Língua Francesa III
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Competências:
Oral: Descrever simplesmente uma pessoa, condições de vida, de trabalho, o quotidiano, os gostos, etc.
Escrita: Escrever frases simples ligadas por conectores simples.
Compreensão do oral: Compreender frases relacionadas prioridades imediatas, num discurso articulado.
Compreensão na leitura: Entender textos simples sobre assuntos familiares, numa linguagem frequente ou relacionada com o trabalho.
Interacção oral: Interagir com razoável à-vontade em situações bem estruturadas e conversas curtas; fazer e responder a perguntas; trocar informações sobre assuntos familiares.
Interacção escrita: Escrever notas simples.
Vocabulário: Vocabulário suficiente para conduzir transacções do dia-a-dia.
Gramática: Usar estruturas simples, mas ainda com erros elementares.
Conteúdos Programáticos
B. Compreensão na leitura: compreender um texto (argumentativo, técnico);
C. Interacção escrita: notas, memorandos, cartas, fax, correio electrónico, conferência em linha;
D. Gramática: a esfera do nome (discurso directo, discurso indirecto, determinantes e substitutos do nome), quantificação, qualificação; a esfera do verbo (sintaxe dos verbos, formas activa, passiva pronominal e impessoal, os modos, os verbos declarativos)
E. Vocabulário: elementos lexicais das várias áreas do conhecimento (turismo, gastronomia, história, geografia, etc...)
Métodos de Ensino
(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos jornais, revistas, etc. Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre (1) contínua - teste escrito - 35%; oral- 25%; trabalho em sala de aula - 40%, ou (2) por exame - escrita- 60%, oral 40%
Avaliação
Os alunos poderão escolher entre 3 tipos de avaliação: (a) contínua, (b) mista ou (c) por exame.
a) Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; b) Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; c) Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;
(a) Avaliação contínua: 1 Prova escrita (35%), 1 Prova oral (25%), e Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(b). Avaliação mista: 1 Prova oral (30%), 1 Prova escrita (50%), e Trabalhos escritos diversos (20 %).
(c) Avaliação por exame: 1 Exame escrito (60%) e 1 Exame oral (40%).
Bibliografia
Jacky Girardet, Jacques Pécheur. (2010). Écho A2 - Cahier personnel d'apprentissage. Paris: Cle International.
Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant. (2006). Les exercices de grammaire Niveau A2, corrigés intégrés. Hachette.
C. Barnoud, E. Sirejols. (1993). Grammaire, Niveau 1, exercices. Paris: Cle International.
Robert P., Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.
Librairie Hatier, Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.
Librairie Hatier, La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.
Bescherelle 2, Lorthographe pour tous, Didier.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Fernando dos Santos Gomes [responsável]