Educação, Expressão e Cultura Musical
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Sensibilizar os alunos para a importância da música e das actividades musicais na sociedade e, em particular, no ensino básico.
Alertar os alunos para as suas capacidades de expressão musical.
Desenvolver os seus conhecimentos musicais assim como a sua expressão e cultura musical.
Capacitar os futuros professores para a prática de actividades de educação e expressão musical na sala de aula.
Conteúdos Programáticos
- Conceitos básicos de teoria musical.
- Enquadramento conceptual da educação musical na educação.
- O corpo como instrumento musical: a voz/canto.
- Prática musical: cantar, tocar, criar/compor.
- Projecto musical.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas onde será dada prioridade à reflexão sobre a temática da música na sociedade e na escola; ao estímulo à criatividade musical e à participação dos alunos em actividades musicais.
Avaliação
Avaliação contínua.
A aprovação nesta unidade curricular exige uma frequência mínima de 75% às aulas.
Parâmetros:
Assiduidade (15%)
Participação (35%)
Auto-avaliação (10%)
Realização dos trabalhos propostos ao longo do ano. (20%) *
Concepção e realização de um projecto musical. (20%) *
* Individual e/ou em grupo
Bibliografia
ABELES, HAROLD F. Foundations of Music Education, Schirmer Books, New York, 1984.
Jorgensen, Estelle R. Transforming Music Education, Indiana University Press, 2003.
REIMER. BENNET, A Philosophy of Music Education: Advancing the Vision, Prentice Hall, New Jersey, 2003.
SOUSA, ALBERTO B. Educação Pela Arte e Artes na Educação, Instituto Piaget, Colecção “Horizontes Pedagógicos”, 2003: 1.º vol. Bases Psicopedagógicas e 3.º vol. Música e Artes Plásticas.
WOODFORD, PAUL G. Democracy and Music Education, Indiana University Press, 2005.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Marcos Alexandre Freire dos Santos [responsável]