2024
Terapia Aquática
Nome: Terapia Aquática
Cód.: DES13914L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Na terapia aquática, atuação do psicomotricista assume um papel de enorme importância na mediação corporal, neste meio que apela a uma ampla expressão corporal. Perceber os princípios da água e principais implicações terapêuticos no indivíduo é um dos principais objetivos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Ao nível dos conhecimentos os objetivos são:
Identificar e conhecer as diferentes modalidades de intervenção na terapia aquática
Dominar a terminologia específica deste tipo de intervenção na terapia aquática
Descrever os princípios físicos e simbólicos da água e aplicá-los na terapia aquática
Descrever os princípios fisiológicos, psicológicos e terapêuticos da imersão
Identificar e descrever os benefícios, precauções e contraindicações deste tipo de intervenção
Ao nível das competências os objetivos são:
Observar e avaliar os indivíduos com diferentes características no meio aquático
Identificar e definir o perfil de funcionamento em meio aquático dos indivíduos
Identificar os equipamentos aquáticos
Dominar das diferentes técnicas de intervenção
Elaborar o plano terapêutico de uma sessão tendo a água como mediador da intervenção
Identificar e conhecer as diferentes modalidades de intervenção na terapia aquática
Dominar a terminologia específica deste tipo de intervenção na terapia aquática
Descrever os princípios físicos e simbólicos da água e aplicá-los na terapia aquática
Descrever os princípios fisiológicos, psicológicos e terapêuticos da imersão
Identificar e descrever os benefícios, precauções e contraindicações deste tipo de intervenção
Ao nível das competências os objetivos são:
Observar e avaliar os indivíduos com diferentes características no meio aquático
Identificar e definir o perfil de funcionamento em meio aquático dos indivíduos
Identificar os equipamentos aquáticos
Dominar das diferentes técnicas de intervenção
Elaborar o plano terapêutico de uma sessão tendo a água como mediador da intervenção
Conteúdos Programáticos
a. As modalidades de intervenção em Terapia Aquática
b. A água como elemento físico e simbólico
c. Efeitos fisiológicos, psicológicos e terapêuticos da imersão
d. As diferentes abordagens terapêuticas na Terapia Aquática
e. Equipamentos aquáticos
f. Observação do comportamento aquático
b. A água como elemento físico e simbólico
c. Efeitos fisiológicos, psicológicos e terapêuticos da imersão
d. As diferentes abordagens terapêuticas na Terapia Aquática
e. Equipamentos aquáticos
f. Observação do comportamento aquático
Métodos de Ensino
Nas aulas T (realizadas em sala) serão abordados os conteúdos necessários para a contextualização e compreensão das intervenções, recorrendo ao método interrogativo, ativo e expositivo. Nas aulas PL (realizadas em piscina), far-se-á a transposição destes conteúdos, através dos métodos já mencionados bem como do método demonstrativo (simulação da prática). A avaliação contínua será realizada através de diversas atividades realizadas em pequeno grupo e individualmente (50%), e uma frequência escrita (50%). É necessária a presença em pelo menos 75% das sessões. Em cada uma das componentes é obrigatório obter classificação superior a 9,5 valores. A avaliação por exame consistirá de uma prova escrita (50% da nota final) sendo obrigatório a obtenção de uma classificação superior a 9,5 valores, na componente prática, durante a avaliação contínua.
Bibliografia
Franzen, K., & Tryniszewski, P. (2013). Effectiveness of Aquatic Therapy for Children with Neurodevelopmental Disorders: A Systematic Review of Current Literature. The Sage Colleges, School of Health Sciences.
Gresswell, A. (2015). THE HALLIWICK CONCEPT An Approach to Teaching Swimming. Palaestra, 29(1).
Matias, A. R. (2019). A formação dos profissionais de saúde na terapia aquática. Em Terapia aquática: Indicações, métodos e estratégias (pp. 135137). Papa-letras.
Matias, A. R. (2012). Psicomotricidade em meio aquático na primeira infância. Tuttirev Editorial.
Murcia, J. A., & Pérez, L. (2019). Cómo lograr la competencia acuatica. SB.
Potel, C. (1999). Le corps et leau. Éditions érès.
Schitter, A., Fleckenstein, J., Frei, P., Taeymans, J., Kurpiers, N., & Radlinger, L. (2020). Applications, indications, and effects of passive hydrotherapy WATSU (WaterShiatsu)A systematic review and meta-analysis. 15(3), 115. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0229705
Gresswell, A. (2015). THE HALLIWICK CONCEPT An Approach to Teaching Swimming. Palaestra, 29(1).
Matias, A. R. (2019). A formação dos profissionais de saúde na terapia aquática. Em Terapia aquática: Indicações, métodos e estratégias (pp. 135137). Papa-letras.
Matias, A. R. (2012). Psicomotricidade em meio aquático na primeira infância. Tuttirev Editorial.
Murcia, J. A., & Pérez, L. (2019). Cómo lograr la competencia acuatica. SB.
Potel, C. (1999). Le corps et leau. Éditions érès.
Schitter, A., Fleckenstein, J., Frei, P., Taeymans, J., Kurpiers, N., & Radlinger, L. (2020). Applications, indications, and effects of passive hydrotherapy WATSU (WaterShiatsu)A systematic review and meta-analysis. 15(3), 115. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0229705
Equipa Docente (2023/2024 )
- Ana Isabel Rodrigues Morais
- Ana Rita do Amaral Cabrita Matias [responsável]