2024

Elementos de Sociologia da Educação

Nome: Elementos de Sociologia da Educação
Cód.: SOC01654L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

I. NOTA INTRODUTÓRIA:


 O estudo desta unidade curricular procura introduzir o(a) estudante em algumas das principais questões hoje analisadas pela sociologia da educação que são determinantes para a compreensão dos contextos educativos em que os futuros profissionais de Educação Básica concretizarão a sua actividade.


Abordar-se-ão sociologicamente fenómenos educativos escolares e não escolares, em diversos níveis de análise (macro, meso e micro) procurando dotar-se o(a) estudante de uma perspectiva analítica e crítica dos fenómenos educativos.


 II. Objectivos Gerais:


 No final da u.c., pretende-se que o aluno(a) seja capaz de…:



  1. Compreender a especificidade das abordagens teóricas e metodológicas na produção do conhecimento em Sociologia da Educação;

  2. Analisar o processo de construção da escola de massas;

  3. Problematizar as críticas à educação escolar; 

  4. Caracterizar contextos de educação não formal;

  5. Compreender a dimensão espacial da educação;

  6. Compreender o papel da educação na produção e no combate à exclusão social;

  7. Analisar o papel da educação na promoção de uma cultura da igualdade entre géneros;

  8. Analisar as relações da escola com a família e a comunidade;

  9. Caracterizar as possíveis «imagens organizacionais» da escola;  

  10. Problematizar os desafios que se colocam à educação na contemporaneidade.

Conteúdos Programáticos

Conteúdos Programáticos:



  1. A Sociologia da Educação no Contexto das Ciências Sociais (objeto, métodos e delimitação epistemológica):

  2. Educação, Família e Sociedade (perspetivas funcionalista, conflitual e da Nova Sociologia da Educação);

  3. Génese e desenvolvimento da "Escola de Massas";

  4. Crítica da educação escolar; 

  5. A dimensão espacial da educação (espaços sociais, espaços educativos e espaços escolares);

  6. Educação e Exclusão Social (jovens e adultos pouco escolarizados; escolarização de minorias étnicas);

  7. Educação e Género (escolarização das raparigas; cultura da (des)igualdade de género);

  8. Educação, Família e Comunidade (socialização e família; relações com a escola e estratégias educativas das famílias; relações escola-comunidade).

  9. As organizações escolares (à luz da sociologia);

  10. Desafios para a educação [escolar e não escolar].

Métodos de Ensino

Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem é organizado com base em aulas teórico-práticas e aulas tutórias.


Na dinamização das aulas (teórico-práticas), faz-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos e a dinamização de aulas pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos previamente distribuídos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.


No que se refere às horas de trabalho independente, o referido processo é organizado com base em estudo e trabalho individual ou de grupo.

Avaliação

Para ser proposto a avaliação, o/a aluno/a deve estar presente em, pelo menos, 75% das sessões colectivas. A Avaliação realizar-se-á através de uma das seguintes modalidades;


 


1ª Modalidade: Avaliação Contínua à realização de duas Provas Escritas sobre os conteúdos abordados (peso 35% cada) + Trabalho Escrito apresentado oralmente numa sessão colectiva (peso 30%).


 


2ª Modalidade: Avaliação Final por Exame à realização de uma prova de exame (época normal, recurso ou especial, ponderado com 70% da classificação final) + Trabalho Escrito apresentado oralmente numa sessão colectiva (peso 30%).


 


Notas:


à A avaliação final é aferida pelas apreciações sobre o perfil sócio-afectivo do estudante (incidindo quer nas horas de contacto com o docente quer nas horas de trabalho independente) + Presença e participação nas aulas (intervenções efectuadas e empenhamento nos trabalhos), podendo-se manter, subir ou baixar a média da classificação num intervalo de -1 a +1 valores.


à Os trabalhadores-estudantes, independentemente do regime de avaliação por que venham a optar, não estão dispensados da realização do trabalho.


à O Trabalho individual/grupo é apresentado oralmente numa das sessões colectivas, em que devem estar presentes todos os seus autores

Bibliografia

OBRAS FUNDAMENTAIS:


ARROTEIA, J. C. (1991). Análise social da educação. Leiria: Roble Ed.


