2024

Ensino Clínico IV - Avaliação Diagnóstica/Intervenção à Mulher (obstétrico/ginecológico, saúde materna) e à Criança/Jovem (pediátrico, saúde infantil)

Nome: Ensino Clínico IV - Avaliação Diagnóstica/Intervenção à Mulher (obstétrico/ginecológico, saúde materna) e à Criança/Jovem (pediátrico, saúde infantil)
Cód.: ENF14474L
30 ECTS
Duração: 15 semanas/780 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Unidade Curricular permite desenvolvimento de competências de avaliação diagnóstica e intervenção terapêutica na prestação de cuidados de enfermagem a Grávidas/Puérperas/RN/Utentes do Foro Ginecológico/Família; e Crianças/Jovens/Família no processo saúde-doença.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo:
• Desenvolver competências de avaliação diagnóstica e intervenção terapêutica na prestação de cuidados de enfermagem a:
o Grávidas/Puérperas/RN/Utentes Foro Ginecológico/Família;
o Crianças/Jovens/Família no processo saúde-doença.
Competências:
• Efetua, com orientação, uma avaliação diagnóstica em enfermagem a grávidas/puérperas/RN/utentes do for ginecológico e a Crianças/Jovens/Família no processo saúde-doença, recolhendo dados pertinentes recorrendo a todas as fontes e instrumentos considerados adequados;
• Demonstra capacidade de interpretação dos dados à luz das teorias e da evidência empírica;
• Demonstra capacidade para sugerir diagnósticos e intervenções terapêuticas adequadas à situação;
• Desenvolve, sob tutoria, algumas das funções inerentes ao processo de cuidados:
o Função de ajuda, educação e guia, de diagnóstico e de vigilância do doente;
o Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos.
• Avalia com orientação e revela pensamento metacognitivo.

Conteúdos Programáticos

1. Processo de cuidado a grávidas/puérperas/RN/utentes do for ginecológico e a Crianças/Jovens/Família no processo saúde-doença. Conteúdos programáticos das várias unidades curriculares lecionadas nos semestres precedentes.
1.1. Avaliação inicial com recurso aos instrumentos clínicos necessários em cada situação.
1.2. Análise e interpretação dos dados conjugando, pelo menos, duas variáveis.
1.3. Participação no planeamento através da sugestão de diagnósticos e intervenções adequadas.
1.4. Prestação de cuidados, sob tutoria, de acordo com o planeado.
1.5. Participação na avaliação de resultados em saúde.
2. Funções inerentes ao processo de cuidados.
2.1. Função de ajuda.
2.2. Função de educação e guia.
2.3. Função de diagnóstico e de vigilância do doente.
2.4. Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos.
3. Competências metacognitivas de pensamento crítico.

Métodos de Ensino

Ensino Clínico em regime de supervisão pedagógica por professor da escola, em unidades/serviços, preferencialmente com idoneidade formativa, pela Ordem dos Enfermeiros, supervisionados por Enfermeiros Supervisores Clínicos, preferencialmente com competências acrescidas em supervisão clínica.
No decurso do EC serão efetuadas duas reuniões com a presença do estudante, do enfermeiro supervisor e do professor a cada nove semanas. A avaliação realiza-se através de dois momentos de avaliação individual formal em cada uma das áreas: Um dos momentos avalia as competências adquiridas no contexto da Prática Clínica (PC) através de instrumento de avaliação, o segundo momento realiza-se através de um Trabalho Escrito (TE) sujeito a uma grelha de critérios previamente definidos. Nota SMOG/SIP =70% nota PC e 30% nota TC. Cada estudante tem que ter nota superior a 9,5 em cada uma das áreas SMOG e SIP na PC, para concluir o EC com aproveitamento. Nota final da UC = (nota SMOG + nota SIP)/2

Bibliografia

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Néne, M., Marques, R. & Amado, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstétrica. Lisboa:Lidel
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