2023

Animais de Companhia, Desporto e Lazer

Nome: Animais de Companhia, Desporto e Lazer
Cód.: ZOO13893L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Possibilita uma visão integrada do cão e do cavalo na sociedade e fomenta uma consciência ética e de cidadania associada a estas espécies. Proporciona o conhecimento da comunicação das espécies entre si e com o Homem, bem como as particularidades relacionadas com o seu ensino e maneio.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC é formada por dois módulos independentes versando duas espécies: 1) cães e 2) cavalos.
Módulo 1- Espécie canina.
Objectivos: Possibilitar aos alunos uma visão integrada do cão, com ênfase para a compreensão do comportamento dos cães, bem como dos processos de comunicação entre os cães e entre cães e o Homem. Possibilitar o conhecimento fundamental das particularidades reprodução e sanidade dos canídeos. Possibilitar os conhecimentos básicos para a educação e ensino do cão. Fomentar uma consciência ética e de cidadania do cão na sociedade.
Módulo 2 - Espécie equina
Objectivos: Dotar os alunos das competências teóricas e práticas relacionada como o comportamento e maneio, com ênfase para a segunda, visto ser a manipulação dos equinos a única via para o seu conhecimento e utilização.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1- Cão
1. A evolução do género Canis sp.
2. A domesticação do Cão
3. Biologia e comportamento
4. O desenvolvimento ontogénico do cachorro
5. A influência genética no comportamento
6. Aprendizagem e Ensino
7. Distúrbios comportamentais
Módulo 2 - Cavalo
1. Origem, domesticação e evolução do cavalo e outros equídeos
2. Distribuição dos equinos no mundo.
3. Utilização do cavalo no Mundo
4. Evolução da indústria coudélica
5. Apreciação funcional dos equinos nas diferentes modalidades produtivas.
6. Principais actividades equestres
7. Reprodução de equinos
8. Nutrição e alimentação de equinos
9. Comportamento alimentar dos equinos.
10. Higiene equina
11. O comportamento do cavalo em liberdade e cativeiro.
12. Prevenção dos distúrbios locomotores, digestivos e respiratórios
13. Profilaxia das doenças infecto-contagiosas e parasitárias.
14. Maneio dos poldros
15. Alojamentos, estruturas de produção e desportivas

Métodos de Ensino

As aulas teóricas ou práticas são leccionadas, de acordo com os temas, em sala de aula ou no campo onde ocorre o manuseamento dos animais. Além da apresentação da matéria em sala de aula, recorre-se também à ajuda de fotografias, filmes e outro material audiovisual para explicar aspectos específicos do programa da UC. São também facultados aos alunos casos de estudos para conhecimento e discussão em sala de aula. É também proporcionado aos alunos a possibilidade de poderem partilhar casos concretos que julguem interessantes sobre comportamentos dos animais para serem comentados e discutidos no sentido de se identificarem e sugerirem soluções. A avaliação da UC é composta por 2 provas obrigatórias contemplando cada uma delas a matéria de cada módulo. Após o final de cada módulo é efectuada uma prova final que abrange toda a matéria leccionada no módulo. O aluno tem de obter a classificação mínima de 9,5 valores na prova final de cada módulo para obter a aprovação da disciplina.

Bibliografia

ABRANTES, R; RASMUSSEN, A e WHITEHEAD, S (2001) Dog language: an encyclopedia of canine behavior. Wakan Janka Pub.
ABRANTES, R (2003) The evolution of canine social behavior. Wakan Janka Publishers.
JESSEN, P. (2007). The Behavioural biology of dogs. CABI.
MIELKE, R (2004) Horses/Caballos: breeds. Leisure Time - Sports/Razas - Ocio - Deporte.
LYONS, J e GALLATIN, M (1999) Raising & feeding the perfect horse. John Lyons Perfect Horse Library Series.
WILCOX, B e WALKOWICZ, C (1995) The atlas of dog breeds of the World.