Barroso, João (2003). A Escola Pública. Regulação, Desregulação, Privatização. Porto: Asa.


BOURDIEU, P; et al. (1970). A Reprodução. Lisboa: Vega


CABANAS, J.M. Quintana (1989). Sociologia de la Educacion. Madrid: Dykinson


DURKHEIM, Émile (2001). Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70


Enguita, Mariano Fernández. (edit.) (1999). Sociología de La Educación. Barcelona: Ariel.


GRÁCIO, Sérgio et al. (1982). Sociologia da educação. Lx.: Liv.Horizonte.


HARGREAVES, Andy (2003). Enseñar en la Sociedad del Conocimiento. Barcelona: Ediciones Octaedro.


MÓNICA, M. Filomena (1981). Escola e classes sociais. Lisboa: Presença.


MUSGRAVE, P. W. (1984). Sociologia da educação. Lx.: F.C.G.


Perrenoud, Philippe. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Edições ASA


PINTO, CONCEIÇÃO ALVES (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.


PIRES, E.L; FERNANDES; A. S.; FORMOSINHO, J. (1991). A construção social da educação escolar. Porto: ASA.


SILVA, Pedro (2003). Escola-Família, uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento.


VILLA, Fernando Gil (1997). Teoría Sociológica de la Educación. Salamanca: Amarú Ediciones.


OUTRAS OBRAS IMPORTANTES:


ANTUNES, Fátima (2004). Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos. Braga: Universidade do Minho – Instituto de educação e Psicologia


BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. (1971). L´Ecole capitaliste em France. Paris: Maspero


BENAVENTE, A. (1990). Escola, professores e processos de mudança. Lisboa: L.H


BOURDIEU, P; et al. (1970). A Reprodução. Lisboa: Vega


CARNEIRO, Roberto (Dir) (2000). Aprender ao Longo da Vida -  revista do colóquio Educação e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian


CHERKAOUI, M. (1986). Sociologia da educação. Lisboa: P.E.A.


DEWEY, Jonh (2002). A Escola e a Sociedade. A Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’ Água


DOMINGOS, A. ; et al. (1986). A teoria de Bernstein em sociologia da educação. Lisboa: F.C.G.


GRÁCIO, Sérgio et al. (1982). Sociologia da educação. Lisboa: Liv. Horizonte.


GRÁCIO, Sérgio (1997). Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais. Lisboa: Educa-Formação


HARGREAVES, Andy (2003). Enseñar en la Sociedad del Conocimiento. Barcelona: Ediciones Octaedro


ITURRA,R.(1990). A construção social do insucesso escolar. Lisboa: Ascher.


MÓNICA, M. Filomena (1981). Escola e classes sociais. Lisboa: Presença.


MONTADON, Cléopâtre e PERRENOUD, Philippe (2001). Entre Pais e Professores, Um Diálogo Possível ?.Oeiras : Celta


MORRISH, IVOR (1983 – 4ª Ed.). Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores.


NETO-MENDES, A. (1995). Profissionalismo docente em debate. in Cadernos de análise sócioorganizacional


da educação, nº 10.


PARDAL, L.A. (1991). A educação, a escola e a estratificação social: elementos de análise sociológica. In Cadernos de análise sócio-organizacional da educação, nº 1.


Perrenoud, Philippe. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escola. Porto: Porto Editora


Perrenoud, Philippe. (2002). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Edições ASA


SILVA, Cristina Gomes da (1999). Escolhas Escolares, Heranças Sociais. Oeiras: Celta


SILVA, Pedro (2003). Escola-Família, uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento


STOER, Stephen. (1986). Educação e Mudança Social em Portugal – 1970-1980, Uma década de transição. Porto: Edições Afrontamento


STOER, Stephen R. e ESTEVES, António Joaquim (1992). A Sociologia na escola – professores, educação e desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento


TEDESCO, Juan Carlos (2000). O Novo Pacto Educativo. Vila Nova de Gaia: FML   


TEODORO, António (2003). Globalização e Educação. Porto: Edições Afrontamento


UNESCO (1996). A Educação - Um Tesouro a Descobrir. Porto: ASA.


VALENTIM, Joaquim Pires (1997). Escola, igualdade e diferença. Porto: Campo das Letras

Equipa Docente (2023/2024 )