2024

Latim II

Nome: Latim II
Cód.: LLT10803L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Prosseguir a aquisição de conhecimentos relativos à estrutura da língua latina.
2. Reconhecer e analisar, em textos latinos, os elementos leccionados da morfologia e sintaxe latinas.
3. Prosseguir a aquisição de vocabulário latino e a exploração da sua influência em línguas modernas europeias.
4. Estabelecer relações morfossintácticas entre a língua latina e as línguas europeias modernas (especialmente o português, o espanhol, o francês e o inglês).
5. Reconhecer a língua latina como parte do património europeu, desde a Antiguidade a épocas posteriores
6. Ler e compreender textos da poesia latina.
7. Conhecer aspectos da civilização decorrentes dos textos analisados, e reconhecer a sua influência em variados domínios da cultura europeia.

Conteúdos Programáticos

1. Fonética e Prosódia:
1.1. Sistematização de aspectos da disciplina de Latim I

2. Morfologia:
2.1. Revisão permanente de conteúdos da disciplina de Latim I
2.2. Flexão nominal: temas em –i; temas em consoante; temas em –u; temas em –e
2.3. Adjectivos: adjectivos de 2ª classe
2.4. Flexão pronominal
2.4.1. Pronomes demonstrativos hic, haec, hoc; is, ea, id
2.5. Conjugação verbal:
2.5.1. Tempos do conjuntivo das quatro conjugações na voz activa e do verbo sum
2.5.2. Formas nominais
2.5.3. Tempos do indicativo das quatro conjugações na voz passiva

3. Sintaxe:
3.1. Revisão permanente de conteúdos da disciplina de Latim I
3.2. Orações subordinadas: dependência e função
3.3. Orações subordinadas substantivas e subordinadas adverbiais
3.5. Ablativo absoluto
3.6. Expressões de fim
3.7. Agente da passiva

4. Literatura
4.1. Poemas selecionados de Marcial e Carmina Burana
4.2. Excertos de literatura apócrifa da antiguidade tardia

Métodos de Ensino

Explicação e demonstração. Leitura, análise e tradução. Estudo de casos. Exercícios. Trabalho em grupo. Avaliação contínua/exame - 100% (cf. Regulamento Académico da Universidade de Évora, artº 102º)

Avaliação

De acordo com o estabelecido para as Línguas  Clássicas Curriculares, no Regulamento de Avaliação de
Conhecimentos. Critérios definidos pelo Departamento de Linguística e Literaturas (2015/2016), o aluno poderá optar
pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final (exame).
     
Avaliação Contínua
O regime de avaliação contínua consistirá na realização de duas provas escritas, cujas notas não poderão ser inferiores
a 8 valores, e às quais serão atribuídas as percentagens seguintes:
1a prova: 40%
2a prova: 60%
Exame Final
O regime de exame (épocas normal, recurso e especial) consistirá na realização de uma prova escrita à qual será
atribuída a percentagem 100%.

Bibliografia

Bassols de Climent, M. (1992). Sintaxis latina. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
Fitzgerald, W. (2007). Martial: The World of the Epigram. Chicago: Univ. of Chicago Press.
Lourenço, F. (2019). Nova gramática do Latim. Lisboa: Quetzal.
Hilka, A., Schumann, O. (1930-1971). Carmina Burana. Heidelberg: Carl Winter, Universitätsverlag.
Mantello, F. A. C. & Rigg, A. G. (eds.). (1996). Medieval Latin: An Introduction and Bibliographical Guide.
Washington: Catholic University of America Press.
Schneider, G. (1995). Evangelia Infantiae Apocrypha. Apokryphe Kindheitsevangelien. Freiburg: Herder.
Walsh, P. G. (1993). Love lyrics from the Carmina Burana. Chapel Hill: University of North Carolina Press.

Equipa Docente (2023/2024 )