2024
Anatomia e Fisiologia Humana II
Nome: Anatomia e Fisiologia Humana II
Cód.: CMS14454L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para a compreensão dos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Adquirir conhecimentos relativamente aos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
Desenvolver conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo humano.
Competências:
Compreende o processo de integração e controlo, de regulação e manutenção reprodução e desenvolvimento do organismo humano
Identifica as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem os sistemas do organismo humano
Explica o funcionamento dos vários órgãos do corpo humano de forma integrada.
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação (da anatomia neurológica e estesiológica (Sistema nervoso central e periférico, e órgão dos sentidos)
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da Esplancnologia e da Endocrinologia.
Adquirir conhecimentos relativamente aos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
Desenvolver conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo humano.
Competências:
Compreende o processo de integração e controlo, de regulação e manutenção reprodução e desenvolvimento do organismo humano
Identifica as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem os sistemas do organismo humano
Explica o funcionamento dos vários órgãos do corpo humano de forma integrada.
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação (da anatomia neurológica e estesiológica (Sistema nervoso central e periférico, e órgão dos sentidos)
Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da Esplancnologia e da Endocrinologia.
Conteúdos Programáticos
Modulo I Sistemas de Integração e de Controlo
- Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal
- Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos
- Os sentidos
- Sistema endócrino
Modulo II Sistema de Regulação e Manutenção
- Aparelho digestivo:
Anatomia, e funções do aparelho digestivo
Histologia do tubo digestivo
- Aparelho urinário
Anatomia e histologia do rim
Funções do aparelho urinário
Modulo III Reprodução e Desenvolvimento
- Aparelho sexual e reprodutor feminino e masculino
Anatomia e fisiologia dos aparelhos sexuais e reprodutores
- Desenvolvimento, crescimento, e envelhecimento
Desenvolvimento pré-natal
Fases do ciclo de vida (nascimento, adolescência, envelhecimento e morte).
- Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal
- Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos
- Os sentidos
- Sistema endócrino
Modulo II Sistema de Regulação e Manutenção
- Aparelho digestivo:
Anatomia, e funções do aparelho digestivo
Histologia do tubo digestivo
- Aparelho urinário
Anatomia e histologia do rim
Funções do aparelho urinário
Modulo III Reprodução e Desenvolvimento
- Aparelho sexual e reprodutor feminino e masculino
Anatomia e fisiologia dos aparelhos sexuais e reprodutores
- Desenvolvimento, crescimento, e envelhecimento
Desenvolvimento pré-natal
Fases do ciclo de vida (nascimento, adolescência, envelhecimento e morte).
Métodos de Ensino
As metodologias serão interativas e conducentes à participação ativa e corresponsabilização dos estudantes. Utiliza-se:
- A exposição em sala de aula, utilizando o programa PowerPoint e o programa Prezi.
- Orientação tutorial, poderá ser presencial e/ou por videoconferência (Skipe, Mensager, Colibri).
- Os recursos utilizados serão: o quadro interativo, os modelos anatómicos e o Moodle. Este último será usado frequentemente para apresentação do conteúdo a lecionar e para a realização de testes formativos.
- A metodologia e-learning será utilizada para divulgação do conteúdo e como complemento das aulas teórico e teórico-práticas presenciais.
Conforme preconizado no regulamento escolar interno da Universidade de Évora os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. A avaliação contínua prevê a realização de 2 testes presencial via Moodle. Os alunos que não obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores ficam sujeitos a exame.
- A exposição em sala de aula, utilizando o programa PowerPoint e o programa Prezi.
- Orientação tutorial, poderá ser presencial e/ou por videoconferência (Skipe, Mensager, Colibri).
- Os recursos utilizados serão: o quadro interativo, os modelos anatómicos e o Moodle. Este último será usado frequentemente para apresentação do conteúdo a lecionar e para a realização de testes formativos.
- A metodologia e-learning será utilizada para divulgação do conteúdo e como complemento das aulas teórico e teórico-práticas presenciais.
Conforme preconizado no regulamento escolar interno da Universidade de Évora os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. A avaliação contínua prevê a realização de 2 testes presencial via Moodle. Os alunos que não obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores ficam sujeitos a exame.
Bibliografia
Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes. (3ª ed). Rio de Janeiro: Elsevier.
Ferreira, A., Furtado, A., & Neto, L.(2020). Anatomia humana: manual para estudantes. Lisboa: Prime Books, 2020. ISBN 978-989-655-333-3
Guyton & Hall.(2016). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier. (13ªed). ISBN 978-85-352-62858
Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8.ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Ferreira, A., Furtado, A., & Neto, L.(2020). Anatomia humana: manual para estudantes. Lisboa: Prime Books, 2020. ISBN 978-989-655-333-3
Guyton & Hall.(2016). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier. (13ªed). ISBN 978-85-352-62858
Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8.ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Ana Maria Aguiar Frias [responsável]