2024

Língua Espanhola IV

Nome: Língua Espanhola IV
Cód.: LLT10807L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estudo da Língua Espanhola no nível B2 através do desenvolvimento das destrezas orais e escritas, com sessões teórico-práticas e participação dos alunos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR: B2
I. Objectivos
· compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade (Línguas, Literaturas e Culturas); exprimir-se de modo claro e pormenorizado.
II. Competências:
A. Produção oral: É capaz de fazer uma descrição ou uma exposição pormenorizada.
B. Produção escrita: É capaz de escrever textos pormenorizados, com clareza.
C. Compreensão do oral: É capaz de entender a linguagem-padrão falada
D. Compreensão na leitura: É capaz de ler com um elevado grau de independencia
E. Interacção oral: É capaz de utilizar a língua com fluência, correcção e eficacia
F. Interacção escrita: É capaz de relatar notícias e de exprimir eficazmente pontos de vista por escrito
G. Vocabulário: Possui uma gama de vocabulário sobre assuntos relacionados com a sua área e sobre a maioria dos assuntos
H. Gramática: Bom controlo gramatical; podem ainda ocorrer ‘lapsos’ ocasionais ou erros não sistemáticos

Conteúdos Programáticos

- Uso do Modo Indicativo, Conjuntivo (Subjuntivo) e Condicional.
- Organizar um discurso oral e/ou escrito.
- Acrescentar um ponto de vista.
- Garantir. Realizar perguntas retóricas.
- Indicar preferências, gostos, pena, aborrecimento, frustração.
- Indicar surpresa e tédio.
- Pedir e dar conselhos.
- Dar exemplos.
- Introduzir um tema ou opinião.
- Coordenar partes do discurso.
Conteúdos gramaticais
- Revisão geral prática dos conteúdos gramaticais adquiridos na Língua Espanhola I,
Língua Espanhola II e Língua Espanhola III.
- A acentuação.
- Construção de verbos de influência com Subjuntivo.
- Preposições.
- O Pretérito Imperfecto e Pluscuamperfecto de Subjuntivo: formas, usos e
irregularidades.
- Contraste entre Indicativo e Subjuntivo
- - Epresiones coloquiais

Métodos de Ensino

(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos - jornais, revistas, etc. - Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do
semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

- Nieves G. Fernández y Jesús S. Lobato. Español 2000. Nivel medio. SGEL. Madrid.2007
- Pedro Benítez, Mª Antonieta Andión. Cuaderno de ejercicios para practicar español. Nivel intermedio. Edinumen. Madrid.2004
- Moreno y Hernández. Gramática B1. Anaya, Madrid, 2017
-Baralo, Genis y Santana. Vocablario B1. Anaya. Madrid,2011
- Silvia Ripoll. Conversar en Español B1-B2. UAB. Barcelona , 2013
- Aragonés y Palencia. Gramática de Uso del Español. Teoría y Práctica.B1-B2. Ed. SM. Madrid.2007
-González Hermoso y Romero Dueñas: Gramática del español Lengua Extranjera. Edelsa. Madrid, 2011.
-Ana Dante: ¡Es pan comido! Expresiones fijas. Edinumen. Madrid, 2008
- C.A. Duarte. Diferencias de usos gramaticales entre español y portugués. Edinumen. Madrid,2013
-M. Antonieta Andión. Gramática Práctica del Español. Enclave/Portoeditora. Porto, 2007
-Óscar C. Gili: Diccionario Práctico de Gramática. Edelsa. Madrid, 2005
- Óscar C. Gili y Enrique S. Díaz: Libro de ejercicios del Diccionario Práctico ...

Equipa Docente (2023/2024 )