2024

História Contemporânea II

Nome: História Contemporânea II
Cód.: HIS02448L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta u.c funciona para os estudantes de História e para os de filosofia contemporânea. Um caldo académico com diferentes registo de aberturas sobre história do século XX e XXI, onde se cruza a ideologia com cultural, a globalização com a história das ideias e sociedade no século dos extremos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Transmitir conhecimentos gerais e específicos sobre história política, económico-social e cultural do séc. XX e dos primórdios do séc. XXI;
Compreender as estruturas económicas, sociais e culturais na Europa e Novo Mundo;
Relacionar o movimento de ideias e as ideologias com as estruturas e conjunturas económicas e sociais;
Adquirir conhecimentos que habilitem os alunos a prosseguir estudos pós-graduados;
Aprofundar competências de literacia ao nível do uso das tecnologias da informação e dos tradicionais suportes impressos;
Desenvolver o espírito crítico na escolha das fontes de informação e seu manuseamento;
Desenvolver capacidade de trabalho autónomo e coletivo;
Desenvolver competências nos domínios da expressão oral e escrita, integrando o vocabulário do domínio da história e das ciências sociais.

Conteúdos Programáticos

O curto-longo século XX_Novo Milénio. Desafios de história global - «descolonizar narrativas historiográficas».
1. Heranças do século XIX – século laboratório. Permanências e inovações de século XX. Estados e Nações; ciência, técnica e tecnologia – investigação e aplicação na sociedade industrializada. Colónias_ colonialismo; emergência do Mundo Novo: USA e a América Latina, África e Ásia.
2. Consumos e hábitos culturais – sociedade de consumo, urbanismo e ruralidade. Novas tipologias sociais e culturais do século XX: cinema, música, desporto, turismo, ecologia-ambiente.
3. Produção de memória do século XX: práticas comemorativas.
4. Descolonizações, emergência do mundo afro-asiático (política, e economia, cultura e antropologia) - comparabilidade transnacional.
5. Sair do século XX, rumo ao Novo Milénio. Desafios de investigação para Ciências Sociais e Humanas, onde a HISTÓRIA é uma ferramenta conceptual e utilitária de abordar cientificamente o passado e a memória recente

Métodos de Ensino

Procura-se corresponder às expectativas dos alunos, relativamente a interesses fundamentados de investigação, e recorremos a novas técnicas de pesquisa, particularmente, o uso das novas tecnologias e suportes da informação, sem contudo descurar a pesquisa nos tradicionais suportes. A estratégia de trabalho centra-se na construção de ponte de trabalho entre equipa doente e estudantes – com aulas expositivas e aulas de laboratório que são polarizadas pelos estudantes em formato de grupo ou individual. É estabelecida investigação das unidades de I&D, trazendo investigares a dialogaram com os estudantes. Avaliação – forte incentivo a avaliação contínua, sendo composta por produção de dois textos escritos individuais (50%) e um trabalho de equipa (50%), para além da obrigatoriedade de aulas de laboratório de comentário de textos. Pode haver alternativa de um dos trabalhos ser substituído por frequência. Existe também o modelo de Exame final.

Avaliação



Os alunos puderam optar entre o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação por Exame Final.


Constituiram elementos para a avaliação contínua:



  • 1 teste escrito (60%)

  • Apresentação de um trabalho numa aula e redacção de um texto sobre o trabalho (35%).

  • Assiduidade (5%).


O exame Final consistiu numa prova escrita, com hipotese de uma prova oral para as classificaçoes entre 8 e 9 valores.

Bibliografia

Appleabaum Anne (2013). Iron Curtain: The Crushing of Eastern Europe 1944-56. Penguin. (pt_trad).
Bod, R., Kurseel, J., Maat, J., Weststeij, T. (2016), A New Field: History of Humanities. History of Humanities, Volume 1, Number 1.
Briggs, A. Burke, P. (2001). A social history of the media. From Gutenberg to the Internet, Cambridge: Polity Press.
Chakrabarty, D. (2000). Provincializing Europe : Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton : Princ¬eton University Press.
Frevert, U., e Haupt, H-G. (coord.). (2002). El Hombre del siglo XX. Madrid: Alianza Ed.
Fulbrook, Mary (coord)( 2009). Europa desde 1945. Porto:Fio da Palavra.
Hartog, François (2016). Regimes of Historicity: Presentism and Experiences of Time. New York: Columbia, University Press.
Hobsbawm, Eric (2002). A Era dos Extremos, Lisboa, Presença.
Judt, Tony (2010). Pós Guerra. História da Europa desde 1945. Lisboa: Ed. 70.
Roberts, J. M. (2007). História do século XX, 2 vols.. Lisboa: Ed. Presença.

Equipa Docente (2023/2024 )