2023

Fundamentos de Nutrição e Dietética em Enfermagem

Nome: Fundamentos de Nutrição e Dietética em Enfermagem
Cód.: ENF14479L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Unidade curricular determinante para o conhecimento de alimentação/nutrição e dietética da pessoa, em contexto de cuidados de saúde e prevenção da doença e em cuidados hospitalares.
O conhecimento das dietas em contexto de saúde e hospitalar é determinante para a obtenção de um excelente cuidado da pessoa. Sendo a obesidade infantil um problema de saúde publica que irá ser transversal a todos os grupos etários e sabendo que este fenómeno está associado a uma alteração substancial dos estilos de vida de crianças e famílias e à maior disponibilidade alimentar, em particular de alimentos com elevada densidade energética., é fundamental a intervenção do enfermeiro nesta área centradas na escola, como a promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, bem como estimular atividades em família ou em grupo de pares.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVOS:
Compreender o contributo da Nutrição e dietética na condição de Saúde e Bem-estar;
Aprofundar conhecimentos sobre “Princípios Nutricionais e dietéticos ” e “Nutrição no ciclo de vida”;
Adquirir conhecimentos básicos sobre a importância da terapia Nutricional e dietoterapia em situação de doença;
Compreender a importância das práticas de Enfermagem no domínio da intervenção Nutricional e dietética.
COMPETÊNCIAS:
Identificar as variáveis envolvidas na Nutrição Humana e sua influência na condição Saúde/Doença;
Identificar os grupos dos alimentos e suas características nutricionais;
Contribuir para a avaliação do risco nutricional;
Identificar as diferenças entre dieta normal e dietas especiais;
Utilizar resultados de evidência científica para aprofundar o conhecimento em Enfermagem na área da Nutrição e do cuidado nutricional.


Conteúdos Programáticos

Conceitos fundamentais sobre Nutrição/Alimentação e dietética:
- Alimentos e Nutrientes;
- Classificação dos Nutrientes e sua importância na Nutrição Humana;
- Nutrição no ciclo de vida;
- Nutrição/ importância e influência no processo Saúde/Doença;
- Nutrição normal e modificações dietéticas;
- A Enfermagem no domínio da intervenção Nutricional/o enfermeiro como sinalizador de problemas nutricionais.

Métodos de Ensino

Privilegiar-se-ão as metodologias ativas de acordo com os princípios de Bolonha, promotoras da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.
Serão realizadas sessões letivas, teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial, com a finalidade de proporcionar aos estudantes espaços de análise, reflexão e questionamento, privilegiando-se o trabalho individual e/ou de grupo, centrado na pesquisa em bases cientificas.

As modalidades de avaliação serão realizadas de acordo com o preconizado pelo Regulamento Escolar. Sublinha-se na modalidade de Avaliação continua, um momento de avaliação formal (frequência-70%) e de um trabalho de grupo (30%), tendo como finalidade o aprofundamento de um tema, centrado na importância do cuidado nutricional.


Bibliografia

Damaceno, A. N., Assumpção, P. K., & Muraro, S. (2017). Contribuições da Enfermagem Latino-Americana em relação à obesidade infantil: revisão de escopo. Enfermagem Revista, 20(3)
-Lourenço, M., Santos, C., & Carmo, I. (fevereiro/março de 2014). Estado nutricional e hábitos alimentares em crianças de idade pré-escolar. Revista de Enfermagem Referência , Série IV - n.º1
-Mahan,L.Kathleen & Stump,Sylvia,Escott. (2008). Krause, Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de janeiro, Elsevier Ltda.
-Organização Mundial da Saúde [OMS]. (16 de fevereiro de 2018). Obesidad y sobrepeso. Obtido em 7 de março de 2019, de World Health Organization: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight
-Portugal. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Saúde 2004-2010: Mais saúde para todos. - Lisboa: Direcção-Geral da Saúde, 2004. - 2 v. - Vol. I - Prioridades, 88 p. -Vol. II - Orientações estratégicas. Lisboa, DGS.