2024

História da Música Ocidental

Nome: História da Música Ocidental
Cód.: MUS10827L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A disciplina visa promover uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música Ocidental, nos seus vários períodos cronológicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música Ocidental referentes ao período cronológico em causa. Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

- A Música no Ocidente Medieval
1 - Origens da salmodia medieval;
2 - Os ritos;
3 - A Missa medieval;
4 - O canto gregoriano;
5 - Os modos litúrgicos;
6 - A solmização;
7 - Primeiras formas de notação musical: os neumas;
8 - Tropos e sequências;
9 - O tropário de Winchester;
10 - O drama litúrgico;
11 - A escola da St.Martial de Limoges;
12 - A Ars antiqua -
a) A escola de Notre-Dame de Paris;
b) Léonin e Pérotin;
c) Organum;
d) Motete;
e) Conductus;
13 - A música profana -
a) Os troubadours;
b) Os trouvéres;
c) Os Minnesänger e Meistersänger;
14 - A Ars nova;
b) A isorritmia;
c) A notação mensural;
d) O motete isorrítmico;
e) Outras formas;
f) Guillaume de Machaut;
g) A música profana na Ars nova;
h) A Ars subtilior;
- A transição para o Renascimento
1- A influência inglesa no Continente;
2 - O discante inglês e o fauxbourdon;
3 - John Dunstable e Lionel Power

N.B. Outros Programas, correspondendo a períodos distintos da HMO, estão disponíveis, em função do ano lectivo.

Métodos de Ensino

Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Realização de um teste escrito no final do semestre.

Regime de avaliação
1. Avaliação contínua
- Leitura e estudo dos vários textos e exemplos multimédia enviados, via Moodle, ao longo do semestre e participação nas aulas nos respectivos comentários e análises (A - 30%)
- 1 apresentação oral sobre um tema da matéria com um máximo de 30 m de duração (A - 30%)
- 1 prova escrita final com a duração máxima de 2 horas (PE - 40%)
2. Avaliação por exame final
- 1 ensaio de síntese original com cerca de 2500 palavras previamente acordado com o docente (E - 20%).
- 1 prova escrita com a duração máxima de 2 horas. (PE - 80%)

Bibliografia

CALDWELL, John, La música medieval, Madrid Alianza, 1978
CATTIN, Giulio, Music in the Middle Ages I, Cambridge University Press, 1984
FERRAND, Françoise, ed., Guide de la Musique du Moyen Âge, Paris, Fayard ? Les indispensables de la musique, 1999
GALLO, F. Alberto, Music of the Middle Ages II, Cambridge University Press, 1985
HILEY, David, Western plainchant: a handbook, Oxford, Clarendon, 1993
HOPPIN, Richard H., Medieval music, NY, London, Norton, 1978
HOPPIN, Richard H., Anthology of medieval music, NY, London, Norton, 1978
PALISCA, Claude V., ed., Norton Anthology of Western music, vol. 1: Ancient to Baroque, 3th ed., New York, London, Norton, 1996
STROHM, Reinhard, The rise of European music, 1380-1500, Cambridge University Press, 1993
STRUNK, Oliver, ed., Source Readings in Music History, vol. 1: Antiquity and the Middle Ages; vol. 2: The Renaissance, NY, London, Norton, 1965
WILSON, David Fenwick, Music of the Middle Ages: and structure, New York, Schirmer, 1990

Equipa Docente (2023/2024 )