2024
Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Enfermagem
Nome: Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Enfermagem
Cód.: ENF14463L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para desenvolver conhecimento e capacidade de compreensão sobre avaliação, diagnóstico e intervenção à pessoa, fazendo uso de si próprio e instrumentos clínicos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo
Desenvolver conhecimento e capacidade de compreensão sobre avaliação, diagnóstico e intervenção à pessoa, fazendo uso de si próprio e instrumentos clínicos
Competências
Faz apreciação tendo como referência a pessoa em contexto e as alterações ao autocuidado e funções decorrentes do mesmo e do processo saúde-doença
o Usa instrumentos de avaliação diagnóstica:
Entrevista clínica
Instrumentos específicos de avaliação de autocuidado e funções
Instrumentos específicos de avaliação do contexto
Instrumentos de observação clínica
o Consulta exames complementares de diagnóstico
Organiza e interpreta os dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, com o conhecimento científico e com as taxonomias
Planeia cuidados, prescrevendo intervenções terapêuticas
Executa os cuidados no respeito pelos princípios fundamentais
o Preocupa-se com:
Promoção de um ambiente seguro
Comunicação com a equipa
Avalia os resultados em saúde
o Demonstra competências metacognitivas
Desenvolver conhecimento e capacidade de compreensão sobre avaliação, diagnóstico e intervenção à pessoa, fazendo uso de si próprio e instrumentos clínicos
Competências
Faz apreciação tendo como referência a pessoa em contexto e as alterações ao autocuidado e funções decorrentes do mesmo e do processo saúde-doença
o Usa instrumentos de avaliação diagnóstica:
Entrevista clínica
Instrumentos específicos de avaliação de autocuidado e funções
Instrumentos específicos de avaliação do contexto
Instrumentos de observação clínica
o Consulta exames complementares de diagnóstico
Organiza e interpreta os dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, com o conhecimento científico e com as taxonomias
Planeia cuidados, prescrevendo intervenções terapêuticas
Executa os cuidados no respeito pelos princípios fundamentais
o Preocupa-se com:
Promoção de um ambiente seguro
Comunicação com a equipa
Avalia os resultados em saúde
o Demonstra competências metacognitivas
Conteúdos Programáticos
Modelo de referência para apreciação da pessoa
Uso de instrumentos de avaliação diagnóstica
o Treino de entrevista clínica; de instrumentos específicos de avaliação de autocuidado e funções; de instrumentos específicos de avaliação do contexto (genograma e ecomapa); de instrumentos de observação clínica (visão, audição, palpação, cheiro, estetoscópio e outros instrumentos); de consulta de exames complementares de diagnóstico
Treino de organização e interpretação dos dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, com o conhecimento científico e com as taxonomias
o Treino de planeamento de cuidados e de prescrição de intervenções terapêuticas
o Treino de prestação de cuidados no respeito pelos princípios fundamentais e de acordo com o planeado (dirigido ao autocuidado e às suas funções)
o Treino específico de alguns instrumentos de intervenção terapêutica:
Comunicação terapêutica
Treino de competências de autocuidado e instrumentais
Treino de competências metacognitivas
Uso de instrumentos de avaliação diagnóstica
o Treino de entrevista clínica; de instrumentos específicos de avaliação de autocuidado e funções; de instrumentos específicos de avaliação do contexto (genograma e ecomapa); de instrumentos de observação clínica (visão, audição, palpação, cheiro, estetoscópio e outros instrumentos); de consulta de exames complementares de diagnóstico
Treino de organização e interpretação dos dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, com o conhecimento científico e com as taxonomias
o Treino de planeamento de cuidados e de prescrição de intervenções terapêuticas
o Treino de prestação de cuidados no respeito pelos princípios fundamentais e de acordo com o planeado (dirigido ao autocuidado e às suas funções)
o Treino específico de alguns instrumentos de intervenção terapêutica:
Comunicação terapêutica
Treino de competências de autocuidado e instrumentais
Treino de competências metacognitivas
Métodos de Ensino
Os estudantes serão estimulados para o desenvolvimento do conhecimento, reflexão, questionamento e análise continua, no sentido de saberem, saberem como e saberem fazer em contexto simulado. A componente teórica será lecionada com recurso a metodologias ativas, que estimulem a interação entre o professor e os estudantes. A componente prática será lecionada em laboratório utilizando a simulação como estratégia de aprendizagem, com recurso a cenários num ambiente controlado, no qual o estudante tem de saber como fazer e saber fazer. A componente teórica será avaliada através de uma prova escrita, corresponde a 50% da avaliação da unidade curricular, nota mínima 9,5 valores. A componente prática pode ter dois momentos de avaliação, corresponde a 50% da avaliação da unidade curricular, nota mínima nesta componente 9,5 valores.
Bibliografia
- Berman, A., Snyder S., & Frandsen, G. (2016). Study Guide for Kozier & Erb's Fundamentals of Nursing: Concepts, Process, and Practice, [by] Berman, Snyder. Pearson.
- Lopes, M. J. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: proposta de uma teoria de médio alcance. Formasau.
- Veiga, B., Henriques, E., Barata, F., Santos, F., Santos, I., Martins, M., & Silva, P. C. (2011). Manual de normas de enfermagem: Procedimentos técnicos. ACSS. 2ª edição Revista. Lisboa. Disponível em http://www2. acss. min-saude. pt/DepartamentoseUnidades/DepartamentoGestãoePlaneamentoRH/SCDEnfermagem/tabid/650/language/pt-PT/Default. aspx.
- Vieira, C. et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta.
- Potter, P. A., Perry, A. G., & Stockert, P. A. (Eds.). (2019). Fundamentos de enfermagem. Elsevier Health Sciences.
- Lopes, M. J. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: proposta de uma teoria de médio alcance. Formasau.
- Veiga, B., Henriques, E., Barata, F., Santos, F., Santos, I., Martins, M., & Silva, P. C. (2011). Manual de normas de enfermagem: Procedimentos técnicos. ACSS. 2ª edição Revista. Lisboa. Disponível em http://www2. acss. min-saude. pt/DepartamentoseUnidades/DepartamentoGestãoePlaneamentoRH/SCDEnfermagem/tabid/650/language/pt-PT/Default. aspx.
- Vieira, C. et al. (2021). Cuidados de enfermagem à pessoa com doença aguda. Loures: Lusodidacta.
- Potter, P. A., Perry, A. G., & Stockert, P. A. (Eds.). (2019). Fundamentos de enfermagem. Elsevier Health Sciences.