2024

Prática Pedagógica em Creche

Nome: Prática Pedagógica em Creche
Cód.: PED01616L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


  • Conhecer a acção educativa com crianças dos 0 aos 3 anos em contexto de creche na perspetiva de fundamentar opções futuras relativamente ao nível etário em que pretende lecionar;

  • Caracterizar a organização do ambiente educativo da Creche e refletir criticamente sobre as opções organizativas subjacentes.

  • Conhecer as características e necessidades de crianças entre os 3 meses e os 2 anos e refletir sobre as experiências educativas adequadas a esta faixa etária.

  • Conhecer modalidades de interação entre contextos familiares e contextos institucionais responsáveis pela educação das crianças destas idades.

  • Desenvolver progressivamente competências subjacentes à acção educativa: capacidade relacional e de comunicação, bem como equilíbrio emocional, nas várias circunstâncias da sua atividade profissional; dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas; capacidade de observação do contexto e dos agentes educativos.

  • Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida experimentando práticas de autoscopia e avaliação cooperada.

Conteúdos Programáticos

1. Educação da 1ª infância: a tipologia e a organização das respostas educativas para a infância até aos 3 anos.


2. A creche. Objetivos e funções da creche: o conceito de “educare”; a creche como local de aprendizagem de crianças e de adultos (pais e profissionais).


            2.1.     Documentos Portugueses


            2.2.     Documentos internacionais: UK, Nova Zelândia, High/Scope, Itália.


            3. O trabalho do educador de infância na Creche:


3.1. A relação com as famílias: fatores determinantes; estratégias de comunicação.


3.2. A adaptação do bebé e da família à creche; estratégias facilitadoras.


                        3.3. A organização do ambiente educativo na creche:


3.3.1. Organização do espaço


                                    3.3.2. Organização do tempo


3.3.3. Atividades e materiais


3.4. Resposta às necessidades básicas: segurança, alimento, higiene, repouso.


                        3.5. Relação educativa


4. Prática educativa em Creche: intencionalidade educativa: observar, planear, agir, avaliar, comunicar.

Métodos de Ensino

No âmbito da unidade curricular prevê-se a utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimentos significantes através do envolvimento e participação dos alunos, individualmente e em grupo, nomeadamente:



  • Gestão cooperada do processo de aprendizagem;

  • Aulas expositivas com debate;

  • Realização de trabalhos em grupo;

    • Observação participante em creche,

    • Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em creche;

    • Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos alunos;

    • Apoio e supervisão da observação participante entre os alunos e os educadores cooperantes.

    • Avaliação cooperada da observação participante e intervenção.

    • Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem;

    • Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria.




 


Pretende-se que os alunos se apropriem progressivamente de metodologias diversas de aprendizagem e da organização do estudo.


A construção de um Dossier de Aprendizagem será um instrumento facilitador de um processo de aprendizagem mais consciente e ativo, através do planeamento das atividades, registo sistemático dos processos vividos e sua avaliação reflexiva.

Avaliação

No âmbito da unidade curricular prevê-se a utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimentos significantes através do envolvimento e participação dos alunos, individualmente e em grupo, nomeadamente:



  • Gestão cooperada do processo de aprendizagem;

  • Aulas expositivas com debate;

  • Realização de trabalhos em grupo;

    • Observação participante em creche,

    • Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em creche;

    • Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos alunos;

    • Apoio e supervisão da observação participante entre os alunos e os educadores cooperantes.

    • Avaliação cooperada da observação participante e intervenção.

    • Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem;

    • Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria.




 


Pretende-se que os alunos se apropriem progressivamente de metodologias diversas de aprendizagem e da organização do estudo.


A construção de um Dossier de Aprendizagem será um instrumento facilitador de um processo de aprendizagem mais consciente e ativo, através do planeamento das atividades, registo sistemático dos processos vividos e sua avaliação reflexiva.


Métodos de avaliação



  • De acordo com o que foi acordado com o grupo de alunos, tendo em conta o regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora, os alunos deverão participar em pelo menos 80% das aulas teórico-práticas.

  • A participação dos alunos nas aulas constitui fator ponderado de avaliação.

  • Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.

  • Os trabalhadores-estudantes deverão contactar o docente da unidade curricular no início do semestre, a fim de que com eles seja ajustado o trabalho a efetuar no âmbito da unidade curricular


 


 


Regime de Avaliação Contínua


 


 A avaliação contínua implica:


 



  • Caderno de formação


Breve caracterização do contexto educativo (a pares)


Reflexões diárias da observação participante


Quatro reflexões teórico-práticas de conteúdos específicos (a pares)


Planificações da semana de observação participante


 



  • Assiduidade e participação nas aulas.

  • Informação qualitativa das Educadoras Cooperantes sobre o desempenho das alunas em contexto.


 


A classificação final será obtida através da fórmula:   


 


5 A + B


      6


não podendo o alunos obter nota  inferior a 9 valores em qualquer uma das componentes.


 


Nota: Atendendo à especificidade da disciplina, bem como ao seu modo de funcionamento, a aprovação apenas poderá ser assegurada pela efetiva participação dos alunos nas atividades e trabalhos programados, não havendo assim possibilidade de realização de exame.

Bibliografia

Abbott, L. & Langston, A. (2005) Birth to three Matters: Supporting the Framework of effective Practice. Maidenhead: Open University Press


 


ABBOTT, L. & NUTBROWN, C. (2001) Experiencing Reggio Emilia: implications for Pre-school provision. Open University Press: Buckingham.


 


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BARTHOLOMEW, L. & BRUCE, T. (1993) Getting To Know You – A guide to record-keeping in the early childhood education and care. London: Hodder & Stoughton.


 


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FOLQUE, M. A. (1989). As Rotinas no Jardim de Infância. Cadernos de Educação de Infância, 12, 17-18.


 


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* MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2000) A educação Pré-escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal.. Lisboa. Editorial M.E.


 


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* PORTUGAL, G. (1998), Crianças, Famílias e Creches: uma abordagem ecológica da adaptação do bebé à creche. Porto Editora


 


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PUGH, G. et al. (1994) Confident Parents, Confident Children: policy and practice in parent education and support. London: National Children’s Bureau


 


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SHARMAN, C.; CROSS, W. & VENNIS, D. (1995) Observing Children – a practical guide. London: Cassell


 


SPODEK, B. (Org) (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


 


Revistas:


Cadernos de Educação de Infância (CEI). Associação dos Profissionais de Educação de Infância (APEI).


 


Infância e Educação: Investigação e Práticas. Revista do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI). Porto Editora


 

Equipa Docente (2023/2024 )