2023

Ensino do Meio Físico e Social

Nome: Ensino do Meio Físico e Social
Cód.: PED01610L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



Com a lecionação desta unidade curricular pretende-se que as/os alunas/os sejam capazes de:


·         Avaliar o papel que as ciências naturais e sociais e, consequentemente, o seu ensino e a sua aprendizagem, desempenham num quadro de educação para todos e ao longo da vida, tendo como meta a alfabetização de todos os cidadãos.


·        Compreender e valorizar o papel que a área de Conhecimento do Mundo desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças.


 ·        Relacionar aquele papel com o que é desempenhado pela área do Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente através da abordagem dos respetivos conteúdos curriculares.


 ·     Relacionar, de um modo integrado, a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo no Jardim-de-infância.


 ·       Conhecer e utilizar métodos, técnicas e instrumentos de ensino, adequados à construção do conhecimento no âmbito do Meio Físico e Social.


 ·        Desenvolver atitudes, conhecimentos e competências de índole científica que permitam responder criticamente às exigências de uma sociedade influenciada pela ciência e pela tecnologia.


 ·         Preparar, realizar e avaliar atividades experimentais, pedagogicamente adequadas ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico.


 ·         Conhecer, justificar e fundamentar as atuais correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino das Ciências.


 ·         Conhecer, justificar e fundamentar as novas correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino da História como instrumento de construção identitária.


 ·         Conhecer um conjunto diversificado de técnicas e de métodos de ensino, adequadas à aprendizagem das crianças dos níveis etários com que irão trabalhar, visando a sua aplicação nas áreas de Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio, de um modo fundamentado e articulado.



  •  Desenvolver atitudes científicas no seu próprio trabalho, criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem.


 

Conteúdos Programáticos



1. Da Natureza do Conhecimento ao Conhecimento do Mundo.


1.1. Educação científica e cidadania: uma abordagem a partir das Ciências Naturais e das Ciências Humanas e Sociais.


 1.2. As relações de continuidade pedagógica e curricular entre as áreas de "Conhecimento do Mundo", na Educação Pré-Escolar, e a de "Estudo do Meio" no 1º Ciclo do Ensino Básico.


 2. O conhecimento do educador/professor e os saberes das crianças: a construção do conhecimento através da abordagem de conteúdos e do desenvolvimento de processos e de atitudes.


 2.1. A importância de conhecer e tomar em conta as conceções das crianças: implicações na formação inicial do futuro educador/professor.


 2.2. A descoberta do mundo natural e o questionamento do mundo.


2.3. A construção das noções de tempo e de espaço.


 3. Metodologias de trabalho e utilização de recursos nas áreas de "Conhecimento do Mundo" no Jardim-de-infância e de “Estudo do Meio” no 1º ciclo do E. Básico.


 3.1. A organização dos materiais, das atividades e dos tempos.


3.2. O meio físico e social como recurso: a preparação e a realização de saídas de campo.


 4. O conhecimento do mundo e a educação para a cidadania e a responsabilidade.


 4.1. As inter-relações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente: a importância da respetiva compreensão pelos futuros educadores/professores.


 4.2. Educação ambiental/patrimonial e desenvolvimento sustentável: a educação das crianças para a sustentabilidade e para a preservação e transmissão do nosso património comum.

Métodos de Ensino

Serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos alunos nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva. Serão convidados especialistas em domínios específicos.
Será dado relevo a formas de trabalho centradas no debate e na análise crítica de textos de conteúdo didático relevante. Procuraremos promover a construção e a exploração didática de materiais simples.
Avaliação Contínua: consiste na realização de quatro Tarefas (T) de avaliação, de natureza diversa, individuais e/ou em grupo, realizadas ao longo do semestre e relacionadas com temas estruturantes do programa (50%) e de uma Tarefa Final de natureza científico-didática sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeito a apresentação e discussão em sala de aula (TF). (50%).
Avaliação Final: consiste na realização de uma prova escrita de Exame (6x – 60%) e uma Tarefa Final (TF – 40%).
É obrigatória obtenção de uma classificação parcial igual ou superior a 9,5 em cada modalidade.

Avaliação

 



A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora (Regulamento Escolar Interno). O regime de frequência implica a presença obrigatória em 80% das sessões.Consideram-se aprovados as/os alunas/os que obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores.


As/Os trabalhadores-estudantes deverão contactar as docentes nos trinta dias subsequentes ao início do semestre letivo, a fim de tomarem conhecimento dos ajustamentos que a sua situação específica vier a aconselhar, de acordo com o estipulado no respetivo Estatuto


Para obter aprovação na unidade curricular, qualquer aluno/a que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, poderá optar por uma das seguintes modalidades:


·          Modalidade de Avaliação Contínua: consiste na realização de duas provas de avaliação contínua (Pe e ,Tp) ao longo do semestre. É condição de aprovação a obtenção nas duas provas de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. A prova de avaliação contínua designada por Pe consiste na realização de uma prova escrita, referente aos conteúdos programáticos lecionados. A prova de avaliação contínua designada por Tp consiste na elaboração de um trabalho prático de pares/grupo, apresentado e discutido na turma, cuja realização está igualmente sujeita a normas específicas, oportunamente distribuídas.


 


·         Modalidade de Exame (normal ou de recurso): consiste na realização de um teste escrito globalizante (Te) e de um trabalho prático (Tp), sendo condição de aprovação a obtenção, em qualquer daquelas provas, de uma classificação parcial igual ou superior 9,5 valores.


Os conteúdos a privilegiar na prova escrita (Pe) e no teste escrito (Te) serão definidos de acordo com o programa e previamente anunciados.


 


A classificação final da unidade curricular de Ensino do Meio Físico e Social será obtida através de uma das seguintes fórmulas:


Regime de Avaliação Contínua: C.F. = (2Pe + Tp) /3


Regime de Exame: C.F. = (2Te + Tp) /3


Em que:


Pe = classificação da prova de avaliação contínua.


Tp = classificação do trabalho prático de grupo (comum a ambos os regimes).


Te = classificação do teste escrito (regime de exame).

Bibliografia

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Cid, M. & Fialho, I. (2013). Making sense of the natural world: seeds and plant germination. The Journal of Emergent Science, 5, 22-28.
Fialho, I. (2010). Ensino experimental. In Pasta mágica - Estudo do Meio (1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Areal Editores.
Martins, I. et al. (2009). Despertar para a ciência. Actividades do 3 aos 6. ME-DGIDC.
Miranda, S. R. (2010). Estranhos passados encontrados em um museu: a criança e seus olhares sobre o tempo desconhecido. Cadernos Cedes, 30(82), 369-382.
Magalhães, O. & Barca, I. (2013). História para os mais novos? In J. Prats, I. Barca & R. Facal (Orgs). História e identidades culturais (pp. 728.734). CIED.
Pena, F. e Teixeira, l. (2003). Pequenos gigantes. Educação pré-escolar. Dos 3 aos 5 anos. Porto: Porto Editora
Santos, M. L.; Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. FMS