2024

Prática Psicomotora I

Nome: Prática Psicomotora I
Cód.: DES13908L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC aborda as perspectivas atuais da clínica psicomotora em contextos educativo-preventivo e clínico-terapêutico. Nas aulas P, os alunos dinamizam práticas psicomotoras com crianças em idade pré-escolar e escolar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Adquirir os conhecimentos teóricos e práticos essenciais à intervenção psicomotora em contexto educativo-preventivo e terapêutico, na criança em idade pré-escolar e escolar;
2. Conhecer e compreender os domínios e as etapas do processo de intervenção psicomotora;
3. Conhecer e compreender o papel do psicomotricista no âmbito da saúde mental infanto-juvenil;
4. Adquirir competências de intervenção psicomotora em diferentes quadros da clínica psicomotora.

Conteúdos Programáticos

1. Quadro concetual da intervenção psicomotora (IPm) em contexto educativo-preventivo;
2. Quadro concetual da IPm em contexto clínico-terapêutico;
3. Considerações metodológicas para a realização da intervenção e da sessão psicomotora em contexto educativo-preventivo e em contexto clínico terapêutico;
4. O papel do Psicomotricista ao serviço de uma equipa trans e multidisciplinar;
5. O espaço e o papel do psicomotricista ao serviço da saúde mental infanto-juvenil e a sua intervenção no setting da terapia psicomotora;
6. A clínica psicomotora infanto-juvenil:
a. Inibição psicomotora
i.Descrição e Semiologia psicomotora (PM)
ii. Abordagem PM terapêutica
b. Instabilidade psicomotora
i. Descrição e Semiologia PM
ii. Abordagem PM terapêutica
c. Autismo e psicoses infantis
i. Descrição e Semiologia PM
ii. Abordagem PM terapêutica
7. A pedagogia terapêutica e mudança do paradigma em saúde mental infanto-juvenil
8. A psicomotricidade como pedagogia terapêutica e interventiva

Métodos de Ensino

Nas aulas T serão transmitidos os conceitos T por exposição do professor. Nas aulas PL serão vivenciadas ativ. psicomotoras (PM), por vivências dinamizadas pelo professor e por vivência simulada de sessões de intervenção PM dinamizadas pelos alunos, no domínio educativo ou terapêutico. Sempre que possível as dinamizações de sessões PM são num jardim infantil. A avaliação do aluno será feita através: (1) avaliação contínua - prevê 75% presenças nas aulas PL e T, e nota mínima ≥9.5val. em todos os elementos de avaliação nas componentes PL e T. Avaliação da componente T (peso 60%) é 1 frequência e da componente PL 2 trabalhos de aprofundamento com 2 planeamentos de sessões de psicomotricidade com dinamização à turma e ao professor (peso 40%: 5% a frequência às aulas e 35% 2 trabalhos de aprofundamento). (2) avaliação final - consiste num exame escrito com conteúdos T (peso 60%), nota mínima ≥9,5 valores e aprovação em todos os elementos da componente PL em avaliação contínua.

Bibliografia

Almeida, G. (2004). Intervenção Psicomotora: O aspecto psico-afectivo e relacional inerente à evolução da imagem do corpo: apresentação de um caso. A Psicomotricidade, 4, 59-69
Almeida, G. (2005). O espaço do psicomotricista numa equipa de saúde mental infantil. A Psicomotricidade, 6, 56-64
Branco, E. (2000). Vida, pensamento e obra de João dos Santos. Horizonte.
Balouard, C. (2008). L’aide-mémoire. Psychomotricité. Dunod
Berger, M. (2001). A Criança Instável Abordagem clínica e terapêutica. Climepsi
Castro, A. & Almeida, G. (2013). Intervenção psicomotora no espectro autístico. In M. Brito & A. Misquiatti (Eds). Transtornos do espectro do autismo e fonoaudiologia (pp. 165-171). Editora CRV
Rigal, R. (209). Éducation motrice et l'éducation psychomotrice au préscolaire et au primaire. Presses de l’Université du Qébec
Vidigal, M. & Guapo, M. (2003). Eu sinto um tormento com a ideia do fim definitivo: uma viagem ao mundo do autismo e das psicoses. Trilhos

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