2024

Saúde e Sociedade

Nome: Saúde e Sociedade
Cód.: ENF14450L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para os ODS com os seguintes temas: custos individuais e sociais da saúde/doença; violência/género/saúde; multiculturalidade e saúde.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Desenvolver competências de operacionalização analítica da saudificação e medicalização da sociedade
• Compreender a relação entre a comunicação em saúde e gestão da saúde
• Adquirir bases de reflexão teórica sobre o envelhecimento ativo, a violência interpessoal e as questões de género em saúde
• Compreender a importância dos saberes transversais para a prestação de cuidados em enfermagem

Conteúdos Programáticos

• Saudificação e medicalização da sociedade
• Comunicação em saúde e gestão individual da saúde
• O envelhecimento ativo e saudável
• Saúde e violência interpessoal
• Género e saúde
• Multiculturalidade, saúde e doença

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino centram-se na aula magistral e sessões de debate moderadas pelo professor e contam também com a participação ativa dos estudantes. Os recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo, contribuirão para dinamizar as sessões e para a aquisição de competências por parte dos estudantes. Serão acionadas metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e a autoaprendizagem dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial. Serão também criados espaços de reflexão individual e grupal, recorrendo à leitura orientada, debates em sala e pesquisa bibliográfica. A avaliação contínua contempla 5 momentos (cada corresponde a 20% da nota final): 2 momentos de avaliação individual e 3 de trabalho de grupo. A não realização de um destes momentos de avaliação contínua, implica a passagem automática para exame final.

Bibliografia

Devlon, N., Trivedi, J. & Baur, C. (2021). Re-Prioritizing Digital Health and Health Literacy in Healthy People 2030 to Affect Health Equity, Health Communication, 36:10, 1155-1162, DOI: 10.1080/10410236.2020.1748828

Gomes, R. et al. (2018). Género, direitos sexuais suas implicações na saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 23(6):1997-2005. DOI:10.1590/1413-81232018236.04872018

Mendes, F., João, C., Gemito, L. & Lopes, M. (2020). Plano Regional de Prevenção da Violência sobre as Pessoas Idosas no Alentejo. Évora: Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-128-7.

Mendes, F., Pereira, C. & Bravo, J. (org). (2020). Envelhecer em Segurança no Alentejo. Compreender para Agir, Évora: Universidade de Évora. ISBN: 978-989-99122-9-8

Ross, A. (2020). Medicalization in the Media: News Coverage of a New and Uncertain Diagnosis, Journalism Practice, 14:9, 1087-1105, DOI: 10.1080/17512786.2019.1684832

World Health Organization (2020). Decade of Healthy Ageing: Baseline Report. Geneva.