2024

Análise e Produção de Texto

Nome: Análise e Produção de Texto
Cód.: LLT01640L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A disciplina de Análise e Produção de Texto visa desenvolver nos alunos a sua competência comunicativa na dupla vertente da leitura e da escrita.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

. APRESENTAÇÃO e OBJECTIVOS

A disciplina de Análise e Produção de Texto visa desenvolver, nos alunos, a sua competência comunicativa na dupla vertente da leitura e da escrita. A inclusão desta unidade curricular na formação de 1º ciclo de Educação Básica tem, assim, duas ordens de motivação:

- Por um lado, pretende-se aqui proporcionar a ocasião privilegiada para a prática orientada da leitura e análise de todos os tipos de discurso. Nesse sentido, e numa tentativa de ir ao encontro dos interesses dos alunos, far-se-á uso de algumas obras fundamentais da literatura portuguesa, ou de expressão portuguesa (das quais serão dados excertos, ou textos integrais). Além disso, e concomitantemente, o programa inclui a aquisição de noções basilares dos estudos literários e linguísticos, a promover e a activamente aplicar, pelos alunos, em actividades de análise de texto.

- Por outro lado, e apoiando-se ainda nas noções acima aludidas, assim como em outras de carácter mais prático, esta unidade curricular privilegiará a orientação da actividade de produção, pelos alunos, de enunciados escritos de diversa índole, com ênfase nos de tipo argumentativo e de cariz técnico-institucional (burocráticos e académicos).

 

Conteúdos Programáticos

ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO


Curso: Educação Básica


Ano lectivo: 2015/2016


Docente: Profª. Doutora Maria João Marçalo


Tipologia curricular: (S) Tronco comum, 2º. Ano, 3º. Semestre (3TP)


           


1. APRESENTAÇÃO e OBJECTIVOS


A disciplina de Análise e Produção de Texto visa desenvolver, nos alunos, a sua competência comunicativa na dupla vertente da leitura e da escrita. A inclusão desta unidade curricular na formação de 1º ciclo de Educação Básica tem, assim, duas ordens de motivação:


- Por um lado, pretende-se aqui proporcionar a ocasião privilegiada para a prática orientada da leitura e análise de todos os tipos de discurso, incluindo o literário. Nesse sentido, e numa tentativa de ir ao encontro dos interesses dos alunos, far-se-á uso de algumas obras fundamentais da literatura portuguesa, ou de expressão portuguesa (das quais serão dados excertos, ou textos integrais). Além disso, e concomitantemente, o programa inclui a aquisição de noções basilares dos estudos literários e linguísticos, a promover e a activamente aplicar, pelos alunos, em actividades de análise de texto.


- Por outro lado, e apoiando-se ainda nas noções acima aludidas, assim como em outras de carácter mais prático, esta unidade curricular privilegiará a orientação da actividade de produção, pelos alunos, de enunciados escritos de diversa índole, com ênfase nos de tipo argumentativo e de cariz técnico-institucional (burocráticos e académicos).


 


2. CONTEÚDOS


1. A leitura e análise textual:


1. 1. Elementos do texto


1.1.1 Coesão do texto: ligação das palavras no texto e processos de 


coesão (concordância, ordem das palavras, coesão temporal, paralelismo, coesão lexical, coesão referencial);


1.1.2 Coerência textual: ligação coerente das ideias e processos de 


ligação lógica.  


 


 


2. A produção textual (tendo em consideração níveis de argumentação):


2.1 Elementos do texto: coerência e coesão; a frase – extensão, ordem, qualidades; o parágrafo; o período; a pontuação.


2.2 Técnicas de produção de texto: a inventio (encontrar ideias); a dispositio (planificar) – uma estrutura de base; a elocutio (escrever) – correcção, legibilidade e eficácia comunicativa.


