2024

Literatura Norte-Americana

Nome: Literatura Norte-Americana
Cód.: LLT10879L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fomentar o estudo, a reflexão e o debate entre docente e alunos sobre certos autores de Literatura Norte-Americana Contemporânea e suas correspondências nas Artes Visuais e Cinematográficas. Dada a influência da cultura norte-americana do séc. XX e XXI na Cultura Ocidental, será essencial que os alunos adquiram competências que promovam uma investigação e aprendizagem que estimulem hábitos e práticas que lhes permitam cruzar saberes entre diferentes domínios de estudo, a fim de obterem um maior conhecimento da sua cultura Europeia actual, podendo os seus saberes aplicar-se futuramente a domínios da crítica literária e cultural, ou servir de base à consolidação de uma formação cultural actualizada que deverá interessar estudantes de todas as áreas científicas.

Conteúdos Programáticos

- O Grotesco na Arte e na Literatura: William Faulkner, Flannery O'Connor e Joyce Carol Oates
- Expressionismo Abstracto e Ficção Gótica Americana.
- Psicos na Literatura e no Cinema.
- Paranóia Cultural na Narrativa Contemporânea Americana.
- A Arte perturbante de Louise Bourgeois, Cindy Sherman, Kiki Smith, Robert Gober, etc.
- O Cinema de Alfred Hitchcock, David Cronenberg, David Lynch e John Carpenter.

Métodos de Ensino

- Utilização de práticas pluridisciplinares propícias ao cruzamento de saberes e mais especificamente ao estabelecimento de interligações da Literatura Norte-Americana Contemporânea com as outras Artes, através do visionamento de documentários , filmes e exposições de arte que complementarão a leitura de obras literárias. Será usado o modelo "scientific-reflective-practitioner", que assume que uma boa preparação implica a aquisição de competências profissionais e de investigação, assim como exige a reflexão sobre elas em relação a uma futura prática profissional. - Presença e participação activa e crítica nas aulas. - Capacidade de iniciativa e investigação. - Realização de leituras, visionamentos e actividades culturais propostas. - Qualidade de trabalhos de investigação (orais e escritos) apresentados durante o período de aulas.

Bibliografia

Hawthorne, Nathaniel. Nathaniel Hawthorne’s Tales, Norton Critical Editions, 2012.

Poe, Edgar Allan. The Selected Works of Edgar Allan Poe, Collins, 2016.

Whitman, Walt. Leaves of Grass. Penguin, 2017.

Melville, Herman. Billy Budd, Bartleby and other Stories. Penguin, 2016.

Body, Cassia. The New Penguin Book of American Short Stories from Washinghton Irving to Lydia Davis, Penguin, 2011.

Bradbury, Malcolm (ed.). From Puritanism to Post-Modernism – A History of American Literature. Penguin, 1992.

Delbanco, Andrew (ed.). Melville, his World and Work, Vintage, 2013.

Millard, Kenneth. Contemporary American Fiction – An Introduction to American Fiction since 1970. OUP, 2000.

Phillips, Christopher. The Cambridge Companion to the Literature of American Renaissance, Cambridge University Press, 2018.

Pire, Beatrice; Arnaud Regnauld (ed.). Contemporary American Fiction in the Embrace of the Digital Age. Sussex Academic Press, 2021.

Equipa Docente (2023/2024 )