Itinerários Turísticos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conteúdos Programáticos
1.1. Terminologia e tipologias
1.2. Recursos, regras e procedimentos
1.3. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito de uma rota turística
1.4. Metodologia de elaboração de projeto no âmbito dos percursos pedestres
1.5. O papel do guia na valorização do itinerário
1.6. Contributos das TIC para a valorização de um itinerário
1.7. Análise financeira num itinerário
2. Itinerários: valorização e contributos para a oferta turística nacional
2.1. Oportunidades e requisitos de mercado
2.2. Capacidade competitiva de Portugal
2.3. O modelo de negócio
2.4. Estratégias de desenvolvimento e impactos
2.5. Itinerários culturais transnacionais
2.6. Estratégias de comercialização
3. Itinerários: estudos de caso
3.1. Estudos de caso por temáticas
3.2. Estudos de caso por área geográfica
3.3. Análise de propostas de projetos
Métodos de Ensino
Avaliação
A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora para o presente ano lectivo - Regulamento Escolar Interno / Ordem de Serviço nº 18/2012[1]. Os alunos com o Estatuto de Trabalhador Estudante e os integrados em regimes especiais devem informar a docente, até ao dia 01 de março de 2016, sobre o contexto em que pretende frequentar a disciplina, desenvolver os trabalhos e a avaliação, tendo em conta os respetivos regulamentos. Caso não o façam, assume-se que aceitam os instrumentos e datas de avaliação apresentados.
[1] http://www.uevora.pt/docs/(id_unidade)/2147
Bibliografia
FPC (Ed) (2006). Percursos Pedestres: Normas para Implementação e Marcação.
Rodrigues, A. (2006). Os Trilhos Pedestres como uma Actividade de Lazer, Recreio e Turismo: uma Análise Exploratória ao Mercado dos Trilhos Pedestres em Portugal. Journal of Tourism and Development, 6, 83-94.
Timothy, D.J., & Boyd, S. (2015). Tourism and trails: Cultural, ecological and management issues. Aspects of Tourism. Bristol: Channel View Publications.
Turismo de Portugal (2016). Estratégia para o Turismo 2027: pensar o futuro, agir no presente.
UNESCO/ICCROM/ICOMOS/IUCN (2012). Managing Natural World Heritage. WHRMS. Paris: UNESCO.
UNESCO/ICCROM/ICOMOS/IUCN (2013). Managing Cultural World Heritage. WHRMS. Paris: UNESCO.
WTO (2015). Cultural Routes and Itineraries. Affiliate Members Global Reports, Vol. 12. Madrid: UNWTO.