2.3 Tipos de texto: expositivo e expositivo-argumentativo


2.3.1 Discursos que têm por base a paráfrase: resumo, relatório, acta, etc.


2.3.2 Tipos de textos argumentativos: comentário, ensaio crítico, recensão, etc.


 


 


3. BIBLIOGRAFIA


 


3.1 Geral:


AAVV (Instituto Antônio Houaiss). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores. 2002.


CUNHA, Celso e CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo (9ª ed.). Lisboa: Sá da Costa. 1992.


MACHADO, José Pedro. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (7ª ed.). Lisboa: Livros Horizonte. 1995.


MATOS, Maria Vitalina Leal de. Introdução aos Estudos Literários. Lisboa: Editorial Verbo. 2001.


REIS, Carlos, O Conhecimento da Literatura. Coimbra: Almedina. 1995.


3.2 Para as actividades de ESCRITA:


JEOFFROY- FAGGIANELLI, Pierrette. Metodologia da expressão. Lisboa: Editorial Notícias. 1981.


NASCIMENTO, Zacarias e PINTO, José Manuel de Castro. A dinâmica da escrita (5ª ed.). Lisboa: Plátano. 2006.


MACCIO, Charles, Práctica de la Expresión, Barcelona: Paidotribo. 1998.


 


 


 


3.3 Para as actividades de LEITURA:


ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Histórias da Terra e do Mar. Porto: Figueirinhas. S/d (2006?).


ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner (sel.). Primeiro Livro de Poesia. Lisboa: Caminho. 1991.


FONSECA, Manuel da  Cerromaior. Lisboa: Caminho.1991.


 


4. MÉTODOS DE ENSINO


Sessões colectivas de ensino: exposição teórica e discussão com participação activa dos alunos dos diferentes tópicos do programa; apresentação de pequenas exposições orais, individuais ou em grupo, ao longo do semestre e de um trabalho escrito individual ou de grupo.


Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correcção de trabalhos ou exercícios


 


5. AVALIAÇÃO dos ALUNOS


Contínua:  produção de textos de diferentes tipos +  provas escritas de frequência.


—  Teste  dezembro 2015


 


Exame: 100% prova escrita.


—  Exame de Época Normal  : conferir plataforma Moodle


—  Exame de Recurso


 


6. ATENDIMENTO dos ALUNOS:


Quartas-feiras das 9h às 10h


Quintas-feiras das 17h às 18h, gabinete 217-A CES


 


7. CONTACTOS com a DOCENTE:


Email: mjm@uevora.pt


 


 


 


 

Métodos de Ensino

- Sessões coletivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais), seguida de aplicação prática; trabalhos de grupo; realização de exercícios; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.


- Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correção de trabalhos ou exercícios.

Avaliação

AVALIAÇÃO dos ALUNOS


Contínua:  produção de textos de diferentes tipos +  provas escritas de frequência.


—  Teste  


 


Exame: 100% prova escrita.


—  Exame de Época Normal  : conferir plataforma Moodle


—  Exame de Recurso


 

Bibliografia

AAVV (Instituto Antônio Houaiss). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores. 2002.
Cunha, Celso e Cintra, Luís Filipe Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo (9ª ed.). Lisboa: Sá da Costa. 1992.
Gouveia, Carlos A. M. (1996). Pragmática. In Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos A. M. Gouveia. Introdução à linguística geral e portuguesa. Lisboa: Caminho, pp. 383- 419.
Lopes, Ana Cristina Macário & Conceição Carapinha (2013). Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina / CELGA.
Mateus, M.ª Helena Mira et al (2003). Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, João Andrade & Telmo Móia (1995). Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. B. P., M. F. B. do Nascimento, M. A. C. da Mota, L. Segura &, A. Mendes (eds.) (2013). Gramática do Português (Vols. I-II). Lisboa: FCG.
Santos, Joana Vieira (2011). Linguagem e comunicação. Coimbra: Almedina / CELGA.

Equipa Docente (2023/2024 )