2024

Introdução à Enfermagem

Nome: Introdução à Enfermagem
Cód.: ENF14444L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para a compreensão da enfermagem enquanto disciplina e profissão, assim como das teorias e conceitos que lhe dão suporte a partir da perspetiva histórica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo
Capacitar para compreensão da enfermagem (enf.) enquanto disciplina e profissão, assim como das teorias e conceitos que lhe dão suporte a partir da perspetiva histórica (hist.)
Competências
Apresenta conhecimento/capacidade de conceptualização congruente com evolução histórica/epistemológica da enf. à luz da evolução social/papel da mulher na sociedade
Descreve contributos das correntes/escolas de pensamento na construção do saber caracterizando as teorias existentes e padrões de conhecimento em enf. enquanto disciplina/profissão
Utiliza princípios do conhecimento hist. da enf. de forma a realizar uma análise crítica sobre as questões fundamentais que têm influenciado o desenvolvimento da enf. na relação com os utentes e com os profissionais de saúde, na resolução de problemas atuais em enf.
Revela competências de autoaprendizagem que permita desenvolver pensamento critico/reflexivo sobre marcos hist./principais correntes de pensamento que influenciaram o desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos

1. Referências históricas e socio-antropológicas para construção da disciplina e profissão
1.1. Perspetiva de Collière
1.2. Referências históricas fundamentais a nível internacional
1.2.1. A perspetiva de Nightingale
1.2.2. A perspetiva de Ethel Fenwick
1.3. Referências históricas fundamentais a nível nacional
2. A disciplina de enfermagem
2.1. Critérios de definição da disciplina de enfermagem
2.2. Perspetiva integradora das teorias de enfermagem e níveis de abstração
2.3. Escolas de pensamento em Enfermagem
2.4. Estudo de algumas teorias de enfermagem
2.4.1. Teorias do Autocuidado (e.g., Orem, Riegel)
2.4.2. Teoria da Transição (Meleis)
2.4.3. Teorias de médio alcance (e.g., Lopes, 2006; Theory of Comfort - Katharine Kolcaba; Theory of Uncertainty in Illness - Merle Mishel)
3. A profissão de enfermagem
3.1. Critérios fundamentais na definição da profissão
3.1.1. Critérios formais
3.1.2. Critérios clínicos
3.2. A relação entre a enfermagem disciplina e a enfermagem profissão

Métodos de Ensino

Metodologia será ativa implicando forte (co)responsabilização do estudante na produção de aprendizagens de forma a torná-los autónomos no seu processo formativo.
Utilizar-se-á o método expositivo, autorreflexivo, questionamento crítico e estratégias de aprendizagem cooperativa. Será estimulado o diálogo, através da exposição e discussão de casos, de forma a estimular o raciocínio crítico e a capacidade de expressão oral. Na componente TP pretende-se que desenvolvam competências críticas e reflexivas.
Pretende-se incutir na sua prática os resultados de investigação, mediante a realização de pesquisas e análises centradas em objetivos e conteúdos específicos
Será privilegiada a avaliação contínua, com realização de trabalho de grupo sujeito a grelha de critérios previamente definidos e a realização de um momento de avaliação individual. A nota final resulta da média dos dois momentos de avaliação. Caso o estudante opte pelo regime de avaliação por exame, segue o regulamento académico.

Bibliografia

Dias, L. & Dias, M. (2019). Florence Nightingale e a História da Enfermagem. Hist enferm,10(2):47-63.
Fronteira, I. , Jesus, É. & Dussault, G. (2020). A enfermagem em Portugal aos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.Ciência & SaúdeColetiva,25(1):273-282.
Lopes, M. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: proposta de uma teoria de médio alcance.Coimbra:Formasau
Meleis, A. (2012). Theoretical nursing. Development and progress. 5.ª Ed. Philadelphia. J. B. Lippincott Company
Nunes, L. (2019). Bibliografia dos estudos de história da enfermagem em Portugal - anotações e análise. 1ª Ed. Setúbal:Departamento de Enfermagem Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal.
Queirós, P., Vidinha, T. & Filho, A. (2014). Self-care: Orem´s theoretical contribution to the Nursing discipline and profession. Revista de Enfermagem Referência,IV Série(3):157–164.

Equipa Docente (2023/2024 )