2024

Sociologia da Comunicação e dos Média

Nome: Sociologia da Comunicação e dos Média
Cód.: SOC02414L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Domínio da literacia mediática; conhecimento  das Teorias da Comunicação e constituição das empresas mediáticas; capacidade de interpretar os processos de construção de conteúdos e veiculação mediática; conhecimento dos processos de implantação das NT a nível global; Implicações Sociais.

Conteúdos Programáticos

1— O Devir da Comunicação  A Pirâmide dos Processos de Comunicação na SociedadeMASSA2— Conceitos e modelos  O conceito de “massa”CARACTERíSTICAS TIPIFICADAS DA COMUNICAÇAO DE MASSAMODELOS DE COMUNICAÇãO E TEORIASPERSPECTIVAS DA COM. DE MASSAOs mass media e o desenvolvimentoPERSPECTIVAS DE COMUNICAÇÃO: TRANSMISSÃO VS RITUALA Dissolução do conceito de massa3— A importância dos media: Uma História dos Media  O nascimento da imprensa jornalísticaO CINEMANascimento da rádio e TvA Música gravada4— A Comunicação Mediática como Objecto de Estudo  DEFINIÇÕES SOCIAIS DOS MEDIA — IMAGEM PúBLICA DOS MEDIAI— Relações dos media com o Estado e a SociedadeII — Valores sociais e culturais


III — Características organizacionais e tecnológicasIV — Condições de distribuição, recepção e utilizaçãoV — Relação social entre emissor e receptorDefinição dos Novos MediaTeoria dos media e teoria da sociedade,Percepções dos papéis de mediaçãoOs efeitos do mercado 5— O Negócio dos Media  I — Os Lucros e o Interesse Público


II — O Modelo da Esfera Pública


III— Porque é que a indústria dos media é diferente das outras?


IV — O Crescimento dos MediaIVa) A Televisão


V — A Estrutura Industrial e a Estratégia Corporativa: observando a emergência dos conglomeradosA premissa dos efeitos dos mediaUma tipologia dos processos de efeitos dos media


VI —Tendências na Indústria dos media: As Mudanças Estruturais


VII — A Negligência do Serviço Público


VIII — Como o negócio dos media influencia a SociedadeEstudo do conteúdo dos mediaHegemoniaQualidadeCrítica do comercialismo dos media


O modelo de tecnologia e mudança cultural - Audiências e Concorrência pela AtençãoO MODELO DA ATENÇÃOOS DIVERSOS QUADROS SITUACIONAISO problema do Conceito de AudiênciaTipologias da audiênciaA Audiência como mercadoPrincipais objectivos da investigação de audiênciasAs principais dimensões da audiência A PUBLICIDADEA globalização da cultura — Novos Media Electrónicos  Novos ProcessosA TEORIA SOCIAL E OS NOVOS MEDIAA internet. O determinismo tecnológico dos mediaA emergência da sociedade da informaçãoNova base para uma teoria dos novos mediaTópicos para uma teoria dos novos mediaAs múltiplas lógicas da Comunicação de Massa

Métodos de Ensino

Calendarização de tarefas de aprendizagem; exposição das formas de avaliação; apresentação dos auxiliares
didáticos; exposição dos tópicos mais problemáticos; Debate e esclarecimento de dúvidas; acompanhamento da
integração de matérias e preparação para as avaliações. Avaliação presencial a partir das intervenções dos
alunos.
Avaliação contínua: três aferições - (40%+40%+20%) sendo duas por prova escrita (frequências - 80%), e 20% aferidos com base na presença e participação nas aulas.
Avaliação por exame final (70%+30%) = 70% a aferidos a partir de prova escrita presencial, acrescidos de 30% aferidos a partir de trabalhos de perfil idêntico ao solicitado, nesse ano, em avaliação continua.

Avaliação

Avaliação Continua, incluindo Trabalhos individuais, constituição de dossier de Disciplina; Frequências (2 a 4) e avaliação directa (oral) por frequência e nível de participação em aula.

Bibliografia

Mass Communication Theory, McQuail, Denis, ed.SAGE, London, 1987.


Sociologia dos Media, Rémy Rieffel, ed. Porto Editora, Porto, 2003.


A Segunda Era dos Media, POSTER, M. ed. CELTA, Oeiras, 1999,


Karl Erik, Communication, ed. SAGE, London, 2000


Introdução ao Estudo da Comunicação , Fiske, J., ed. ASA, Porto, 1993, or. Routledge

Equipa Docente (2023/2024 )