2024

Enfermagem à Pessoa Idosa

Nome: Enfermagem à Pessoa Idosa
Cód.: ENF14475L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Compreender o impacto de Envelhecimento nas sociedades contemporâneas
- Interpretar o modelo de promoção do bem-estar das Pessoas idosas
- Justificar os fundamentos da intervenção de enfermagem na promoção do Bem-estar
- Interpretar fenómenos de saúde-doença relevantes para o bem-estar da pessoa idosa
- Analisar os fatores associados aos fenómenos da fragilidade e da dependência- Conhecer a condição de fragilidade
Competências:
-Mostra conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as situações de saúde das pessoas idosas.
-Aplica conhecimentos e mostrar compreensão sobre situações particulares do EA e do Envelhecimento marcado pela doença e dependência
- Faz julgamentos e propõe decisões sobre situações relacionadas com o EA e com o envelhecimento marcado pela doença e dependência
- Comunica ideias, opiniões sobre o envelhecimento
- Mostra capacidade de autoaprendizagem pela seleção de documentos e experiências que partilha.

Conteúdos Programáticos

1 Envelhecimento da população
1.1 Impacto do envelhecimento
1.2 Determinantes do Envelhecimento Ativo
2 Contributos das perspetivas biológica, social e psicológica
3-Perspetiva holística sobre o Envelhecimento e Bem-estar
3.1 Relação entre Bem-estar e envelhecimento
3.2 Enfermagem para o Bem-estar
3.2.1Transições no curso de vida
3.2.2 Teoria da promoção do bem-estar (focos e intervenções)
3.2.3 Funcionalidade: Avaliação multidimensional
3.2.4. Cuidados de enfermagem focando as atividades cognitivas, mobilidade, sono-repouso, cuidados do corpo e arranjo pessoal, eliminação e alimentação, nomeadamente aspectos dietéticos e regimes alimentares.
4 Experiência de doença e envelhecimento
4.1 Fatores que interferem com a doença aguda e crónica
4.2 Cuidados de enfermagem: Cuidar dos desequilíbrios da saúde-doença, focando as atividades cognitivas, mobilidade, o sono-repouso, cuidados do corpo e arranjo pessoal, eliminação e a alimentação. Gestão terapêutica. Dependência.

Métodos de Ensino

As metodologias procuram confrontar o estudante com o Envelhecimento, processo natural e inevitável, recorrendo a dados estatísticos e explicações teóricas. A exposição dos temas incentiva a participação, à compreensão sobre responsabilidade das sociedades nos programas de EA. Importa compreender interferência de variáveis adversas no PE, que o fragilizam pela dependência. Entender o fenómeno permite antecipar cuidados de enfermagem e modificar a trajetória. Há ligação estreita da UC com outras, que ocorrem em simultâneo como as de EMC, ER e ESMP
Haverá espaços de reflexão individual e grupal sobretudo nas aulas TP, recorrendo à utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura e pesquisa orientadas sobre temáticas, nomeadamente em bases de dados para integrarem a evidência científica, na aprendizagem.
A avaliação contínua tem duas componentes: um teste escrito e um trabalho de grupo e discussão sobre um tema a propor, valendo 60% e 40% respetivamente.

Bibliografia

Botelho, M. (2014). Envelhecimento e Funcionalidade In Fonseca (Coord) Envelhecimento, saúde. p 31-62. Lisboa: Coisas de Ler.
Freitas; Py (2011). (Eds) Tratado de Geriatria e Gerontologia, 3ª Ed, Rio Janeiro: G. Koogan.
Mendes; F., Fernandes, M., Reis, G., Fonseca, C., Caldeira, E., Bule, M.J. et al, (2017) Relatório Diagnóstico de saúde da população das IPSS associadas da CNIS. Évora: UÉ, CNIS
Miller, C. (2018). Nursing for Wellness in Older Adults. 8th ed, New York: W. Kluwer
Paúl, C.; Ribeiro, O. (2012). Manual de envelhecimento ativo. Porto: Lidel
Reis, G., Barros, M.L., Chora, A. (2020). Avaliação do risco de quedas em pessoas idosas institucionalizadas. In Mendes, Pereira, Bravo (Orgs). Envelhecer em Segurança no Alentejo. Compreender para Agir. (pg 249-280). Évora: Esaca.
Reis, G.., Casas-Novas, V., Serra, I., Magalhães, D. & Sousa, L. (2021). Importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo… REBEN, 73, (Supl 3).