2024

Anatomia e Fisiologia Humana II

Nome: Anatomia e Fisiologia Humana II
Cód.: CMS14454L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para a compreensão dos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
• Adquirir conhecimentos relativamente aos Sistemas de Integração e Controlo, Sistemas de Regulação e Manutenção e, Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano.
• Desenvolver conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo humano.

Competências:
• Compreende o processo de integração e controlo, de regulação e manutenção reprodução e desenvolvimento do organismo humano
• Identifica as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem os sistemas do organismo humano
• Explica o funcionamento dos vários órgãos do corpo humano de forma integrada.
• Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação (da anatomia neurológica e estesiológica (Sistema nervoso central e periférico, e órgão dos sentidos)
• Explicita as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da Esplancnologia e da Endocrinologia.

Conteúdos Programáticos

Modulo I – Sistemas de Integração e de Controlo
- Sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal
- Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos
- Os sentidos
- Sistema endócrino

Modulo II – Sistema de Regulação e Manutenção

- Aparelho digestivo:
• Anatomia, e funções do aparelho digestivo
• Histologia do tubo digestivo

- Aparelho urinário
• Anatomia e histologia do rim
• Funções do aparelho urinário

Modulo III – Reprodução e Desenvolvimento

- Aparelho sexual e reprodutor feminino e masculino
• Anatomia e fisiologia dos aparelhos sexuais e reprodutores

- Desenvolvimento, crescimento, e envelhecimento
• Desenvolvimento pré-natal
• Fases do ciclo de vida (nascimento, adolescência, envelhecimento e morte).

Métodos de Ensino

As metodologias serão interativas e conducentes à participação ativa e corresponsabilização dos estudantes. Utiliza-se:
- A exposição em sala de aula, utilizando o programa PowerPoint e o programa Prezi.
- Orientação tutorial, poderá ser presencial e/ou por videoconferência (Skipe, Mensager, Colibri).
- Os recursos utilizados serão: o quadro interativo, os modelos anatómicos e o Moodle. Este último será usado frequentemente para apresentação do conteúdo a lecionar e para a realização de testes formativos.
- A metodologia e-learning será utilizada para divulgação do conteúdo e como complemento das aulas teórico e teórico-práticas presenciais.
Conforme preconizado no regulamento escolar interno da Universidade de Évora os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. A avaliação contínua prevê a realização de 2 testes presencial via Moodle. Os alunos que não obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores ficam sujeitos a exame.

Bibliografia

Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes. (3ª ed). Rio de Janeiro: Elsevier.

Ferreira, A., Furtado, A., & Neto, L.(2020). Anatomia humana: manual para estudantes. Lisboa: Prime Books, 2020. ISBN 978-989-655-333-3

Guyton & Hall.(2016). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier. (13ªed). ISBN 978-85-352-62858

Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.

Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8.ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.

Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.

Equipa Docente (2023/2024 )