2024

História da Arte Contemporânea

Nome: História da Arte Contemporânea
Cód.: HIS02463L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História da Arte

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender a evolução das formas artísticas no tempo, de finais do século XVIII à actualidade, nos contextos do espaço e das circunstâncias históricas da sua criação.
Ser capaz de identificar, caracterizar e distinguir os valores formais dos principais estilos, movimentos e tendências da História da Arte Contemporânea.
Conhecer os autores e as obras fundamentais dos diferentes estilos, movimentos e tendências artísticos.
Saber identificar e analisar temas, conteúdos e motivos iconográficos e iconológicos.
Conhecer os princípios e as teorias dominantes na cultura artística contemporânea.
Ser capaz de reflectir e debater o/os conceito/os de Arte e a sua função na percepção e na organização de uma mundividência.
Domínio metodológico de conceitos e pesquisa.
Saber distinguir contemporaneidade de modernidade, modernismo e vanguarda.

Conteúdos Programáticos

Neoclassicismo e Romantismo
Do Realismo ao Pós-Impressionismo. A Fotografia. Escola de Barbizon, Manet e os Impressionistas. O
Expressionismo.
Arquitetura e urbanismo no contexto da industrialização. A arquitetura do ferro. O modelo da Paris. A Escola de
Chicago.
Arte Nova e Art Déco.
As Vanguardas. Fauvismo, Die Brücke, Der Blaue Reiter e Abstracionismo. Cubismo, Futurismo, Construtivismo,
a Pintura Metafísica, Dadaísmo e Surrealismo. De Stijl e Bahaus.
As novas linguagens internacionais da arquitetura. Frank Lloyd Wright, Le Corbusier., Mies Van Der Rohe e
Alvaro Aalto.
Entre Informalismo e Ação. Action Painting. Happening. Performance
O Regresso à figuração. Neorrealismo. Pop Art. Híper-Realismo. Nova-Figuração.
A nova abstração. Expressionismo Abstrato. Abstracionismo pós-pictórico. Op Art. Arte Cinética. Minimalismo.
Arte conceptual. Body Art. Land Art. Arte Povera.
Tecnologia e Megaestruturas: as novas utopias urbanas e arquitetónicas.
Pós-modernismo? Discussão de um conceito.

Métodos de Ensino

Lecionação expositiva de conteúdos fundamentais, com recurso a meios auxiliares de ensino, conducentes ao
confronto com as realizações artísticas. Acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de
expressão de conhecimentos. Visitas de Estudo.
O aluno pode optar entre regime de exame e avaliação contínua. A avaliação contínua inclui frequência (50%),
trabalhos (30%) e comentários temáticos e iconográficos (20%)

Bibliografia

Mª. Dolores ANTIGUEDAD, Sagrario AZNAR – El Siglo XIX. El cauce de la memoria. Madrid: Ediciones Istmo,
1993.
Alfredo ARACIL, Delfín RODRÍGUEZ – El Siglo XX. Entre la muerte del Arte y el Arte Moderno. Madrid: Ediciones
Istmo, 1988.
Giulio Carlo ARGAN – Arte Moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia
das Letras, 1992.
Hans BELTING, Art History After Modernism. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
Leonardo BENEVOLO – Historia de la Arquitetura Moderna. Barcelona: Gustavo Gili, 2002 (8º ed.).
Donald KUSPIT – The End of Art. Cambridge University Press, 2004.
Josep Maria MONTANER – A Modernidade Superada. Arquitetura, Arte e Pensamento do Século XX. Barcelona:
Editorial Gustavo Gili, 2001.
Nikolaus PEVSNER – Os Pioneiros do Desenho Moderno. Lisboa. Rio de Janeiro: Editora Ulisseia, s.d.

Equipa Docente (2023/2024 )