2023

Língua Espanhola II

Nome: Língua Espanhola II
Cód.: LLT10800L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudo da Língua Espanhola no nível A2 - A2+através do desenvolvimento das destrezas orais e escritas, com sessões teórico-práticas e participação dos alunos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR: A2)
I. Objectivos:
· compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata; comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.
II. Competências:
A. Produção oral: É capaz de fazer uma descrição simples ou uma apresentação de uma pessoa, das condições de vida ou de trabalho, das actividades quotidianas, daquilo de que gosta ou não, etc.
B. Produção escrita: É capaz de escrever uma série de expressões e de frases simples.
C. Compreensão do oral: É capaz de compreender expressões e palavras-chave relacionadas com áreas de prioridade imediata.
D. Compreensão na leitura: É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho.

Conteúdos Programáticos

- Revisão geral prática dos conteúdos adquiridos durante o semestre anterior.
- O pretérito indefinido: Formas, usos e irregularidades.
- Os marcadores de tempo.
- O pretérito perfecto: Formas, usos e irregularidades.
- Pronomes de complemento directo e indirecto.
- Contraste entre o pretérito indefinido e o pretérito perfecto.
- As contracções.
- A acentuação.
- Regras gerais de acentuação: palavras agudas, graves e esdrúxulas.
- Regras particulares de acentuação: os monossílabos.
- A acentuação de diptongos, triptongos e hiatos.
- O condicional simple: Formas, usos e irregularidades.
- O pretérito pluscuamperfecto: Formas, usos e irregularidades.
- O futuro perfecto: Formas, usos e irregularidades.
- O contraste entre o futuro perfecto, o futuro imperfecto e o condicional simple.

Métodos de Ensino

(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos - jornais, revistas, etc. - Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do
semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

- Aragonés y Palencia. Gramática de uso del español actual. SM. Madrid. 2005
- N. Fernández y J. Lobato. Español 2000. Nivel elemental. Sgel. Madrid. 2007
- AA.VV. Gramática Básica del estudiante de español. Difusión. Madrid,2011
-Penadés Martínez y Martí Sánchez. Gramática española básica. Edinumen. Madrid, 2010
- Sánchez, Martín, Matilla. Gramática práctica de español para extranjeros. Sgel. Madrid.1992
- González Hermoso y Romero Dueñas. Gramática del Español Lengua Extranjera. Edelsa, Madrid , 2011
- Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Gramática española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid,2002
- Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Fonética española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid, 2002
- Ángeles Sanz Juez. Prácticas de léxico español para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid.2002
- C.A. Duarte. Diferencias de usos gramaticales entre español y portugués. Edinumen. Madrid, 2005
- Diccionario de español para extranjeros. Ediciones SM. Madrid, 2010

Equipa Docente