3.2.3. Da autenticidade 3.3. Conclusão: IV - Os Media e a Crise da CulturaConsiderações preliminares: «Da imagem do mundo ao mundo da imagem»4.1. Introdução4.2. A entrada da técnica na cultura (Walter Benjamin)4.3. Uma resposta ambivalente: Vanguarda e Kitsch (Clemente Greenberg) 4.4. 0 domínio do Espectáculo (Guy Debord)4.5. Crítica da Cultura (Adorno)4.6. Um paradigma: «High and Low» (T. S. Elliot)4.7. Convergências e generalização da esteticização: Cultura, mass media e mediação 4.8. Conclusão: V - Aparelhamento estético do Mundo e Razão MedialConsiderações preliminares: «A nova lógica das ligações na contemporaneidade»5.1. Introdução: Esteticização, Técnica e Ligações5.2. Ligações directas e imediatas, ou das ligações perigosas 5.3. A Imagem como fundamento do aparelhamento estético 5.4. A razão medial5.4.1. A teoria dos media de McLuhan5.4.2. A mediologia de Régis Debray5.4.3. Medialidade e agir humano (Giorgio Agamben)5.5. Conclusão: a nova imediaticidade de fundo tecnológicoVI - A ciberculturaConsiderações preliminares: «A técnica como via crucial para interrogar a cultura contemporânea » 6.1. Introdução: a ambiguidade da cibercultura6.2. Realidade, Simulacro e virtual6.3. Tempo, Velocidade e instantaneidade6.4. Mutação topológica: da emergência do ciberespaço 6.5. Corpo, cyborg e subjectividade6.6. A tecnologização da memória: arquivos e data bases6.7. Artes tecnológicas: do mito da interactividade à nova hibridação cultural6.8. Da transpolítica: Cidade Virtual, Globalização e controlo. 6.9. Conclusão VII. CONCLUSÃO7.1.0 juízo como condição de criticabilidade da cultura   

Métodos de Ensino

Calendarização de tarefas de aprendizagem; exposição das formas de avaliação; apresentação dos auxiliares
didáticos; exposição dos tópicos mais problemáticos; Debate e esclarecimento de dúvidas; acompanhamento da
integração de matérias e preparação para as avaliações. Avaliação presencial a partir das intervenções dos
alunos.
Avaliação contínua: três aferições - (40%+40%+20%) sendo duas por prova escrita (frequências - 80%), e 20% aferidos com base na presença e participação nas aulas.
Avaliação por exame final (70%+30%) = 70% a aferidos a partir de prova escrita presencial, acrescidos de 30% aferidos a partir de trabalhos de perfil idêntico ao solicitado, nesse ano, em avaliação continua.

Avaliação

Avaliação Continua, incluindo Trabalhos individuais, constituição de dossier de Disciplina; Frequências (2 a 4) e avaliação directa (oral) por frequência e nível de participação em aula.

Bibliografia

BAUMAN, Z. Culture as Praxis, ed. SAGE, London, 1999 ;


CERTEAU, Michel de, La Culture au Pluriel, Paris, Minuit, 1993
CRANE, Diane, The Sociology of Culture, Cambridge, Basil Blackwell, 1994
CRESPI, Franco, Manual de Sociologia da Cultura, Lisboa, estampa, 1997
FREITAS, Eduardo de et al, "Uma reflexão sobre políticas culturais" in AAVV, Dinâmicas Culturais, Cidadania e Desenvolvimento Local, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia, 1994*
GOLDMANN, Lucien, A Criação Cultural na Sociedade Moderna, Lisboa, Presença, 1976.
JACOB, François, O Jogo dos Possíveis. Ensaio sobre a diversidade do mundo vivo. Lisboa, Gradiva, 1985.
LOPES, João Teixeira, A Cidade e a Cultura, Porto, Afrontamento, 2000
LOPES, João Teixeira, Da Democratização à Democracia Cultural. Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público, Profedições, 2007
MIRANDA, J.A.B., Teoria da cultura, ed. Sec XXI, Lisboa, 2002; 
PINTO, José Madureira, "História da produção cultural e percepção estética" in  Cadernos de Ciências Sociais, nº 18, 1998
SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos Santos (org.), Cultura e Economia, Lisboa, ICS, 1994
SILVA, Augusto Santos, Tempos Cruzados- Um Estudo Interpretativo da Cultura Popular, Porto, Afrontamento, 1994

Equipa Docente (2023/2024 )