2023

Enfermagem de Família

Nome: Enfermagem de Família
Cód.: ENF14456L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Uc permite ao estudante compreender o processo saúde–doença da pessoa em contexto familiar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
Compreender o processo saúde–doença da pessoa em contexto familiar
Desenvolver competências clínicas de apreciação/diagnóstico, planeamento, prestação de cuidados e avaliação, à família em diversos contextos
Desenvolver competências de comunicação funcional
Desenvolver competências de auto-aprendizagem

Competências:
Compreende e analisa criticamente a conceptualização da Enfermagem de Família no atual contexto sócio–cultural e de enfermagem
Discute e analisa aspetos da transversalidade da Enfermagem de Família, na disciplina de Enfermagem
Conhece e analisa o conceito de avaliação de Enfermagem da Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a instrumentos específicos
Conhece e analisa o conceito de intervenção de Enfermagem na Família e o modo como se operacionaliza recorrendo a estratégias específicas
Utiliza os princípios da comunicação funcional com capacidade de resolução de problemas em enfermagem
Revela competências de autoaprendizagem ao longo do ciclo de vida

Conteúdos Programáticos

Diferentes abordagens teóricas da família
Configurações familiares na sociedade atual
Evolução da família ao longo do ciclo de vida
A influência do funcionamento familiar no processo saúde-doença
As influências socioculturais, políticas, étnicas, espirituais e religiosas
A promoção da saúde familiar
Conceito de avaliação de Enfermagem da Família
Instrumentos para avaliação de Enfermagem da Família
A avaliação de enfermagem da família, identificação dos focos de atenção e elaboração de diagnósticos de enfermagem (CIPE)
Conceito de intervenção de Enfermagem na Família e estratégias específicas
O contributo da avaliação de enfermagem à família na definição de objetivos e ações de enfermagem no âmbito da promoção da saúde e da prevenção da doença
O contributo da intervenção de enfermagem na família no desenvolvimento de ações adequadas ao diagnóstico de enfermagem

Métodos de Ensino

Na lecionação do programa previsto serão selecionadas estratégias pedagógicas que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, coresponsabilizando-os pelo processo de ensino aprendizagem, assentes num trabalho de pesquisa, reflexão, questionamento ético, crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial.

A avaliação da unidade curricular realiza-se através de um momento de avaliação formal individual, através de uma prova escrita, e de um trabalho de grupo para operacionalização do modelo de avaliação familiar (75%+25%). Os estudantes estão sujeitos ao Regime de Avaliação previsto no Regulamento Escolar Interno da UÉ. Os regimes de avaliação e a proposta de calendarização das provas presenciais, seja a avaliação contínua ou avaliação final, serão acordadas com os alunos na primeira aula, tendo em conta o Calendário Escolar.

Bibliografia

- Costa, T., Batista, P., Oliveira, A., et al. (2019, out-dez). Modelo Calgary no Âmbito da Enfermagem: Revisão Integrativa da Literatura. Rev Fund Care Online, 11(5), 1404-1409

- Marcon, S., Teston, E., Barreto M. & Elsen, I. (2019). A família como foco no fazer cotidiana do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. Londrina: Eduel

- Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública. Lisboa: Lidel

- Mendes F., Gemito L., Caldeira E., Serra I. & Casas-Novas, M. (2017). Continuity of care from the perspective of users. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 22(3), 841-853

- World Health Organization. (2020). The Family Health Nurse Context, Concept, Conceptual Framework and curriculum. Regional Office for Europe, Copenhagen, https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/53860/E92341.pdf

- Wright, L., Leahey, M. (2012). Enfermeiras e famílias – Um guia para a avaliação e intervenção na família. 5ª ed., S. Paulo: ROCA