2024
Introdução a Recursos e Metodologias da Investigação em Património Cultural
Nome: Introdução a Recursos e Metodologias da Investigação em Património Cultural
Cód.: HIS14544L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Gramática de pensamento para trabalhar com património cultural, fomentando espírito crítico para abordar património de modo transnacional, comparada e global. Um conjunto de propostas de trabalho ativas que se irão cruzar ao longo do 1ª ciclo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Introdução recursos para Património Cultural, material e imaterial, desenvolvendo espírito crítico face poder simbólico de P.C.
Trabalho com estudantes para organização de trabalho científico, organização de um trabalho, apresentação oral e discussão em público. Sensibilização para trabalho de campo com uso de metodologias de ciências sociais, com identificação e registo de recursos em suportes materiais, orais, digitais.
Reconhecer conceitos e estratégias de património; intervenção e planificação, aplicação a monumentos e locais classificados.
Iniciação aos processos de patrimonizalização com uso de recursos de investigação transdisciplinar de PC no âmbito das C. Sociais/ C. Patrimoniais.
Compreender as implicações éticas e práticas da ação política em PC; espírito crítico sobre PC, em contextos europeus/extra-europeus.
Identificar o PC na sua relação com território comunidade construção de identidade. Promover competências de autonomia, criatividade e interdisciplinaridade.
Trabalho com estudantes para organização de trabalho científico, organização de um trabalho, apresentação oral e discussão em público. Sensibilização para trabalho de campo com uso de metodologias de ciências sociais, com identificação e registo de recursos em suportes materiais, orais, digitais.
Reconhecer conceitos e estratégias de património; intervenção e planificação, aplicação a monumentos e locais classificados.
Iniciação aos processos de patrimonizalização com uso de recursos de investigação transdisciplinar de PC no âmbito das C. Sociais/ C. Patrimoniais.
Compreender as implicações éticas e práticas da ação política em PC; espírito crítico sobre PC, em contextos europeus/extra-europeus.
Identificar o PC na sua relação com território comunidade construção de identidade. Promover competências de autonomia, criatividade e interdisciplinaridade.
Conteúdos Programáticos
I. Objeto patrimonial, Património Cultural, Museus
1. Conceptualização de Património Cultural: tendências, balanços e visões. Uso de sites governamentais de património cultural.
2. Objetos e conjuntos patrimoniais - P. Material e P. Imaterial. Território Comunidade Identidade
3. Património e território.
II Metodologias de trabalho académico: trabalho científico escrito e oral, forma de preparar os discentes para a investigação e a respetiva apresentação. Iniciação ao trabalho académico: como elaborar um trabalho científico com pesquisa de terreno; apresentação oral.
III - Recursos da investigação
1. Identificação dos distintos patrimónios e a hibridização do património cultural: do local ao global
2. Fontes documentais, digitais, orais, etnográficas como recursos para a investigação
3. Estratégias de Investigação: técnicas de micro investigação.
IV Reflexão sobre políticas públicas de preservação dos bens culturais: história, lógica, âmbito global e nacional.
1. Conceptualização de Património Cultural: tendências, balanços e visões. Uso de sites governamentais de património cultural.
2. Objetos e conjuntos patrimoniais - P. Material e P. Imaterial. Território Comunidade Identidade
3. Património e território.
II Metodologias de trabalho académico: trabalho científico escrito e oral, forma de preparar os discentes para a investigação e a respetiva apresentação. Iniciação ao trabalho académico: como elaborar um trabalho científico com pesquisa de terreno; apresentação oral.
III - Recursos da investigação
1. Identificação dos distintos patrimónios e a hibridização do património cultural: do local ao global
2. Fontes documentais, digitais, orais, etnográficas como recursos para a investigação
3. Estratégias de Investigação: técnicas de micro investigação.
IV Reflexão sobre políticas públicas de preservação dos bens culturais: história, lógica, âmbito global e nacional.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino: aulas teórico-práticas interativas, com exposição de conteúdos, debate de textos, individualmente e em equipa, com aprestação em tempo de aula.
Os materiais didáticos científicos a usar usados nas aulas serão disponibilizados na plataforma de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt.
No início do ano será indicada 1h /semanal para apoio tutorial, a fim de acompanhar os alunos especialmente para realização dos trabalhos programados.
Os materiais didáticos científicos a usar usados nas aulas serão disponibilizados na plataforma de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt.
No início do ano será indicada 1h /semanal para apoio tutorial, a fim de acompanhar os alunos especialmente para realização dos trabalhos programados.
Avaliação
- Avaliação contínua: um trabalho de equipa de investigação (3-4 pessoas), num tema proposto pelos estudantes, validado e acompanhado pela equipa docente (40%) com apresentação oral do mesmo (20%). A sua preparação será acompanhada nas tutorias e em tempo de aula. 2. Produção de dois pequenos ensaios individuais ou uma frequência (40%).
- Exame final (100%)
- Exame final (100%)
Bibliografia
Barranha, Helena (2016). Património cultural: conceitos e critérios fundamentais. Lisboa: IST Press e ICOMOS-Portugal.
Brian Juan ONeill(2014).Os anos 70 em 3D: reflexões pessoais, Etnográfica [Online], vol. 18 (2).
Cabral, Clara Bertrand (2011). Património Cultural Imaterial: convenção da Unesco e seus contextos. Lisboa: Edições 70/Almedina.
Castillo, M. Á. (ed.) (2000). Ciudades Históricas: conservación y desarrollo. Madrid: F. Argentaria, Visor.
Choay, Françoise (2005). Património e Mundialização. Évora: Casa do Sul Editora.
Choay, Françoise (2007). Alegoría del património. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.
Gonzales, Palbo Alonso (2020). O Antipatrimónio. Fetichismo do Passado e dominação do Presente. Lisboa: ICS.
Mohen, J-P. (1999). Les sciences du Patrimoine. Identifier, Conserver, Restaurer. Paris : Ed. Odile Jacob.
Poulot, Dominique (2011). Cultura, História, valores patrimoniais e museus, VARIA HISTORIA. Belo Horizonte, vol. 27, nº 46: 471-480.
Brian Juan ONeill(2014).Os anos 70 em 3D: reflexões pessoais, Etnográfica [Online], vol. 18 (2).
Cabral, Clara Bertrand (2011). Património Cultural Imaterial: convenção da Unesco e seus contextos. Lisboa: Edições 70/Almedina.
Castillo, M. Á. (ed.) (2000). Ciudades Históricas: conservación y desarrollo. Madrid: F. Argentaria, Visor.
Choay, Françoise (2005). Património e Mundialização. Évora: Casa do Sul Editora.
Choay, Françoise (2007). Alegoría del património. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.
Gonzales, Palbo Alonso (2020). O Antipatrimónio. Fetichismo do Passado e dominação do Presente. Lisboa: ICS.
Mohen, J-P. (1999). Les sciences du Patrimoine. Identifier, Conserver, Restaurer. Paris : Ed. Odile Jacob.
Poulot, Dominique (2011). Cultura, História, valores patrimoniais e museus, VARIA HISTORIA. Belo Horizonte, vol. 27, nº 46: 471-480.
Equipa Docente
- Maria de Fátima Nunes Ferreira [responsável]
- Sara Manuela de Albuquerque