2024

Perturbações do Desenvolvimento

Nome: Perturbações do Desenvolvimento
Cód.: PSI13910L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular foi planeada com o objectivo de familiarizar os alunos com as principias perturbações do desenvolvimento ao nível cognitivo, motor, sensorial, comportamental e afectivo, bem como familiarizar os alunos com o léxico comum utilizado nesta área

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos:
Conhecer as características das principais perturbações do desenvolvimento
Conhecer o léxico usado nesta área científica
Reconhecer a importância que o conhecimento sobre as perturbações do desenvolvimento pode ter para o exercício da prática profissional de um psicomotricista

Aptidões e competências
Saber identificar perturbações de desenvolvimento a partir de descrições clínicas
Refletir sobre a importância que a interação entre diversos factores pode ter na etiopatogenia das perturbações do desenvolvimento

Conteúdos Programáticos

1- Deficiência motora
2- Deficiência sensorial
3- Perturbação do desenvolvimento intelectual
4- Multideficiencia
5- Perturbações da comunicação e da linguagem
6- Perturbações do espectro do autismo
7- Perturbações psicossomáticas
8- Perturbações da eliminação
9- Hiperactividade e défice de atenção na criança
10- Perturbações de tiques
11- Dificuldades de aprendizagem
12- Perturbações do comportamento
13- Comportamentos aditivos

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas o docente apresentará os diversos tópicos do programa através de um ensino expositivo e de apresentação de exemplos. As aulas práticas-laboratoriais serão dedicadas à apresentação de trabalhos por parte dos alunos. Serão ainda dedicadas ao estudo de diferentes perturbações do desenvolvimento do ponto de vista clínico, ou seja, sobre o modo como estas se fazem representar na realidade clínica, através da apresentação de casos clínicos, sendo discutidos aspectos relevantes ligados às diferentes perturbações.
A avaliação da cadeira será feita através do sistema de avaliação contínua, composto por 2 componentes: prática (2 trabalhos práticos) e teórica (um teste).
Trabalhos práticos (componente prática obrigatória):
Um trabalho de cariz conceptual e um trabalho de natureza clínica
Quociente de Avaliação: 25% + 25%
Teste de avaliação
Quociente de Avaliação: 50%
A nota mínima em cada uma dos elementos de avaliação é de 8 valores.
Avaliação final
Teste escrito

Bibliografia

Goldstein, Sam & Reynolds, Cecil R. (Eds) (2010). Handbook of Neurodevelopmental and Genetic Disorders in Children. (2nd ed.) Guilford Press.
Goldstein, Sam & Reynolds, Cecil R. (Eds)
Howlin, P., Charman, T-, & Ghaziuddin, M. (eds.). (2011). The SAGE Handbook of developmental Disorders. Sage.
John, W.; Mulick, J. A., & Rojahn, G. (Eds) (2007). Handbook of Intellectual and Developmental Disabilities. Springer.
Marcelli, D. (2005). Infância e psicopatologia. Lisboa: Climepsi.
Marcelli, D., & Braconnier, A. (2005). Adolescência e psicopatologia. Lisboa: Climepsi.
Monteiro, P. (2014) (Coord). Psicologia e psiquiatria da infância e da adolescência. Lisboa: Lidel
Schalock, R. et al (2010). Intellectual Disability: Definition, Classification and Systems of Supports. AAIDD.

Equipa Docente (2023/2024 )